Empresa investe em iniciativas e novos recursos para apoiar o enfrentamento da pandemia e destacar informações de qualidade e de fontes oficiais sobre prevenção e vacina em seus principais produtos
O Google deu início à
campanha " Conheça os Fatos ", focada no combate à
desinformação sobre a pandemia. O objetivo é promover maior conscientização
sobre o acesso a informações e recursos de qualidade que ajudem a manter as
pessoas seguras e bem-informadas, começando pelas orientações de prevenção da
doença em produtos do Google, como a Busca, Google Maps e YouTube.
Desde o início da
pandemia, o Google já lançou mais de 200 novos produtos, recursos e iniciativas
incluindo a API de Notificações de Exposição para auxiliar autoridades de saúde na orientação da
população em vários países, inclusive no Brasil, e relatórios de mobilidade da comunidade - e mais de US﹩ 1 bilhão em recursos
que foram destinados para apoiar a população, autoridades sanitárias e
parceiros em todo o mundo.
Para dar visibilidade
às informações de utilidade pública neste momento crítico, a empresa também
disponibilizou US﹩ 250 milhões em créditos para que a Organização Mundial da
Saúde (OMS) e mais de 100 agências governamentais - incluindo o governo
brasileiro - pudessem veicular campanhas de comunicação por meio das nossas
plataformas de anúncios. Ao todo, nosso compromisso global com comunicados de
serviço público relacionados à COVID-19 já chega a mais de US﹩ 800 milhões .
Destacando informação
de qualidade
Na Busca, ao pesquisar
sobre " vacina covid " ou " vacina coronavírus ", uma nova experiência promove carrosséis de
notícias de fonte jornalísticas sobre o tema, bem como painéis com informações
fidedignas acerca do número de doses de imunizantes aplicadas no Brasil, o
percentual da população vacinada, assim como o avanço histórico da população
imunizada, entre outras estatísticas. Há também links diretos para páginas de
fontes genuínas com mais detalhes geolocalizados sobre cadastro e locais de
vacinação do estado ou cidade de onde foi feita a pesquisa.
No Google Notícias,
uma seção dedicada exclusivamente a temas
relacionados a COVID-19 exibe as
principais matérias e reportagens, nacionais e locais, publicações recentes de
autoridades de saúde em redes sociais, e uma página especial com fatos e dados atualizados sobre a pandemia no
mundo.
Já no Google Maps
estão disponíveis dados locais e informações de fontes autênticas sobre
prevenção à COVID-19, além de atualizações sobre a pandemia. Entre outros
recursos, é possível, ainda, consultar horários de pico, com a previsão de
lotação de estabelecimentos, e ainda alertas de mobilidade, que podem, por
exemplo, monitorar serviços de transporte, mostrando o nível de aglomeração ou
indicando se há limitação de circulação ou necessidade de uso de máscara.
Youtube
No Youtube, também
serão privilegiadas informações de fontes confiáveis. Na página inicial e nas
buscas relacionadas ao coronavírus ou à COVID-19 da plataforma, são exibidos vídeos de especialistas e
veículos jornalísticos no topo dos resultados. Abaixo dos vídeos sobre o tema,
um painel de informações que direciona os usuários para os sites de órgãos
oficiais - como Ministério da Saúde e Anvisa, no caso do Brasil. Ao todo, eles
já foram exibidos globalmente mais de 400 bilhões de vezes.
Foi organizada uma sequência de vídeos conectando YouTubers como Átila Iamarino , Thelminha e Astrid Fontenelle aos principais especialistas em saúde para criar um conteúdo seguro sobre COVID-19 e vacinas. Você pode acessar as playlists aqui .
Como parte do nosso
esforço de estimular a produção de conteúdo confiável na plataforma, também
trabalhamos para ajudar instituições de saúde a criar e desenvolver canais no
YouTube. Os canais do Hospital Albert Einstein e da Fiocruz, por exemplo, já
somam mais de 2,7 milhões de visualizações desde 24 de março de 2021.
Para garantir a
segurança das pessoas, o Google segue atualizando políticas e removendo
material que as violem. A empresa é fiel aos princípios que tratam da remoção
de conteúdo nocivo, da redução de visualizações de produções duvidosas e do
destaque a informações confiáveis.
Por exemplo, a menos
que haja contexto educacional, documental, científico ou artístico suficiente,
serão removidos vídeos no YouTube que recomendam o uso de Ivermectina ou
Hidroxicloroquina para o tratamento ou prevenção de COVID-19, fora dos ensaios
clínicos, ou que afirmam que essas substâncias são eficazes e seguras no
tratamento ou prevenção da doença.
Essa atualização está
alinhada às orientações atuais das autoridades de saúde globais sobre a
eficácia dessas substâncias. No mundo todo, já foram removidos mais de 850 mil
vídeos por violação de políticas ligadas a informações incorretas sobre o
coronavírus.
Leia mais sobre o
"Conheça os fatos" e os esforços do Google no combate à
desinformação durante a pandemia clicando aqui .
Mais informações: imprensa@google.com e google@cdicom.com.br
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