Número de brasileiros que adquiriram este tipo de produto saltou de 11%, em março, para 31% em julho. Pesquisa ouviu três mil consumidores em dez países do mundo
O
distanciamento social imposto pelo atual cenário levou a sociedade a mudar suas
prioridades e hábitos de consumo. Para entender os principais movimentos no
comportamento do consumidor, a Experian fez uma pesquisa com três mil pessoas
em dez países do mundo e identificou que o Brasil lidera o maior crescimento de
compras online de produtos domésticos (exceto alimentação), cujo resultado
saltou de 11%, em março, para 31% em julho deste ano. Considerando
especificamente as compras de produtos alimentícios pela internet (desde in natura
até refeições prontas), o Brasil também é destaque, subindo de 60% para 71%,
analisando o mesmo período de comparação. Veja todos os detalhes nas tabelas e
gráficos abaixo:
A
expectativa dos brasileiros é que as compras online aumentem 53% em até seis
meses. “O cuidado com a saúde trouxe à população uma mudança de hábito que
privilegia as compras e interações no ambiente virtual e essa tendência deve
continuar após o isolamento social. Com isso, é fundamental que as empresas se
adaptem a esta nova realidade para estarem cada vez mais preparadas e seguras
no atendimento desse consumidor mais digital”, diz a diretora de Decision
Analytics e Marketing Services da Serasa Experian, Beatriz Raulino.
Ainda
de acordo com a pesquisa, no Brasil, 71% dos entrevistados afirmaram que têm
uma expectativa alta na entrega de uma experiência digital online. “A mudança
de comportamento trouxe maior conscientização para consumidores e empresários sobre
o ambiente virtual. As pessoas estão mais atentas aos cuidados que devem ter ao
realizarem compras ou transações nesse ambiente. As empresas perceberam que
precisam de processos seguros e um atendimento eficiente para garantirem o
retorno do cliente”, ressalta Beatriz.
O
levantamento também revelou que os consumidores brasileiros estão satisfeitos
com o atendimento online que vêm recebendo. Entre os entrevistados, 44%
afirmaram que fariam mais negócios com as empresas durante o isolamento social
e 33% manteriam o nível de negócios feitos durante o período. Entre as opções
de serviços de pagamento oferecidos aos clientes, houve um aumento de 16% no
uso de carteiras móveis, soluções eletrônicas que armazenam dados bancários e
de identidade para facilitar operações financeiras, e aplicativos de varejo.
Os
consumidores também afirmaram mais confiança nos fornecedores de serviços de streaming
(60%), seguido de fornecedores de tecnologia (56%) e sistemas de pagamento
(55%).
24% dos brasileiros reduziram gastos desnecessários
A pesquisa da Experian também indica uma mudança na relação dos consumidores
com o dinheiro. Entre os respondentes brasileiros, 24% afirmaram que estão
reduzindo gastos desnecessários e 21% estão economizando mais em fundos de
emergência. “Os momentos difíceis também podem ser boas oportunidades para
reavaliar os hábitos de consumo. A educação financeira é muito importante para
ajudar o consumidor a lidar com os seus recursos, principalmente em momentos
adversos”, avalia a executiva da Serasa Experian.
Metodologia
A Experian entrevistou 3.000 consumidores em 10 países do mundo, incluindo
Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, região EMEA (Alemanha, Espanha, França) e
região APAC (Austrália, Índia, Japão e Singapura) sobre insights relacionados a
consumo, comportamento online, entre outros. O levantamento foi realizado entre
30 de junho e 7 de julho de 2020. Clique
aqui para ver mais detalhes da pesquisa.
Serasa Experian
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