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terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Social commerce, metaverso e Copa do Mundo: previsões de marketing de influência para 2022

Os últimos anos têm sido particularmente "movimentados" para a indústria do marketing de influência. Se observarmos os dados referentes a 2021, podemos esperar que em 2022 o setor valerá US$15 bilhões. Não é segredo que o marketing de influência é uma disciplina em constante evolução, portanto, a chegada do novo ano trará novas práticas, como estas previstas pelos especialistas da another, agência regional independente de comunicação estratégica:

 

1. A performance será analisada com uma lupa

Embora se saiba que muitas marcas têm um orçamento alocado para a ativação de influenciadores, em 2022 veremos uma maior exigência em relação aos resultados individuais dos influenciadores, qualquer que seja o objetivo. "Algo que notamos com alguns de nossos clientes é que eles são cada vez mais críticos em relação às métricas e aos resultados entregues, por isso, esperamos que métricas, como o alcance potencial se tornem obsoletas e o foco se volte para o engajamento ou o alcance verdadeiro”, conta Maricarmen Alcocer, gerente de influencer marketing na another.

 

2. Nano e microinfluenciadores ganharão mais relevância

Os perfis de nicho, como os microinfluenciadores, estão se tornando mais atraentes para as marcas devido às comunidades que eles influenciam, à criatividade de seu conteúdo e aos baixos custos de ativação. Além disso, os nanoinfluenciadores (perfis com mil a 10 mil seguidores) também têm chamado a atenção por seu conteúdo, que reflete experiências autênticas e reais, o que geralmente se traduz em seguidores que confiam em tudo o que publicam. 

 

Segundo Isis Mendoza, gerente de influencer marketing na another, além da autenticidade do conteúdo, certas atualizações, como o desaparecimento do “arrasta para cima” (substituído pela “figurinha de link"), deram a estes perfis ferramentas valiosas para conduzir o tráfego para outros sites fora da rede social.

 

3. Regras claras para todos

Uma das previsões mais importantes para 2022 é a profissionalização do setor. Já temos os casos da Federal Trade Commission (FTC) nos Estados Unidos, da Advertising Standards Authority (ASA) no Reino Unido e da Ley General de la Publicidad na Espanha, mas a América Latina ainda tem muito a aprender e regular quando se trata de influenciadores

 

Embora nos últimos anos o uso de hashtags como #AD e #Publi tenha se tornado mais prevalente em alguns países, ainda não há regras claras para os influenciadores, portanto, a previsão para 2022 é que os influenciadores serão muito mais transparentes e levarão a consumidores informados, muito provavelmente acompanhados por políticas ou leis ditadas por cada país.

 

4. Lives e social commerce

As lives estão se tornando rotina nas redes sociais. Existe uma demanda crescente por esta tendência nos últimos meses e, em 2022, ela virá com muito mais força e acompanhada de características de social commerce para garantir as vendas dos produtos.  

 

O live streaming eCommerce é um recurso já incorporado em muitas redes sociais, como o TikTok ou o Instagram, que permite às marcas adicionarem links de compras em vídeos ao vivo para que o público possa comprar sem sair do aplicativo. 

 

Embora esta tendência, que é vista como a evolução dos infomerciais, esteja em uma etapa inicial na América Latina, sem dúvida ela se fortalecerá em 2022, ajudando a impulsionar a decisão de compra.

  

5. NFTs, metaverso e influenciadores digitais: já não são ficção científica

Desde que a nova onda de realidade virtual foi revelada, termos como metaverso e inteligência artificial têm atraído a atenção para serem integrados em estratégias de influenciadores. Portanto, até 2022 podemos prever um grande número de campanhas neste mundo virtual e uma maior demanda e inovação entre os criadores, pois agora eles já não competem mais só entre si. Eles também terão de competir com os influenciadores virtuais que, embora já estejam ativos em várias redes sociais, dominarão o futuro do metaverso, de acordo com as tendências que temos observado. 

 

Da mesma forma, os influenciadores começarão a experimentar os tokens não-fungíveis (NFTs), liberando colecionáveis, vendendo seu conteúdo mais viral ou desbloqueando experiências exclusivas. "As empresas começarão a colaborar com os influenciadores para produzir coleções NFT", afirma Mayra Alcántara, diretora de influencer marketing na another.

 

6. Boom de influenciadores esportivos

Não devemos nos esquecer que 2022 é ano de Copa do Mundo, portanto, veremos jogadores de futebol monopolizando as redes sociais a caminho do Qatar. "O desafio aqui será selecionar de forma inteligente o perfil que corresponda à marca e co-criar conteúdo genuíno e que atinja os objetivos desejados", orienta Miguel Bojorges, gerente de influencer marketing na another.

 

Da mesma forma, as práticas nascidas em 2021 continuarão sendo aplicadas, tais como a preferência pelo formato de vídeo curto, a inclusão e diversidade de influenciadores, o apoio a causas sociais e a preferência por personagens que geram conteúdo criativo e relacionamentos de longo prazo.

Mas eles devem ser verdadeiros amantes da marca, não se esqueça

 

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