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quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Currículo: 5 dicas para candidatos melhorar e impressionar os recrutadore


Especialista traz orientações para fazer um CV objetivo e, com isso, aumentar as chances de êxito nos processos seletivos

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente 14,8 milhões de brasileiros estão buscando por uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Portanto, quem busca por uma recolocação no mercado ou por novas oportunidades de emprego precisa ficar atento na hora de elaborar um bom currículo para ter maiores chances de impressionar os recrutadores.

 

Para Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning, empresa de soluções digitais para treinamentos corporativos, hoje vale mais a pena concentrar tempo e energia nos processos que fazem sentido para a sua carreira profissional do que apostar no envio do currículo em massa. “Não adianta panfletar CV para qualquer vaga, isso reduz a chance de ser lido porque os departamentos de RH já recebem muitos com esse perfil. A lógica do candidato deve ser igual a um sniper, focando nas oportunidades mais alinhadas com os seus objetivos. O processo seletivo não é medido pela quantidade de nãos, mas pelo único sim recebido”, argumenta.

 

Visando auxiliar os candidatos interessados em uma recolocação no mercado de trabalho, o especialista elencou algumas dicas essenciais para fazer um bom currículo e, com isso, aumentar as suas chances de contratação. Confira:

 

Ordem das informações


Primeiramente, faça uma breve carta de apresentação mostrando um pouco sobre você e os objetivos profissionais. Depois, insira o histórico profissional, seguido pela formação acadêmica e outros cursos e/ou idiomas. Em seguida, inclua qualquer outra informação pertinente. Essa lógica é a mais ideal porque o RH quer primeiro compreender quem você é e qual sua experiência. Isso precisa ser bem fácil de ser visualizado e entendido. “Vale ressaltar que currículos com design podem chamar um pouco mais de atenção, mas na prática ninguém é escolhido por conta disso. O mais importante é fazer um documento claro e objetivo”, acrescenta Vasconcelos.

 

Uso de palavras chaves


O envio de currículo personalizado aumenta consideravelmente a chance dele ser lido pelos recrutadores. Como afirmado anteriormente, o RH recebe centenas de currículos por dia, então você precisa pensar como o RH. Se a vaga tem algumas características e pré-requisitos, é importante personalizar o currículo com as palavras chave que estão sendo solicitadas. 

 

Tamanho e tipo de arquivo


O mais recomendado é enviar os CVS em PDF pelo fato de não ser editável e passar também uma imagem mais profissional. Em relação ao tamanho, é ideal que todas as informações estejam disponíveis em uma página - no máximo duas. “Mais do que isso é sinal de que o currículo não é objetivo e, portanto, tem boas chances de não atrair os recrutadores”, avalia o CEO da Leo Learning.

 

Insira as redes sociais no documento


Não se enganem, as empresas querem conhecer o perfil dos candidatos pelas redes sociais. Quanto mais fácil e transparente você for, melhor. A pessoa pode não querer que a companhia lhe ache ou até mesmo fechar o perfil, mas precisa saber que o mundo hoje é aberto. Elas vão procurar e, portanto, é importante ter um perfil apresentável para os RHs.

 

Busque informações sobre a companhia


Pesquise muito sobre a empresa em que tem interesse em trabalhar. Se você consegue identificar os valores e personalizar essas informações no seu currículo, será bem visto. Também, busque entender melhor a demanda da empresa para que consiga se preparar para uma futura entrevista. 

 

Dica extra

Outra ação solicitada por algumas companhias é o envio de um vídeo currículo. Elas têm tomado essa iniciativa como uma forma de filtrar rapidamente quem realmente possui interesse pela oportunidade. Quando solicitado, prepare um vídeo de 2 minutos falando um pouco sobre você, objetivos profissionais e os motivos que levaram a se candidatar pela oportunidade. “No caso não há importância se o candidato ler um papel durante o vídeo, afinal o papel do RH não é julgar sua capacidade artística, mas a capacidade de comunicação e a clareza das ideias”, conclui Richard Vasconcelos.

 



LEO Learning Brasil

 

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