Pesquisar no Blog

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Tratamento para doença hepatica gordurosa não alcoólica e obesidade desenvolvido pela Boehringer Ingelheim e Zealand Pharma avança para fase 2 de testes clínicos

 • Novos estudos marcam um importante avanço das áreas de metabolismo, obesidade e doença hepatica gordurosa não alcoólica da Boehringer Ingelheim.

• O agonista duplo de GLP-1 e glucagon denominado BI 456906 pode oferecer benefícios importantes tanto no manejo de sobrepeso crônico quanto na melhoria da doença hepatica gordurosa não alcoólica.

• Os estudos da fase 2 da molécula BI 456906 em obesidade e doença hepatica gordurosa não alcoólica fazem parte da colaboração de longo prazo entre a Boehringer Ingelheim e a Zealand Pharma, sendo que um estudo prévio da Fase 2 em pessoas com diabetes tipo 2 foi iniciado em 2020.

 

A Boehringer Ingelheim e Zealand Pharma anunciaram o início de dois estudos da Fase 2 do agonista duplo de GLP-1 e glucagon denominado BI 456906 para adultos com sobrepeso ou obesidade e para adultos com esteatohepatite não alcoólica. O composto foi licenciado pela Zealand, em 2011, e está sendo investigado em um estudo de Fase 2, em pessoas com diabetes do tipo 2. A terapia, feita uma vez por semana, pode oferecer benefícios adicionais tanto no manejo crônico do peso, quanto na melhoria e prevenção da progressão para cirrose em comparação com os tratamentos disponíveis atualmente com compostos agonistas simples do GLP-1.

"Obesidade e hepatite não alcoólica são necessidades médicas não atendidas e com poucos tratamentos aprovados e disponíveis, atualmente. As doenças estão associadas à baixa qualidade de vida e ao aumento da mortalidade", explica Arun J. Sanyal, professor de Medicina, Fisiologia e Patologia Molecular na Virginia Commonwealth University School of Medicine em Richmond, Virgínia. "Espero que essa nova abordagem traga uma opção de tratamento para os profissionais de saúde prescreverem a pessoas que sofrem com obesidade ou doença hepatica gordurosa não alcoólica".

A Boehringer Ingelheim e a Zealand têm uma parceria produtiva de longa data, reunindo a expertise da Zealand na descoberta de medicamentos inovadores à base de peptídeos com a experiência da Boehringer Ingelheim na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos para doenças cardiometabólicas. "Estamos muito animados em ver o início dos testes da Fase 2 do BI 456906 para obesidade e hepatite não alcoólica", diz Adam Steensberg, vice-presidente executivo e diretor médico da Zealand Pharma. "Combinando os dois mecanismos de terapia agonista GLP-1 e do glucagon, acreditamos que nosso agonista duplo tem o potencial de alcançar uma maior perda de peso, melhorando o metabolismo do paciente, e também tem potencial para controlar a hepatite não alcoólica, reduzindo muito a esteatose".

"Nossa área de pesquisa e desenvolvimento está se dedicando a descobrir novos tratamentos para obesidade e doença hepatica gordurosa não alcoólica e consequentemente atender à grande necessidade desses grupos", expllica Dr. Waheed Jamal, MD, Lider da área de cardiometabolismo na Boehringer Ingelheim. "Estamos explorando uma série de abordagens únicas, com grande potencial para ajudar as pessoas que vivem com obesidade ou doença hepatica gordurosa não alcoólica. Acreditamos que os agonistas duplos são candidatos a medicamentos de próxima geração, com potencial para maior eficácia na perda de peso, prevenção ou melhoria da cirrose e hepatite não alcoólica".

De acordo com o acordo de licenciamento do agonista duplo de GLP-1 e glucagon, a Boehringer Ingelheim financia todas as atividades de pesquisa, desenvolvimento e comercialização, enquanto a Zealand tem direito a receber até 345 milhões de euros nas próximas fases do projeto. Nenhum pagamento precisa ser feito no início da Fase 2 dos estudos. Quanto às vendas globais, o acordo também inclui uma porcentagem de royalties que gira em torno de 10%.

Sobre os Estudos

A fase 2 terá um braço de estudo duplo-cego randomizado controlado por placebo e avaliará o BI 456906 em pessoas com obesidade ou que estão acima do peso com IMC 27 kg/m2 ou superior e sem diabetes (NCT04667377). Os participantes receberão uma injeção subcutânea de BI 456906 ou placebo uma vez por semana durante a duração do estudo clínico. O objetivo final primário do estudo é a variação percentual do peso corporal na semana 46 em comparação com o placebo.

Outro braço do estudo, também duplo-cego randomizado controlado por placebo, avaliará o BI 456906 em pessoas com doença hepatica gordurosa não alcoólica e fibrose hepática classificadas como F2 e F3 com ou sem diabetes (NCT04771273). O objetivo principal deste estudo é a melhora histológica da hepatite não alcoólica sem agravar a fibrose após 48 semanas de tratamento. Os participantes receberão uma injeção subcutânea semanal das doses de BI 456906 ou placebo durante os testes.


Sobre obesidade

A obesidade é uma doença crônica complexa que requer cuidados contínuos de longo prazo. Está entre os principais fatores de risco para diversas doenças cardiometabólicas, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral isquêmico, doenças hepáticas, incluindo hepatite não alcoólica, diabetes tipo 2 e também uma série de cânceres. O índice de obesidade mundial triplicou desde 1975, dados de 2016 mostram que quase 2 bilhões de adultos estão acima do peso (IMC ≥ 25 kg/m2), dos quais 650 milhões são considerados obesos (IMC ≥ 30 kg/m2).


Sobre hepatite não alcoólica

Esteato-hepatite não alcoólica ou "NASH" (nonalcoholic steatohepatitis) é causada pelo acúmulo de gordura no fígado e é uma das principais causas de fibrose hepática e cirrose. É considerada uma necessidade médica não atendida e sem tratamentos aprovados atualmente. A hepatite não alcoólica é a forma mais grave de doença hepática gordurosa não alcoólica, que é a doença hepática mais comum em nações industrializadas ocidentais. Hepatite não alcoólica e hepatite gordurosa não alcoólica são, na maioria das vezes, prevalentes em pessoas com distúrbios metabólicos, como diabetes tipo 2 e obesidade. Atualmente, um em cada quatro adultos é dianosticado com doença hepatica gordurosa não alcoólica. Estima-se que a prevalência da hepatite não alcoólica varie entre 6,67% na Ásia e 29,85% na América do Norte para pessoas com hepatite gordurosa não alcoólica leve, atingindo o pico de 63% entre pacientes com hepatite gordurosa não alcoólica com indicação em biópsia, número esse duas vezes maior do que há 20 anos.



Boehringer Ingelheim

www.boehringer-ingelheim.com.br e www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil.

 Zealand Pharma A/S

www.zealandpharma.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados