Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

DICAS DE REDAÇÃO PARA O ENEM 2019



1) Leia atentamente a proposta de redação e os textos do caderno de exercícios: a prova do ENEM é temática, por isto, você poderá encontrar informações importantes que o ajudarão na composição da sua argumentação. Utilize os Textos Motivadores como base para a construção de argumentos originais: não copie, crie!

2) Limite-se a proposta oferecida pelo tema, buscando desenvolvê-lo por completo e sem distanciar-se dele: não fuja do tema. Este aspecto pode zerar a sua nota. Leia, analise e interprete, atentamente, a Frase Temática e elabore uma redação que aborde plenamente a proposta oferecida.

3) O título não é obrigatório, mas dar um nome ao texto sugere competência na construção da redação dissertativa.

4) Extrapole os Textos Motivadores e utilize o seu repertório cultural na construção do seu ponto de vista.

5) Não pule linhas, não deixe grandes espaços entre as palavras, respeite espaços de paragrafação e utilize a linha por completo (quando uma palavra não couber inteiramente ao final da linha, faça a correta separação silábica).

6) Elabore um rascunho.

7) Escreva com simplicidade, não rebusque. A escrita objetiva é um belo diferencial, mas procure evitar a escrita de frases soltas: trabalhe com períodos compostos por subordinação, assim evitará a ausência de coesão.

8) Sua experiência pessoal não deve ser usada como argumento para uma questão mais ampla.

9) A letra deve ser legível. Se você tem problemas nesse campo, escreva tudo com letra de forma. 

10) Não use palavrões, xingamentos, nem expresse pontos de vista que possam ferir os Direitos Humanos. Isso pode prejudicar o que deve ser uma ideia inteligente: evite radicalismos. 

11) O seu texto deve ser escrito em Prosa Dissertativa: estruturada por períodos e parágrafos (diferentemente de um poema ou de uma música, por exemplo, os quais são estruturados em versos e estrofes).

12) A estrutura da dissertação deve apresentar, no mínimo, três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  
ESTRUTURA DISSERTATIVA DIVULGADA PELO INEP E EXIGIDA PELO ENEM:
 


Maria Teresinha Alves Lima - professora de Redação do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Renovação (www.renovacao.com.br), tradicional instituição de ensino com mais de 35 anos de atividades e atuação do Ensino Infantil ao Ensino Médio, com unidades em São Paulo (capital) e na cidade de Indaiatuba, interior de SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados