Especialista em comércio exterior dá dicas de como encaminhar negócios em feiras e congressos
A expectativa do profissional da área comercial ao
participar de feiras e congressos é sempre conseguir contatos que gerem futuras
vendas, os chamados leads. Thomas Raad, trader
de commodities
e sócio da Raad International Trading, trading company situada em São Paulo,
com escritório em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, recomenda aos
profissionais se capacitarem para fazer bons contatos nesses eventos.
Segundo o trader, as redes sociais, especialmente o
YouTube e o Instagram, têm vídeos de especialistas e influenciadores que
ensinam a ser um vendedor melhor sem precisar gastar em um curso muito caro
que, às vezes, pode não trazer o resultado esperado. “Mas antes de começar a
consumir esses conteúdos religiosamente, você precisa analisar o que assiste
com um olhar crítico para aprender a utilizar as técnicas que está vendo no seu
dia a dia”, adverte.
Outros meios que Raad recomenda para capacitação
são livros e de cursos de vendas em vídeo. “Se você gosta de ler, tem muito
livro sobre vendas que eu já li e gosto de indicar. Os meus top trê são:
‘Nocaute’, de Gary Vaynerchuk; ‘Spin Selling’, de Neil Rackham e “A Máquina
Definitiva de Vendas”, de Chet Holmes”, indica.
Ele ainda ressalta que o processo de venda precisa
ser mostrado ao cliente como uma experiência e não apenas a oferta de um
produto ou serviço. “As pessoas geralmente entram na loja pensando nos motivos
de por que elas não devem gastar e uma das primeiras impressões que fica na
nossa mente é como seremos atendidos. Se forem mal atendidas, elas perdem o
clima e já saem na hora. Eu mesmo já fiz isso várias vezes. O nosso trabalho é
fazê-lo esquecer que vai ‘gastar’ e transformar esse contato numa experiência
de melhoria ou investimento”, ensina.
Fomento de negócios de commodities e alimentos do
Brasil para o Mundo
Raad vai participar entre os dias 21 e 25 de
fevereiro da Gulfood, primeiro evento presencial de abastecimento de alimentos
e bebidas de 2021, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A feira terá 20 salões
repletos de diversos produtos de 85 países.
Durante a feira, ele pretende reforçar as vendas
com os clientes da região e fomentar negócios de commodities e alimentos
do Brasil com países do Oriente Médio e Ásia. Entre os produtos que serão
expostos pela Raad International Trading, destaque para amostras de gergelim,
arroz, café, mel e própolis, além de cacau e chocolate da Bahia.
O trader explica que pretende abrir
mercados para esses produtos devido à boa aceitação no exterior, embora o
mercado de mel e própolis ainda seja pouco explorado, segundo Raad, o que pode
abrir boas possibilidades.
Ele ainda informa que intermediou um investimento
árabe de US$ 1 milhão para reformar uma fábrica de chocolates em Itajuípe, na
Bahia, perto de área de plantação de cacau. Segundo o trader, a obra foi
concluída em 2020 e agora estão sendo feitos ajustes na produção para atender
demandas de exportação e também garantir o atendimento do mercado interno.
“Estou levando gotas de chocolate com cacau 60% e 70% para degustação de
potenciais clientes e outros ao redor do mundo”, destaca.
A Raad International Trading atualmente está
pivotando a empresa para a integração de tecnologia para melhoria de serviços
prestados na área de comércio exterior com o objetivo de diminuir a
pulverização da compra de commodities e alimentos do Brasil
oferecendo um sistema atendimento personalizado, baseado em dados, inteligência
artificial, machine learning, automatização e know-how para
clientes do mundo todo.
Segundo Raad, durante o evento será feita uma
pesquisa com os clientes para entender melhor suas necessidades com o objetivo
de desenvolver uma plataforma para melhorar o serviço e aplicar tecnologia
dentro do ramo.
Thomas Raad - Nascido nos Estados Unidos atualmente
vive no Brasil. Fluente em árabe, inglês e português, cursou
Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior e desde os 24 anos
atua como trader de commodities, sendo especialista na
exportação de café e outros alimentos e especiarias. Sua trading
company, Raad International Trading, já exportou produtos como
café, arroz, pimenta do reino, derivados de milho, gergelim, açaí, carvão
vegetal e amêndoas de cacau. Além de negócios no Brasil, já exportou café da
Colômbia e Vietnã e orégano do Peru. Para mais informações, acesse Raadint.com
e pelo Instagram, Youtube, Linkedin e medium pelo nome @thomasraad
Nenhum comentário:
Postar um comentário