Com o primeiro grupo da Geração Z entrando no
mercado de trabalho e os Baby Boomers continuando a trabalhar até mais tarde,
as empresas agora têm até quatro gerações diferentes trabalhando juntas e
colaborando mais de perto do que nunca. Cada geração, no entanto, foi moldada
por culturas, tecnologias e estilos de comunicação diferentes, o que acarreta
discrepâncias significativas no modo como as diferentes gerações trabalham e se
comunicam no local de trabalho. Por conta disso, as organizações precisam
garantir que estejam criando um ambiente que acomode todos os funcionários.
Para ajudar a entender melhor esses conflitos de
geração, a GoTo by LogMeIn conduziu uma
pesquisa que examina os comportamentos diários no local de trabalho, os estilos
de comunicação e as ferramentas utilizadas por 2 mil funcionários de escritório
nos EUA e em todo o mundo. Confira o que os resultados revelam sobre como as
tendências e preferências de colaboração no local de trabalho variam entre as
diferentes gerações:
1 - Funcionários mais jovens colaboram mais
ativamente e usam mais ferramentas
Os colaboradores mais jovens são muito mais
propensos a utilizar ferramentas de videoconferência e bate-papo e também usam
uma variedade maior dessas ferramentas. Isso não é uma grande surpresa, pois as
gerações mais recentes cresceram usando o Facetime e as mensagens instantâneas.
No entanto, a diferença ainda é bastante surpreendente. De fato, para as
ferramentas de bate-papo e vídeo, respectivamente, a diferença entre as duas
faixas etárias abrangendo essas soluções mostra uma disparidade real entre
gerações:
- Uso
de ferramentas de videoconferência:
- 86%
dos funcionários entre 25 e 34 anos, contra apenas 46% dos funcionários
com mais de 55 anos;
- Uso
de ferramentas de chat:
- 92%
dos funcionários entre 18 e 24 e 25 e 34 anos, contra apenas 51% dos
funcionários com mais de 55 anos;
As tecnologias de colaboração já abrangem diversas
tarefas e funções, desde mensagens instantâneas a video chamadas, chat e
telefone. Para atender as necessidades, as empresas, muitas vezes, implementam
soluções individuais para cada uma dessas tecnologias. De acordo com o estudo,
cerca de 60% dos funcionários entre as faixas etárias mais jovens (18 a 44
anos) adotaram pelo menos três ferramentas de colaboração diferentes para uso
diário, em comparação a apenas 42% dos funcionários entre 45 e 55 anos e 28%
dos com mais de 55 anos.
2 - As gerações mais jovens estão preocupadas com a
falta de consolidação entre os aplicativos de colaboração
Embora os recursos de várias soluções, sem dúvidas,
facilitam a vida de todos no trabalho, o aumento do uso de ferramentas de
colaboração dispersas entre as gerações mais jovens também fez com que eles se
sentissem desperdiçando mais tempo alternando entre esses aplicativos.
- Muitos
sentem que perdem muito tempo alternando entre ferramentas de colaboração:
- 60%
dos funcionários entre 18 e 24 anos e 63% dos trabalhadores entre 25 e
34;
- Enquanto
as gerações mais experientes tendem a usar menos ferramentas de
colaboração, 40% dos funcionários com mais de 55 anos ainda sentem que
perdem tempo alternando entre tecnologias;
3 - As gerações mais experientes valorizam trabalho
individual versus colaboração em equipe
Dada a crescente utilização de ferramentas de
colaboração por parte das gerações mais jovens, não é surpresa que a pesquisa
tenha revelado que elas esperam mais comunicação do que as gerações anteriores
e também são mais propensos a gostar de trabalho em equipe. Os funcionários com
mais de 55 anos preferem trabalhar por conta própria (41% vs. 33%), enquanto os
funcionários mais novos têm maior probabilidade de notar a falta de comunicação
entre os colegas de trabalho (56% deles estão entre 18 e 44 anos e apenas 35%,
acima de 45 anos) - o que significa que as organizações devem facilitar e
incentivar maior contato entre esses membros da equipe.
Todos sabem que as empresas estão ocupadas. E,
embora os avanços nas tecnologias de colaboração tenham desempenhado um papel
fundamental em ajudar os funcionários a acompanhar demandas crescentes e
melhorar a eficiência das operações, tanto as gerações mais experientes quanto
as mais jovens têm a mesma mensagem para os líderes de TI: o conjunto de
soluções nos trouxe até aqui, mas é hora de uma nova evolução no local de
trabalho. Aqueles que estão no mercado há muito tempo não estão adotando várias
das soluções, enquanto os trabalhadores mais jovens relatam que o constante
malabarismo de soluções está prejudicando a produtividade.
A chave para uma colaboração bem-sucedida é
encontrar políticas e tecnologias que funcionem para todas as gerações. Não
precisa ser uma solução única para todos os casos, mas sim encontrar um
fornecedor que ofereça um ponto único para as soluções de comunicação unificada
e colaboração (UCC), de modo que aqueles que desejam se conectar por telefone
em vez de bate-papo ou videoconferência em vez de texto, possam ter a mesma
experiência agradável.
Oferecer aos funcionários as tecnologias de
colaboração unificadas certas, que são uma solução completa ou conjunto de
ferramentas que se integram facilmente ao fluxo de trabalho do usuário,
permitirá menos tempo gasto com a tecnologia real e mais tempo disponível para
aproveitar todos os benefícios que ela oferece. Um único provedor que oferece
um conjunto completo de produtos para atender a várias necessidades de
colaboração de uma empresa garante que todas as gerações de funcionários possam
se sentir mais engajadas e empoderadas, independentemente de onde e como eles preferem
trabalhar.
LogMeIn, Inc.
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