Pesquisar no Blog

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Volta às aulas: Como escolher as atividades extracurriculares para seu filho?


As férias escolares de julho terminaram e neste período muitos pais se perguntam sobre o que levar em consideração na hora de escolher novas atividades extracurriculares para os filhos neste novo semestre? Acredito que a família deve sempre levar em consideração a afinidade e as habilidades do aluno, isso fará com que ele tenha mais empenho e assim ter um ótimo desenvolvimento na opção escolhida. Pode ser que, num primeiro momento, os jovens tenham que vivenciar na prática algumas atividades artísticas, culturais e esportivas que ainda tem pouco destaque na televisão ou internet para conhece-las melhor.

Na hora de escolher, é preciso respeitar a vontade dos filhos e avaliar se a decisão é mais um interesse dos pais. Quando um colégio oferece estas ações extras ela também influencia toda uma formação ampla das próximas gerações. Assim o protagonismo juvenil passa a ser desenvolvido desde a Educação Infantil e Ensino Fundamental, cultivando valores importantes como comprometimento, responsabilidade e disciplina. No caso dos campeonatos do Ensino Médio, além do intercâmbio de experiências com outras instituições, os jovens aprender a lidar com a competividade, que é trabalhada com o ideal de superação de desafios.

Outros fatores importantes na hora de escolher um curso extracurricular para um estudante são os dias e horários que elas são oferecidas na escola, pois deve estar de acordo com o dia a dia da família e a funcionalidade em sua rotina, facilitando assim seu compromisso com a pontualidade e assiduidade dos interessados nestas aulas complementares. Acredito que os principais benefícios de aprender além do currículo básico sejam a valorização e o incentivo à cultura e aos esportes. Além dos cursos de idiomas estrangeiros, as modalidades de atividades físicas também treinam outros tipos de inteligência dos estudantes, melhorando a concentração e estimulando bons comportamentos.

Também podemos citar outros benefícios inerentes da pratica de atividades físicas, com a prevenção de doenças e combate o sedentarismo, que fazem com que os estudantes se tornem adultos com hábitos mais saudáveis. Alunos que valorizam e crescem com a atividades artísticas e esportivas, se tornam cidadãos mais sensíveis e conscientes do seu papel na sociedade. O espírito de equipe, a união e a amizade são características para uma educação transformadora. Para que isto aconteça, precisamos sempre ir além das paredes das salas de aula.  


Quais são as mais procuradas?

A escolha da modalidade de ensino de período integral (ou Ensino Ampliado) já possibilita que uma criança ou jovem tenha oportunidade de desenvolver habilidades que no período regular não seriam possíveis, devido as demandas curriculares básicas. Este é um período a mais para realização de atividades no contraturno contribui para seu desenvolvimento completo. As turmas podem ser mistas, com crianças de faixa-etárias próximas, um fato que contribui para a aquisição de respeito e aceitação de diferenças e colaboração entre os mais novos.

Assim como no integral, as turmas que coordeno no Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Glória são todas divididas por faixa-etárias próximas ou exclusivas, quando se refere as modalidades esportivas que vão para competição, pois nos campeonatos as categorias são divididas por idade. O Futsal e a Dança, por exemplo, são as atividades mais procuradas pelos pais, mas temos uma gama bem variada de opções que também inclui Teatro, Coral, Ginástica Artística e Rítmica, Violão, Teclado, Percussão, Judô, Basquete, Handebol, Vôlei, Natação, Hidroginástica e Xadrez. Cada modalidade por sua vez também pode se desdobrar em diferentes estilos, como a Dança Contemporânea, Balé, Dança Criativa, Street Dance e Jazz.

Fato é que as atividades extracurriculares dão ainda mais visibilidade para jovens talentos e influenciam positivamente na autoestima dos alunos que participam de equipes em competições estudantis esportivas, teatrais ou musicais. Projetos de preservação do Meio Ambiente atualmente são fundamentais para serem desenvolvidos nas atividades escolares. Com isso também criamos projetos extracurriculares de Sustentabilidade nos quais os estudantes podem colocar seus conhecimentos em prática. Como o interesse pelos temas de Nutrição e Gastronomia vem crescendo há algum tempo, isso também torna as aulas de culinária em novas opções interessantes para as crianças e jovens.


Qual é o limite ideal?

Um pequeno conselho aos pais: é preciso tomar sempre o cuidado para não exagerar na agenda do seu filho! O ideal é fazer cursos extracurriculares entre duas a três vezes por semana, mas a disposição do aluno deve ser avaliada caso a caso. Vale lembrar que independente da escolha, as atividades extracurriculares não devem ser vistas como uma nova obrigação, ou algo que cause ainda mais pressão ao aluno. Crianças pequenas precisam ter um tempo reservado só para brincar e alguns períodos livres para aproveitarem um pouco da infância.

Sinais como distúrbios do sono, irritabilidade ou cansaço excessivo, são indicadores de uma sobrecarga que pode acabar gerado impactos negativos e indesejados no desempenho escolar. Lembre-se que atividades extras devem ser prazerosas para seus estudantes e ainda são uma ótima motivação para desviar o foco das telas das TVs, tablets e smartphones. Na dúvida se o seu filho está fazendo atividades demais ou simplesmente querem desistir de uma matrícula, passe a prestar atenção nos hábitos dele e converse sobre suas motivações.





Rafaela Oliveira - bailarina de formação e coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Glória, em São Paulo
 www.colegiosmaristas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados