Grande
parte das marcas líderes nacionais e internacionais já reconhecem a importância
de realizar um planejamento estratégico de marketing orientado a dados e isso
acontece, principalmente, ao nível de controle e previsibilidade que as
informações coletadas, de forma confiável, conseguem trazer para a empresa. A
grande questão do momento é como fazer isso e quais caminhos escolher para
desenhar este plano.
Precisamos
partir da premissa de que nem todos os gestores e líderes sabem exatamente o
que é um planejamento estratégico de marketing orientado a dados ou como usá-lo
para deixar o negócio sempre um passo à frente da concorrência. Por isso, é
interessante começarmos do básico: a inteligência de mercado nada mais é do que
uma estratégia que se desenvolve no ambiente corporativo e consiste na coleta e
análise de dados para obter insights.
Muitas
pessoas costumam resumir que a inteligência de mercado é a análise de
concorrentes. Embora essa realmente seja uma das principais ações, não devemos
nos prender a analisar apenas informações da concorrência, mas, sim, um
apanhado de vários dados que ajudarão a construir uma visão mais ampla dos
possíveis problemas futuros, já antecipando soluções.
Para
deixarmos tudo ainda mais claro e não causar confusões, a inteligência de
mercado ajuda empresas a criar uma autoconsciência, evitando o desenvolvimento
de vícios em relação à mentalidade organizacional, estratégia e comportamento,
que podem ser prejudiciais, já que não é viável inovar se estamos presos a
velhos hábitos. Já a inteligência competitiva é usada para se destacar da
concorrência, sem “surfar a onda” do momento. Ambas são importantes para
diversos tipos de negócios na tomada de decisões.
No
caso da inteligência de mercado, que é o foco deste artigo, ela tem como
principal vantagem a possibilidade de conhecer mais detalhadamente o
público-alvo. Desta maneira, a empresa conseguirá interpretar o comportamento
do consumidor de forma aprofundada, o que é fundamental para atraí-lo e
conquistá-lo, para que se torne um cliente promotor da marca. Além disso, pode
ajudar a identificar a percepção do público com determinado produto ou serviço,
entender a visão do consumidor sobre a marca, avaliar se a precificação está
coerente, analisar os diferenciais do produto, conhecer a fundo o público-alvo,
acompanhar a concorrência e entender detalhadamente o segmento, indo desde
problemas até tendências, players e influenciadores.
É
importante perceber que, cada vez mais, obter apenas dados internos não é o
suficiente para traduzir a complexidade do mundo dos negócios. Coletar, de
forma automatizada, dados externos também é essencial. E o melhor é que hoje
existem diversas tecnologias disponíveis para isso, como o Big Data, que
permite construir sistemas automatizados que coletam informações e que são
importantes para os objetivos estratégicos.
Marcas
líderes também têm feito uso das técnicas de Growth Intelligence. Um conceito
que, em razão dos seus benefícios, vem se expandindo em grande velocidade nas
organizações. O termo, em geral, significa o uso do Big Data e da ciência de
dados para gerar crescimento em marketing e vendas. O movimento de aliar novas
tecnologias que permitam a coleta e análise de dados de forma ágil,
automatizada e prática vem ganhando força no mercado e, conectado a isso,
também cresce a necessidade de líderes e profissionais capazes de adicionar
elementos de storytelling e atendimento humanizado em seus processos.
Escolher
as plataformas que irão ajudar na análise e monitoramento dos dados é um passo
muito importante e, para isso, existem recursos que podem oferecer diversos
insights valiosos gratuitamente, mas também existem boas fontes que coletam
dados relevantes de forma paga. Uma boa mescla do maior número de fontes
possíveis é a melhor estratégia para os negócios.
Contudo,
não basta apenas escolher o meio que será utilizado, a configuração adequada é
igualmente importante para garantir informações verídicas que serão utilizadas
nas estratégias de marketing, além de profissionais e uma equipe especializada
para interpretar estes dados e convertê-los em campanhas e ações.
Diversas
ferramentas podem ser úteis para ajudar a sua empresa a acertar, como o próprio
IBGE, que fornece uma boa base de dados demográficos. Outro exemplo é o
Mailchimp, que hoje é uma das principais plataformas de e-mail marketing da
internet e permite enviar milhares de mensagens para uma base enorme de clientes
de maneira automática e rápida.
Há
ainda o Google Ads, utilizado para verificar quais são as palavras mais
utilizadas no mecanismo de busca do Google, possibilitando uma análise bastante
completa dos interesses do seu público. Temos também o Google Trands, para
analisar a frequência de buscas por termos e palavras ao longo do tempo; além
do Google Analytics, que oferece um conjunto de dados completos sobre a
performance de produtos específicos, pontos de vendas, dados demográficos,
perfil do consumidor, demanda por região, dados de ruptura e insights para
ações de marketing.
A
inteligência de mercado garante uma maior sustentabilidade do negócio, pois com
ações estruturadas e embasadas por insights é possível obter escolhas de
marketing e decisões mais assertivas. Tenha certeza de que, com informações de
qualidade e análises bem feitas, fica muito mais fácil tomar decisões e acertar
nas estratégias. Olhar para fora e manter o radar ligado é o caminho certo para
melhorar os processos, ganhar competitividade e se destacar no mundo dos
negócios.
Cleison Dará - Analista de Marketing da
Gofind, o
primeiro localizador
de produtos omnichannel do Brasil
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