Pesquisar no Blog

sábado, 20 de março de 2021

Controle de roedores previne a incidência de leptospirose

Doença infecciosa em humanos resulta da exposição direta ou indireta à urina de ratos, e, em alguns casos, pode até ser fatal

 

O verão está prestes a acabar, mas o período das chuvas deve se perpetuar em muitas regiões, por isso, é importante manter a população em alerta para o controle de ratos nas áreas urbanas, a fim de prevenir a propagação de doenças como a leptospirose, infecção causada por uma bactéria presente na urina dos ratos. A transmissão pode ocorrer por meio do contato com poças de água formadas pelas chuvas, lama de esgoto ou até mesmo rios contaminados e, segundo informações do Ministério da Saúde, o risco de letalidade pode chegar a 40% nos casos mais graves.

Maria Fernanda Zarzuela, Coordenadora de Field Solutions da Bayer, explica que os ratos são uma das pragas urbanas mais comuns e qualquer casa é suscetível à visita indesejada desses animais. Portanto, a população tem um importante papel no controle de roedores. "Devemos nos atentar ao encontrar ratos durante o dia, pois, como são animais de hábitos noturnos, quando nos deparamos com essa espécie pela manhã, já é um sinal de que a infestação está maior do que deveria".

A reprodução desses animais ocorre de forma muito rápida, porém os roedores possuem um mecanismo de controle que fica subordinado à disponibilidade de comida, para que os membros da colônia não passem fome. "Por isso, é tão importante manter os ambientes sempre limpos e livres de entulhos, armazenar o lixo em locais fechados e colocá-los para fora de casa, se possível, próximo ao horário da coleta, para evitar que ele fique muito tempo exposto e possa atrair ratos. Estas são algumas das medidas que podem ajudar a evitar o aparecimento destas pragas", explica Maria Fernanda.

Para prevenir ou acabar com esse problema, a população deve ficar alerta e buscar profissionais habilitados. "O rato é uma praga difícil de ser controlada e a melhor forma é por meio da desratização, associada às ações de prevenção", comenta a bióloga. Maria Fernanda esclarece ainda que, esta medida pode ser utilizada por meio de métodos mecânicos, biológicos ou químicos, e que atualmente, o mais utilizado é o químico, devido à maior segurança e eficácia que ele apresenta. "As iscas raticidas devem ser dispostas nos pontos de circulação dos roedores, como nos cantos de paredes e na entrada de tocas, onde há presença de fezes e roeduras", finaliza a coordenadora.

Vale ressaltar que o importante é realizar um controle químico que favoreça a ingestão do raticida pelo roedor. Para tanto, se faz necessária a definição estratégica da distribuição das iscas e o uso de formulações que não causem desconfiança à praga. Além disso, é fundamental que as iscas sejam de alta palatabilidade e, ao mesmo tempo, ofereçam segurança para adultos, crianças e animais domésticos que convivem no ambiente.

Confira abaixo seis cuidados simples que podem evitar a circulação de ratos nas ruas da cidade e, consequentemente, ajudam a evitar a proliferação da leptospirose:

• Não acumular lixo em casa;

• Armazenar o lixo em sacolas plásticas fechadas;

• Conservar a casa, principalmente a cozinha, limpa e sem restos de alimentos;

• Evitar o acúmulo de entulhos e objetos nos quintais e terrenos desocupados;

• Evitar o contato direto com a água da chuva;

• Se for necessário lidar com a água da chuva, é recomendável utilizar botas e luvas de borracha ou sacos plásticos sobre os pés e mãos para evitar uma possível contaminação.

Mais dicas e informações sobre o controle de pragas urbanas, acesse: https://www.bayer.com.br.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados