Incluir o ensino
de um segundo idioma é opção para os pais que buscam investir na educação de
seus filhos, capacitando-os para um futuro promissor
É diante deste cenário que escolas de idiomas
crescem no Brasil, com o objetivo de estimular o aprendizado de uma nova língua
ainda antes da alfabetização. O contato com inglês desde a primeira infância é
o mais indicado e, se feito de maneira adequada e natural, faz bastante
diferença no processo de aprendizado, pois é capaz de envolver a criança de
maneira que ela aprenda com mais facilidade, criando gosto pela língua. O
cérebro infantil, por estar em formação, possui uma elasticidade e uma
facilidade na absorção das informações. A capacidade de adaptação do sistema
nervoso e a desinibição das crianças tendem a ser maior do que dos adultos.
De acordo com Sylvia de Moraes Barros, CEO da The
Kids Club, rede de escolas de inglês para crianças a partir dos 18 meses até os
12 anos, quando o indivíduo aprende um segundo idioma desde a primeira
infância, torna-se também um agente ativo da sua aprendizagem e capaz de
desenvolver outras habilidades, como a melhora no raciocínio, na capacidade de
memorização e até no uso da sua própria língua materna. Já em nível pessoal, o
contato com outras culturas desde bem pequeno estimula o comportamento
tolerante com as diferenças, fazendo com que o indivíduo tenha maior
consciência da parcialidade de sua própria cultura.
Há diversos métodos disponíveis hoje no mercado,
mas segundo Sylvia, a ludicidade e as brincadeiras são o melhor caminho. “Dos
18 meses até os três anos de idade, utilizar músicas e histórias infantis para
apresentar sons e palavras aos pequenos é uma excelente alternativa. Conforme
vão se desenvolvendo, o desafio pode aumentar, utilizando recursos mais
divertidos e prazerosos para que o aluno vá se envolvendo cada vez mais com a
nova língua e passe a se relacionar com o idioma como algo fácil e divertido.
Dessa forma, nunca mais vai parar de aprender”, destaca Sylvia.
Na The Kids Club, por exemplo, os professores são
orientados a falar apenas inglês durante toda a aula e a ensinar o idioma
dentro de um contexto conhecido do aluno, criando um ambiente onde o uso seja
real e não apenas por meio de palavras soltas. Para estimulá-los, músicas,
histórias, culinária, jogos e recursos tecnológicos podem ajudar a assimilar o
novo de maneira divertida e espontânea. Em casa, a dica que a CEO da rede de
franquias dá é que os pais e responsáveis podem acompanhar os filhos pedindo
para que eles os “ensinem” o que aprenderam nas aulas, sem traduzir, para não
atrapalhar o processo.
Neste contexto, os jovens que são inseridos desde
cedo no inglês tem mais chances de obter sucesso profissional. “Ter fluência em
um segundo idioma, na sociedade em que vivemos hoje, onde estão todos
conectados, não é mais um diferencial e sim um pré-requisito, por isso quanto
mais cedo o idioma for inserido no cotidiano do futuro profissional melhor e se
feito de maneira adequada trará inúmeros benefícios à vida pessoal e
profissional. finaliza a CEO. A rede The Kids Club atua em parceria com
escolas, podendo ser indicada pelos próprios pais nos colégios onde os filhos
estudam.
The Kids Club
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