Pesquisar no Blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

5 dicas para lidar de forma saudável com seu dinheiro

O Brasil tem cerca de 4,6 milhões de endividados; entender como lidar com o dinheiro é essencial para construir uma nova realidade


Dinheiro é um assunto que interessa muita gente, especialmente, quando o objetivo é ter mais recurso e saber lidar corretamente com ele. Para ter uma vida financeira saudável, a educação financeira é primordial, considerando a sequência de economizar, ganhar mais e investir melhor. 

Precisa de ajuda para melhorar sua forma de lidar com o dinheiro? Confira 5 dicas para ter uma vida financeira verdadeiramente saudável:

 

1. Poupe sempre que puder. Segundo a Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), somente 38% dos brasileiros poupou algum dinheiro em 2019. A economia é conquistada a partir de pequenas disposições, como escolher o frete mais barato nas compras online, optar por uma marca mais barata de um produto commodity para testar, reduzir períodos no chuveiro para economizar água e luz, e assim por diante. Pequenas escolhas do dia a dia podem ajudar a poupar muito.

 

2. Economize com propósito. O fato de conseguir poupar não significa que os reais “a mais” estão livres para serem gastos de outra maneira qualquer, deliberadamente. Para ter uma vida financeira saudável é importante ter planos a curto, médio e longo prazo. Ao economizar dinheiro é interessante decidir o que fazer com ele. Entre as melhores opções é possível investir em projetos futuros; ou até mesmo acumular na conta e comprar algo à vista com desconto, por exemplo.

 

3. Gaste no débito. Com dinheiro na conta, você tem a liberdade de comprar no débito ou de sacar para comprar à vista e, com isso, obter desconto. Esse poder de compra te livra das altas faturas do cartão de crédito, bem como dos juros de possíveis atrasos. Ao tornar a economia um hábito, toda a trajetória das finanças muda; pois compras por impulso são evitadas e novas aquisições são calculadas a partir dos objetivos de curto, médio e longo prazo já estabelecidos.

 

4. Faça mais dinheiro. Obter renda extra pode parecer um grande problema para algumas pessoas. Contudo, com criatividade e disposição é possível ampliar os recursos faturados no mês e mudar sua realidade financeira. Vender livros, roupas, acessórios e objetos que já não utiliza com regularidade é uma ótima forma de fazer renda extra. Ferramentas gratuitas como aplicativos de mensagem e relacionamentos são ótimos canais de divulgação. Além disso, a criatividade para identificar oportunidades de negócio como venda de marmitex e sobremesas também é muito válida para garantir um pouco mais de dinheiro no fim do mês.

 

5. Comece a investir. Lembra-se dos propósitos de ganhar e usar o dinheiro? Quais são os planos que te fazem levantar todas as manhãs para trabalhar? Para tirá-los do papel é preciso levar este propósito a sério e fazer esse dinheiro já conquistado render, e para isso os investimentos são os melhores caminhos. Seja em renda fixa ou variável, lidar com o dinheiro de forma saudável é, na verdade, não ser refém dos recursos, mas gerenciá-los de forma a conquistar seus objetivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados