Pesquisar no Blog

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, especialistas reforçam a importância da atividade física

Controle das emoções, redução do estresse e diminuição da ansiedade são alguns benefícios causados pela prática regular de exercício físico

 

Você sabia que além do bem-estar físico, ser ativo pode ajudar a regular os hormônios, evitar e tratar doenças? A atividade física traz inúmeros benefícios e pode ser uma ferramenta no cuidado com a saúde mental. Pesquisas demonstram que a prática regular de exercícios, além dos benefícios fisiológicos, acarreta ganhos psicológicos, tais como: melhor sensação de bem-estar, humor, autoestima, assim como, redução da ansiedade e depressão, que são grandes causas de suicídio no mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é um transtorno comum em todo o mundo. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com ele e, 5,8% da população brasileira é afetada pela doença. O Brasil ocupa a segunda colocação na América com mais casos, atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%. Essa é uma doença comumente associada ao suicídio. E, para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados e atenção ao tema, hoje, 11 de setembro, lembra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Márcio Silva, especialista em exercício físico para grupos especiais, da Bodytech Brasília, pontua que o exercício tem efeito terapêutico, liberando o hormônio conhecido como "endorfina", que ajudará no processo de analgésico natural, reduzindo/minimizando as tensões, regulando as emoções, diminuindo a ansiedade, aumentando a cognição e reduzindo o stress.

A médica psiquiatra e presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília, Renata Figueiredo, complementa que ser ativo é mais importante para a saúde mental do que se pensa. "Praticar exercícios físicos reduz os níveis de estresse e ansiedade de forma considerável, além de melhorar a capacidade cognitiva da pessoa", destaca. "A endorfina, liberada durante o exercício, é conhecida como hormônio da felicidade. Bons níveis dessa substância trazem melhora na qualidade do sono, disposição física e mental, melhora de memória e fortalecimento do sistema imunológico", conclui
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados