Pesquisar no Blog

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Reaquecimento do mercado: Luandre tem mais de 10 mil vagas para cobrir demandas de fim de ano

Há expectativa de vagas temporárias para logística, indústria e varejo

 

Segundo dados do IBGE, entre maio e setembro de 2020, havia 4,1 milhões em busca de ocupação no mercado de trabalho, uma alta de 43% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Essa realidade, no entanto, tem dado indícios de melhora neste segundo semestre. Conhecido como o período de maior contratação de temporários em razão das demandas de vendas geradas pelas festas de final de ano.


Vagas para temporários

Com a gradual reabertura do comércio, a estimativa é de que se busquem profissionais temporários para suprir a demanda, como já é de costume, uma vez que o Natal é a data mais lucrativa para o setor em todo o ano.

Segundo a Assertem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) a previsão é de que sejam criadas mais de 400 mil vagas temporárias no último trimestre de 2020 e que, neste período de pandemia, 20% dos trabalhadores temporários sejam efetivados.

A associação acredita que o setor da indústria deve ser o maior gerador de novas vagas temporárias, com foco nos segmentos de alimentos, agronegócio, metalurgia, mineração, automobilístico, farmacêutico e embalagens, mas também haverá oportunidades no varejo.

Na Luandre, a previsão é de abertura de mais de 4 mil vagas temporárias para os dois segmentos, indústria e varejo, e a média de efetivação é de 40%. “O ano foi atípico e algumas empresas chegaram a dispensar mão de obra em razão da pandemia, por isso, a queda nos índices de contaminação e uma gradual volta das atividades cria um cenário de maior confiança em que se prevê consumo no fim do ano, o que leva as companhias a planejarem contratações, sejam elas temporárias ou efetivas”, diz Gabriela Mative, Superintendente da Luandre.


Empresas se reinventam para fugir da crise

O período em que o comércio físico permaneceu de portas fechadas também levou consumidores a mudar a maneira de comprar e a consumir ainda mais via e-commerce.

“Mesmo os que não eram acostumados a esse modelo de consumo, começaram a praticar a compra online em aplicativos ou sites na sua rotina”, afirma Gabriela.

Por conta disso, a Luandre já contabiliza neste ano um aumento de 83,7% nas contrações que envolvem a cadeia de logística, comparando outubro a dezembro de 2019 com outubro de 2020.

 


Luandre Soluções em Recursos Humanos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados