Reencontro. Essa deve ser a palavra de ordem para as celebrações desse fim de ano. Depois de longos meses de pandemia, o avanço na vacinação tem permitido que muitas famílias e amigos voltem a se encontrar – fato que aumenta ainda mais as expectativas do varejo para o Natal. O segredo do sucesso está em aproveitar a data para faturar ao longo de todo o próximo ano, visando minimizar as perdas acumuladas pelo fechamento das lojas físicas.
Segundo uma
pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e
pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offer Wise
Pesquisas, cerca de 77% dos consumidores pretendem presentear esse ano,
retomando ao patamar pré-pandemia. Isso significa que 123,7 milhões de pessoas
devem ir às compras, injetando cerca de R$ 68,4 bilhões na economia. Cada
consumidor pretende comprar até cinco presentes e o ticket médio será de R$
122,78 para cada um.
Com tanta
gente indo às compras, é fundamental que o varejo se prepare para aproveitar
melhor as oportunidades. É importante fazer um bom planejamento e estabelecer
as metas de quanto se pretende vender. A Black Friday, evento que vem se
consolidando cada vez mais no Brasil, deve ser usada como um bom termômetro
para as ações do varejo para o Natal. É necessário analisar o que deu certo, o
que precisa ser melhorado, e desenvolver estratégias para atrair o público,
depois de tanto tempo longe do comércio.
Para aumentar
o nível de confiança, é imprescindível que as lojas apostem nos protocolos contra
a Covid-19. O uso de máscaras e álcool em gel continuam valendo e os cuidados
não devem ser menosprezados. Para suavizar o clima de tensão, vale a pena
apostar na decoração natalina. Essa é uma estratégia muito importante para
ajudar no resgate dos sentimentos de paz, harmonia e união que a data sempre
inspira. O bom velhinho nunca foi tão aguardado quanto agora!
Mas as ações
não devem parar por aí. Como boa parte dessas compras são destinadas aos
presentes, é preciso investir em uma boa embalagem, capaz de encher os olhos
tanto de quem presenteia quanto de quem é presenteado. E, quem compra o
presente, também merece um mimo. Um agrado simbólico, como um simples
calendário, pode ser o suficiente para encantar o consumidor e ainda marcar a
visibilidade da empresa ao longo de todo o ano.
Inclusive,
vale a pena apostar também nos sorteios. Os brindes podem ser desde um
vale-presente, uma massagem, até um carro, como é feito popularmente nos
shoppings centers. Além de elevar o ticket médio das compras, fazendo com que o
consumidor se sinta estimulado a gastar mais para receber cupons do sorteio,
esse tipo de ação é imprescindível para captar os dados do cliente, que podem
representar uma grande oportunidade para mantê-lo sempre por perto.
Ao colher
esses dados corretamente, respeitando as regras da Lei Geral de Proteção de
Dados, a LGPD, as empresas devem apostar nas ações de marketing. É possível
enviar promoções especiais por e-mail, SMS ou até mesmo uma ligação no dia do
aniversário do cliente. Esse tipo de iniciativa ajuda a criar fidelidade e
gerar vendas em todas as datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais, dos
Namorados, entre outras.
Criando as
estratégias certas, com uma boa dose de criatividade, o varejo conseguirá criar
um Natal marcado pelo recomeço. As comemorações ainda demandam cuidados
especiais, mas certamente o clima de festa estará muito mais perceptível. Os
reencontros serão regados à saudade e um certo alívio pelo sentimento de que o
pior já passou. Será hora de agradecer e principalmente planejar dias melhores
para o ano que se aproxima.
Marcos Guerra -
Superintendente de Receita e Marketing na Pontaltech, empresa de tecnologia
especializada em comunicação omnichannel.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
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