O que os gestores de RH podem fazer para acelerar novos modelos de negócios
É unânime no mundo dos negócios que a
transformação digital foi drasticamente acelerada pela pandemia do Covid-19. Se
já havia uma intenção dos executivos C-Level em transformar os negócios com
base em tecnologias digitais, em 2020 a necessidade do trabalho
remoto impulsionou todos os planos já feitos nesta direção.
É certo que o cenário pandêmico e todas as suas consequências mudaram muitos –
se não todos - aspectos da vida cotidiana em âmbito mundial, nos levando a
pensar no presente e no futuro como um “novo normal”. De fato, muito se
aprendeu diante de tantas mudanças e novas configurações, principalmente de
interação e integração de equipes. O que já se pode vislumbrar para o futuro é
um novo modelo de negócios que parte do princípio da dualidade: relações
mais humanas viabilizadas pelas soluções digitais, em espaços
mais colaborativos.
O que se espera é uma demanda maior por produtos e serviços colaborativos, que
potencializem a cultura do ganha-ganha como tendência para novos negócios. Já
temos inúmeros exemplos de serviços sob demanda, marketplaces e outros
aplicativos com serviços que facilitam a vida do usuário a um clique de
distância.
Se a Gestão de RH trouxer ou intensificar esses modelos
dentro das organizações, a partir de ferramentas ágeis e inovadoras,
cria-se uma cultura organizacional que privilegia a cocriação e aceleração de
novos modelos de negócios.
O primeiro passo é aprender com histórias de sucesso e saber como gerar
oportunidades, mesmo em situações desafiadoras como vivenciamos hoje. A chave
deste processo está em traçar um caminho consistente, viabilizado pelo RH e com
apoio da liderança, para promover transformações de ponta a ponta, seja na
atração de talentos, contratação, desenvolvimento e retenção dos profissionais.
Transformar os negócios com base em soluções digitais é um caminho sem volta,
que tende a se intensificar ainda mais em 2021. A pandemia mostrou que é
possível investir em processos mais dinâmicos e eficientes com o apoio da
tecnologia, sem tirar o foco na empatia, confiança
e transparência nas relações.
Alguns RHs assumiram o papel de protagonistas em meio à pandemia, criando
alternativas para inovar em vários processos. A inteligência artificial
foi uma ferramenta muito utilizada para tirar dúvidas e auxiliar na seleção
de talentos, fazendo matches de candidatos com as vagas,
por exemplo. Além disso, os processos se tornaram mais seguros – tendo em vista
o distanciamento social – e promoveram mais integração entre os times de
localidades diversas.
Cada vez mais, as organizações e seus respectivos líderes vêm sendo convocados
a proporcionar mais transparência nas relações, em um ambiente de autonomia e
de aprendizado mútuo entre líder e liderado, principalmente entre os
funcionários mais jovens da chamada geração Z, que entraram recentemente no
mercado de trabalho, trazendo novas ideias e habilidades.
Não só a Experiência do Usuário, tão essencial para o bom
desenvolvimento e crescimento das empresas, mas também a Experiência
do Colaborador são divisoras de águas dentro das
empresas. O colaborador se torna o melhor porta-voz e disseminador dos valores
e das boas práticas companhia. Por isso, diante da calamidade que a humanidade
vive desde 2019, a empresa precisa se aproximar dos funcionários, acolher as
necessidades das equipes e promover iniciativas para a saúde física, emocional
e mental.
Em interações com a imprensa, a vice-presidente corporativa da Microsoft Office
Modern Workplace Transformation, Emma Williams, destacou: “Quem interagiu mais
intimamente com os colegas, apresentando família e os animais de estimação,
reportaram um relacionamento de trabalho mais forte, com alta produtividade e
bem-estar.” Essa conexão humana se faz não só como diferencial em tempos
incertos, mas essencial para a sustentação do quadro de funcionários e da
empresa em um mundo BANI - frágil, ansioso, não linear e incompreensível.
Maria Carvalhal - Managing Director do Digitalks
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