Pesquisar no Blog

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Você sabe o que é Lipedema?

Conheça os sintomas e tratamentos da síndrome gordurosa dolorosa

 

São Paulo, maio de 2021 - O Lipedema, também chamado de síndrome gordurosa dolorosa, é uma doença crônica com maior incidência nas mulheres. Trata-se de uma disfunção que acarreta um acúmulo desproporcional de gordura na região dos membros inferiores, causando dores fortes, inchaços e hematomas. 

Como a doença ainda é pouco conhecida, muitas pessoas que manifestam seus sintomas acreditam que estão com quadros de retenção líquida ou varizes. Pacientes que estão acima do peso também tendem a confundir o quadro de lipedema com obesidade. 

O diagnóstico desse problema costuma ser feito pelo médico vascular.

Acredita-se que as principais causas da doença sejam genéticas e hormonais. O problema se manifesta de forma bilateral, ou seja, nas duas pernas. É possível notar uma clara assimetria em relação à proporção do corpo e dos membros inferiores. 

Nestes casos, o tecido gorduroso se torna mais aparente na região das pernas e dos tornozelos. Essa doença vascular provoca o acúmulo excessivo de gordura nos membros inferiores e pode prejudicar bastante a qualidade de vida dos indivíduos.

 

Principais sintomas do lipedema 

Não existem ainda estudos conclusivos que indiquem as causas exatas do lipedema. A doença é frequentemente relacionada a fatores metabólicos, hormonais, inflamatórios e genéticos. Na maioria dos casos, os principais sintomas são: 

·Dores nos membros inferiores ao caminhar; ·Sensibilidade ao toque; ·Dores em tecidos moles mesmo em repouso; ·Acúmulo de gordura nas pernas e tornozelos; ·Presença de hematomas; ·Fadiga extrema; ·Perda de elasticidade na pele. 

Em alguns casos, o acúmulo de gordura ocorre também nos braços. Algumas pacientes notam o início desses sintomas durante a puberdade, na gestação ou na menopausa.


Lipedema exige tratamento específico 

O correto diagnóstico do lipedema é o primeiro passo para que seja possível buscar o tratamento adequado e específico para essa condição.

Pessoas que apresentam os sintomas relacionados acima devem procurar um médico vascular para uma investigação detalhada do quadro. 

No dia a dia, algumas atitudes podem ajudar a amenizar o desconforto causado pela doença, como, por exemplo, o uso de roupas leves e confortáveis, a prática de atividades físicas na água e a manutenção de uma dieta saudável e equilibrada. Não é indicado que pacientes com lipedema usem sapatos com saltos. 

Apesar de não estar relacionada com sobrepeso ou obesidade, os sintomas da doença podem se tornar mais brandos quando o paciente consegue atingir uma redução de peso, alcançando um IMC (Índice de Massa Corporal) entre 19 e 25. 

Não existem tratamentos medicamentosos para quadros de lipedema. Em geral, os pacientes são orientados a usar meias de compressão e a realizar exercícios físicos regulares como hidroginástica e natação.

 

Lipoaspiração no tratamento do lipedema 

Outro tratamento bastante indicado para quadros de lipedema é a lipoaspiração. O procedimento ajuda a aliviar as dores causadas pela doença. 

É fundamental que a cirurgia seja realizada por um cirurgião plástico experiente e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Na consulta pré-operatória, o médico deve tirar todas as dúvidas do paciente e falar sobre os benefícios e resultados esperados com a realização do procedimento. 

Na lipoaspiração, o volume de gordura aspirado é definido pelo cirurgião de acordo com as necessidades do paciente. Além disso, após a cirurgia, o indivíduo também pode iniciar sessões de drenagem linfática. 

Não há cura para o lipedema, mas, seguindo as recomendações médicas, é possível que o paciente melhore de forma considerável sua qualidade de vida.

 

Estágios do lipedema

 O lipedema apresenta quatro estágios. Em um primeiro momento, é possível notar um aumento da hipoderme, tecido que está abaixo da derme. 

No segundo estágio, o paciente apresenta um acúmulo de tecido gorduroso, deixando a pele bastante irregular. Em seguida, nota-se deformidades nos membros inferiores por causa da presença do tecido adiposo em excesso. 

Por fim, no quarto estágio, considerado o mais grave, a pessoa pode desenvolver bloqueios nos vasos linfáticos, aumentando a retenção líquida.

 

Informações importantes sobre lipedema 

A cirurgia de lipoaspiração é uma das indicações mais eficientes no tratamento do lipedema. Após o procedimento, o paciente consegue resultados positivos, já que grande parte das células de gordura é retirada. 

No entanto, para que o resultado seja permanente, o paciente precisa mudar seu estilo de vida, fazendo o correto controle do peso corporal, praticando atividades físicas regulares e mantendo uma alimentação saudável. 

Após a lipoaspiração também é importante que a pessoa use malhas de compressão e faça drenagem linfática.

Nas consultas pré-operatórias, o médico cirurgião plástico deve solicitar exames como ressonância magnética, ultrassom de doppler venoso, exames de sangue, entre outros. 

É essencial ressaltar que a cirurgia de lipoaspiração para lipedema só deve ser feita por um cirurgião plástico competente e com uma prescrição precisa, de acordo com a avaliação do quadro de cada paciente. Buscar o tratamento correto é indispensável para evitar problemas de mobilidade e o comprometimento do sistema linfático. 

Em muitos casos, o tratamento da doença precisa ser multidisciplinar, com o apoio de um psicólogo, um fisioterapeuta e um nutricionista após a cirurgia. Dessa forma, fica mais fácil de o paciente conseguir realizar as mudanças de vida necessárias para controlar o lipedema.

 

 

DRA. MARIA CLAUDIA GIOMETTI - Médica cirurgiã plástica. É membro Titular e Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, além de fazer parte da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética - ASAPS. Fez Fellow em Cirurgia Estética na Espanha. Tem Mestrado pela UNIFESP. Atua nos principais hospitais particulares de São Paulo. Referência em cirurgia plástica para pacientes do exterior e de outros estados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados