Pesquisar no Blog

segunda-feira, 1 de março de 2021

LIVRE-SE DA SÍNDROME DO IMPOSTOR E CONQUISTE MAIS!

Você já teve a sensação de que não merece o sucesso que conquistou em alguma área da sua vida, ou que as pessoas ao seu redor estão exagerando quando elogiam sua competência? Já pensou que talvez só tenha alcançado seus objetivos por mera obra do acaso, e que em algum momento sua "farsa" será exposta? Se alguma destas situações lhe pareceu familiar você pode estar sofrendo da Síndrome do Impostor.

A Síndrome do Impostor é um processo psicológico de autossabotagem em que a pessoa tem crenças e comportamentos que a inviabilizam de avançar na vida. Nesse processo, as pessoas se entendem inferiores e inseguras com relação às possibilidades que podem ou devem seguir, por meio de um caminho muito autocrítico, motivado principalmente pela comparação com outras pessoas e, a partir daí, achando-se insuficientes ou inferiores.

A presença deste fenômeno pode ser notada tanto no campo acadêmico quanto no corporativo, e em pessoas das mais diversas áreas e gerações. Essas pessoas vivem num estado de ansiedade motivado pela preocupação em serem "descobertas", tendo em vista que não se consideram qualificadas para ocupar suas posições.

Um dos caminhos para superar essa percepção de incapacidade é fazer um bom exercício de autoconhecimento, buscando entender o que nos faz ser desejados e bem quistos nos lugares que ocupamos, valorizando o que somos e as habilidades que temos.

E, nesse processo de autoconhecimento, vale olhar também para seu planejamento de vida, analisar os atributos que você tem e entender como eles contribuíram para que você tenha chegado onde está. Se te falta algo - seja conhecimento, comportamento ou outra questão - o olhar para dentro de si vai permitir que você identifique de forma mais ágil o que te falta e, a partir disso, crie condições para se desenvolver e atingir seus planos.

Mas esse processo jamais deve vir acompanhado de um olhar de autossabotagem e insuficiência. Afinal, qualquer pessoa pode conseguir o que quiser, desde que se organize, planeje e que, através do autoconhecimento, consiga identificar seus pontos fortes, sem se deixar abalar pela comparação com os outros.

Na prática, escrever ou arrumar uma maneira de visualizar as informações de suas conquistas em um só lugar te dará a possibilidade de entender tudo que você já fez e ainda é capaz de fazer, e te dar mais ferramentas para continuar conquistando. Seja por meio de apps, planilhas, agenda, planner ou com ajuda de um coach ou psicólogo, tenha em mente que o sucesso parte do fazer, todos os dias, pouco a pouco.


 

Rodolfo Ribeiro - CEO da 7waves - app gratuito com mais de 4 milhões de objetivos de vida cadastrados por pessoas de 124 países - que une as mais avançadas técnicas de inteligência artificial, ciência de dados e análise do comportamento humano para recomendar dicas e oportunidades que ajudem as pessoas na descoberta, planejamento e conquista de objetivos pessoais e profissionais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados