De acordo com levantamento da MindMiners, feito a pedido da Samsung, 34% dos consumidores devem buscar por eletrônicos, enquanto 22% desejam comprar eletrodomésticos. Roupas, livros e decoração completam o ranking
Os equipamentos
eletrônicos e eletrodomésticos vão responder por mais da metade das vendas
durante a Black Friday 2021, que ocorre nesta sexta-feira (26). Uma nova
pesquisa realizada pela MindMiners
e encomendada pela
Samsung, revela que o foco do público para a data de compras
será nas categorias de eletrônicos (34%), eletrodomésticos (22%), roupas e
acessórios (17%), livros (10%), artigos de decoração (8%) e cosméticos/perfumaria
(6%).
Dentro do universo dos
eletrônicos, os produtos mais desejados são os smartphones (37%), seguido pelas
TVs (19%) e notebooks (15%). Outro destaque no segmento vai para os wearables,
como smartwatches e fones de ouvido, que aparecerão com 11% das menções.
Já em eletrodomésticos, os
consumidores devem buscar pelos aparelhos de ar-condicionado (30%), seguido
pelas geladeiras (21%) e máquinas lava e seca (14%).
Intenção de compra ultrapassa
os 50%
O levantamento ajuda a
entender melhor o comportamento do consumidor brasileiro durante a Black
Friday: mais de 54% pretendem comprar na data este ano e os fatores mais
relevantes para essa decisão são preço do produto (40%) e descontos (21%). Os
dados também demonstram que os consumidores já planejam as compras com pelo
menos uma semana de antecedência (60%) e, em relação ao canal, um número
expressivo prefere o e-commerce (69%).
Decisão de compra na Black
Friday
Outro dado importante da pesquisa
encomendada pela Samsung, indica que 8 em cada 10 entrevistados farão pesquisas
antes de tomar uma decisão de compra. Para isso, devem utilizar plataformas de
comparação de preços (46%), visitando lojas online (35%) ou mesmo conferindo
análises e reviews
de produtos na imprensa e/ou com influenciadores (16%).
Entre os fatores que
influenciam a compra dos produtos, entre os smartphones, a característica mais
buscada é a inovação (53%), seguida pelo tamanho da tela (17%). Com relação aos
notebooks, os processadores são os principais fatores de compra
(57%). Quanto às TVs, mais de um quarto dos entrevistados (28%) consideram
a conectividade como principal atributo, seguido pelo tamanho da tela (16%) e a
qualidade da imagem (14%).
Para a maioria dos entrevistados,
a conectividade dos equipamentos tecnológicos se tornou um fator importante
(69%) em meio à pandemia, levando uma parte deles (59%) a buscar por produtos
que possam ser integrados a diferentes dispositivos e que sejam capazes de
realizar mais de uma tarefa.
Formas de pagamento na
Black Friday
Mais de um terço dos
entrevistados também afirmou estar disposto a gastar mais nesta Black Friday,
se comparado a 2020. O valor médio que pretendem desembolsar durante a data é
de R$ 1,6 mil. Aproximadamente 15%, porém, pretende gastar mais de R$ 2,5 mil.
Especificamente no segmento de smartphones, mais da metade dos entrevistados
(55%) afirmaram que estão dispostos a gastar até R$ 2 mil, enquanto que 10%
pretende gastar R$ 4 mil ou mais.
Quanto à forma de
pagamento, em geral, o consumidor continua mostrando preferência pelo
parcelamento no cartão de crédito (48%), e a maioria não está contando com o
13º salário (57%) para realizar compras. Ao todo, mais de 300 pessoas foram
entrevistadas em todas as regiões do Brasil, entre as datas de 5/11 e 8/11.
Para mais
informações sobre a Black Friday da Samsung, acesse a Loja Virtual, e não perca as principais novidades da marca
em Samsung Newsroom Brasil.
Leita também na Newsroom da Samsung Brasil.
Samsung Electronics Co., Ltd.
Nenhum comentário:
Postar um comentário