Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Com Guia do banho, Sociedade Brasileira de Dermatologia reforça junto à população a importância da higiene e limpeza diárias

Por questões sociais, culturais, de trabalho e, sobretudo, de saúde, os banhos diários devem ser realizados e estimulados. A orientação à população é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que, com o Guia do banho, se posiciona diante de uma série de notícias veiculadas em sites e redes sociais que afirmam que esse ritual de higiene e limpeza traria prejuízos para a pele, como a retirada de camadas de proteção que ajudam a mantê-la hidratada.


ACESSE A ÍNTEGRA DO GUIA DO BANHO


No texto, essa informação é desmentida. Além disso, o Guia lembra que o banho diário "ajuda o organismo a se manter saudável e equilibrado, eliminando impurezas, inclusive as causadas pela poluição e pelo suor, trazendo a sensação de bem-estar".


Limpeza - Dentre os pontos abordados no documento dos dermatologistas, estão orientações práticas sobre o uso de produtos de limpeza corporal, o tempo recomendado para uma ducha e qual a temperatura que a água deve ter. Também se fala sobre o emprego de buchas e esponjas, qual a melhor forma de se enxugar e a importância de se aplicar creme hidratante ao sair do box.

Com essas dicas simples, de fácil compreensão, a SBD espera conscientizar os brasileiros sobre a manutenção desse importante hábito. Os dermatologistas admitem que fatores externos, como o clima, o tipo de atividade realizado e o acesso à água, podem influenciar na quantidade de banhos por dia, porém não podem justificar o abandono dessa rotina, que deve ser diária.


Celebridades - Além das notícias inverídicas que circulam nas redes sociais, a SBD decidiu reforçar a importância do banho em função de manifestações inadequadas de celebridades, que podem influenciar seus admiradores na mudança de hábitos de higiene e limpeza. Alguns artistas renomados declararam em entrevistas que evitam tomar banho por receio de prejudicar a pele.

Em um reality show de veiculação nacional, recentemente realizado, também chamou a atenção do público a baixa frequência de banhos de alguns de seus participantes. Há casos de apenas 27 duchas ao longo de 51 dias de confinamento, ou seja, um banho a cada 45 horas.


Hábito - "Todos queremos ter saúde e manter uma imagem positiva para nós mesmos e diante de nossos familiares, amigos e colegas de trabalho e escola. Para tanto, manter o hábito de tomar banhos regularmente, pelo menos um por dia, é fundamental. Assim, para ajudar você a entender a necessidade dessa rotina de higiene e limpeza, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) preparou esse pequeno guia prático para tornar o seu banho diário ainda mais agradável", afirma o texto.


GUIA DO BANHO

10 dicas para tornar seu ritual de higiene um hábito ainda mais agradável

Todos queremos ter saúde e manter uma imagem positiva para nós mesmos e diante de nossos familiares, amigos e colegas de trabalho e escola. Para tanto, manter o hábito de tomar banhos regularmente, pelo menos um por dia, é fundamental.

Assim, para ajudar você a entender a necessidade dessa rotina de higiene e limpeza, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) preparou esse pequeno guia prático para tornar o seu banho diário ainda mais agradável.

Leia e compartilhe essas recomendações simples, mas que podem fazer a diferença na sua vida e nas das pessoas que você gosta e com quem convive.

• O banho diário é um hábito que deve ser praticado e estimulado nas diferentes faixas etárias, pois a falta de higiene pode ser prejudicial à saúde, em especial neste período de pandemia, quando a limpeza da pele e cabelos, ajuda na proteção contra o coronavírus. Porém, há outros problemas que podem ocorrer pela falta de banho e higiene. São exemplos: micoses, doenças infecciosas por bactérias, agravo do envelhecimento cutâneo pela deposição na pele de hidrocarbonetos da poluição ambiental e impregnação por detritos de descamação cutânea e oleosidade.

• A definição da quantidade de banhos por dia deve levar em conta questões ambientais (temperatura, umidade, clima), o tipo de atividades praticadas em cada período e o acesso à água, entre outros fatores.

• O hábito do banho ajuda o organismo a se manter saudável e equilibrado, eliminando impurezas, inclusive as causadas pela poluição e pelo suor, trazendo sensação de bem-estar.

• A rotina de limpar o corpo com o banho diário com água fria e morna não compromete a camada de sebo que ajuda na hidratação da pele.

• O banho deve ser curto. O tempo de duração varia de cinco a dez minutos. Recomenda-se o uso de água fria ou morna, evitando-se a com temperatura elevada.

• A água quente contribui com o ressecamento da pele e dos cabelos. Por sua vez, a água fria ajuda a aumentar os níveis de alerta e a liberação de endorfina. Além disso, os banhos desta forma são mais econômicos pelo menor gasto de eletricidade.

• O uso de produtos de limpeza corporal (sabão e sabonetes, em barra, líquido ou gel) deve ser adotado, especialmente os de pH próximo a 5, que é o pH natural. Eles facilitam a retirada de impurezas e mantêm a integridade da pele.

• Não se recomenda o uso rotineiro e indiscriminado de sabonetes antissépticos em todo o corpo, pois, geralmente, têm um pH alcalino (alto), o que danifica a integridade da barreira natural da pele.

• Durante o banho, sugere-se evitar também o uso excessivo de produtos de limpeza. Quando aplicados, devem ser usados predominantemente nas mãos, pés e regiões de dobras (axilas, mãos, pés, pescoço, entre glúteos, perianal e genitais). Também não se recomenda esfregar demais a pele com buchas ou esponjas.

• Recomenda-se o uso de hidratante logo após a ducha, se possível ainda dentro do banheiro, o que facilita a penetração do creme na pele. Por sua vez, o enxugamento do corpo deve ser feito de forma suave, sem movimentos bruscos.

 

360° Comunicação Integrada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados