Pesquisar no Blog

quarta-feira, 10 de março de 2021

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô se unem ao TJSP e parceiros para combater a violência de gênero

Campanha #Rompa, lançada por ocasião do Dia Internacional da Mulher, incentiva vítimas a denunciarem abusos

 

O Brasil é o quinto país no qual mais se mata mulheres no mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Para estimular que os casos de violência não deixem de ser denunciados, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) lançou no Dia Internacional da Mulher (8/3) a campanha #Rompa, em parceria com a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). A ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, apoiam a iniciativa ao lado do Metrô e CPTM, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).

No Estado de São Paulo, o número de medidas protetivas concedidas pela Justiça para vítimas de violência doméstica tem crescido nos últimos anos. De 2018 para 2020, houve um aumento de 73% - um dado que revela o quanto a violência de gênero está presente em nossa sociedade. Por outro lado, o número aponta um aspecto positivo: significa que cada vez mais mulheres têm se encorajado a pedir ajuda. A inciativa busca justamente romper o ciclo da violência, estimulando a denúncia.

A campanha #Rompa consiste em diversas ações a serem realizadas ao longo do ano. Entre essas estão a distribuição de cartazes nos transportes públicos, vídeos e postagens em redes sociais. Foi lançado ainda o hotsite https://www.tjsp.jus.br/rompa, com informações e orientações para a vítima sobre como agir em caso de violência.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados