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quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Saiba como identificar e se proteger de golpes por SMS

(Crédito: iStock)
Vazamentos de dados e pedidos de pagamento são alguns dos problemas enfrentados pelos usuários 


 

Com o avanço da tecnologia e o uso cada vez mais frequente de ferramentas digitais, os golpes virtuais se tornaram ainda mais comuns e sofisticados, o que pode trazer vários problemas para os usuários. Os aparelhos celulares são particularmente afetados, já que basta ter acesso ao número cadastrado para entrar em contato direto com o dono do eletrônico, o que cria um espaço propício para golpes e tentativas de roubo de dados.

 

Em tempos de home office e afastamento social, os smartphones têm ganhado status de ferramenta de trabalho por garantirem uma comunicação imediata, além de possibilitarem o acesso à internet, a realização de operações bancárias e várias outras funcionalidades. Por conta disso, eles carregam uma quantidade cada vez maior de informações importantes e valiosas, que nem sempre estão armazenadas de maneira segura.

 

Por conta de todos esses fatores, os golpes visando o roubo de dados e o acesso ao aparelho estão cada vez mais comuns, e acontecem com o recebimento de um SMS, supostamente inofensivo. Nesses casos, a mensagem de texto recebida pode conter um link, que, de acordo com o remetente, deve ser acessado. As formas de convencer o destinatário da mensagem a acessar o link são muitas – desde o oferecimento de promoções até avisos sobre cobranças, entre outras. O acesso, na realidade, encaminha para uma página maliciosa, com a intenção de roubar informações pessoais, senhas e dados sensíveis. Outra prática comum é quando o remetente, que está tentando aplicar o golpe, se passa por uma empresa ou banco e solicita o recebimento de dados pessoais – informações que podem acabar sendo usadas em tentativas de fraude, por exemplo.

 

Como se proteger

 

Evitar esse tipo de invasão requer alguns cuidados, que, apesar de serem simples, demandam certa atenção dos usuários. Uma das dicas principais é evitar clicar em links recebidos em mensagens de texto, mesmo que o número do remetente pareça pertencer a uma empresa. A maneira mais segura de receber notificações importantes é por e-mail, e, caso ainda surjam dúvidas, vale entrar em contato com a empresa em questão por telefone, para confirmar a autenticidade da mensagem.


Outro cuidado essencial é nunca passar informações pessoais solicitadas por um remetente estranho, especialmente dados bancários, como número de cartão e código de segurança. Bancos não precisam desse tipo de informação, como número da conta e senha, para confirmar movimentações bancárias, e qualquer mensagem do tipo não deve ser respondida.

 

Também é importante desconfiar de mensagens enviadas por números desconhecidos ou incomuns, mesmo que o remetente alegue ser alguém de confiança, um prestador de serviço ou uma empresa. Raramente, canais oficiais utilizam números comuns para entrar em contato com clientes; assim, esse tipo de mensagem deve ser encarada com desconfiança. Pesquisar o número na internet pode ser uma boa maneira de conferir se outras pessoas têm relatos referentes ao remetente em questão. Caso trate-se de um golpe, é possível conferir postagens sobre o que aconteceu em redes sociais e sites de denúncia.

 

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