Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Cuidados com os cabelos no verão: confira as principais dicas para garantir a saúde dos fios durante as altas temperaturas

O verão chegou! Agora é tempo de pegar um sol, ir à praia, tomar um banho de piscina e ganhar uma corzinha. No entanto, neste período é essencial lembrar da importância de se proteger contra os raios solares, mas quando falo desse assunto, não me refiro somente a pele, pois os cabelos também precisam de cuidados durante essa época. Ao longo da estação mais quente do ano, os fios são submetidos a altas temperaturas, vento constante, sal marinho e cloro de piscinas. E quase sempre, o resultado de tudo isso são cabelos ressecados, quebradiços e carentes de uma boa hidratação e nutrição.

“O principal oponente a ser observado é o sol. Digo isso porque no verão temos a tendência a nos expor um pouco mais aos raios solares, o que não é totalmente errado, pois esse ato é importante para que os nossos corpos obtenham maiores níveis de vitamina D. Ela ajuda a aperfeiçoar o funcionamento do organismo e estimula o crescimento saudável dos fios. Entretanto, se essa exposição ocorrer de forma exacerbada e desprotegida, pode ocasionar prejuízos a pele e aos cabelos. Além de causar o câncer de pele, a radiação solar pode destruir e oxidar os fios, pois impulsiona a perda de queratina”, alerta.

Para prevenir estes problemas, a dica é fazer atividades ao ar livre ou ir à praia, preferencialmente, entre os horários da manhã até as 10h e a tarde após as 16h, sempre fazendo o uso de bonés ou chapéus. “É indispensável a utilização do filtro solar na pele e a aplicação de um bom leave-in nos cabelos. O produto para os fios também deve conter fator de proteção contra os raios UVB e UVA. Ele não só evita que o sol provoque danos as madeixas, como hidrata e neutraliza a ação nociva do sal marinho”, recomenda.

Outro comportamento que pode fragilizar os cabelos e que ganha grande espaço em tempos mais quentes é o costume de lavar os fios diariamente. “Não indico este tipo de prática rotineiramente, pois em alguns casos, pode levar a remoção total da oleosidade natural das hastes capilares. No entanto, sei que a higienização é necessária para retirar os resquícios de sal, cloro e suor do couro cabeludo. Então indico o uso de shampoos mais suaves e sem sulfato”, destaca.

Para fugir de dores de cabeça futuras e chegar ao final da temporada com os cabelos saudáveis, fortes e com brilho também é recomendável que as pessoas invistam em hidratações e sempre lavem os fios em água corrente ou mineral após a realização de mergulhos. “Ao chegar em casa, já que está calor, aposte em banhos frios, pois a água quente resseca os fios. Depois da higienização, separe uns dez minutos por semana e faça um banho de creme para restaurar as madeixas da exposição a agentes danosos. Outra conduta que deve ser evitada é o uso de secadores e chapinhas. Os cabelos nessa etapa do ano, já sofrem com diversas agressões, seria interessante não os submeter a outros processos lesivos. No mais, aproveite o verão e seja feliz”, conclui.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados