Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de julho de 2019

VERBOGENTILEZA LANÇA CONCEITO PARA 2019 E COLOCA O VERBO “REALIZAR” COMO NORTE PARA UMA TRANSFORMAÇÃO URBANA


PROJETO LANÇA PLATAFORMA DE REALIZAÇÕES, CONVIDA EMBAIXADORES E PREPARA O FESTIVAL VERBOGENTILEZA PARA 7 E 8/9, EM BELO HORIZONTE


Uma porta aberta para a mudança. O Verbogentileza sempre teve como propósito transformar as relações dentro das cidades, sendo a gentileza um elo de ligação entre as pessoas, as marcas e o espaço urbano. Em 2019, entrando em seu quarto ano, o projeto será norteado pelo verbo realizar, trazendo para mais perto indivíduos e organizações com responsabilidade social urbana e funcionando como rede, como um catalisador do trabalho coletivo para uma cidade melhor.

Para isso, o Verbogentileza lança um site (www.verbogentileza.com.br), que funcionará como plataforma de realizações. Um espaço para o recebimento de projetos que precisam de apoio e visibilidade. As redes sociais continuam sendo um canal de escuta e de disseminação de ações gentis e conteúdo próprio. E para estar mais próximo de “gente que realiza”, foram convidados para embaixadores do Verbogentileza quatro pessoas atuantes na cidade: Filipe Thales, Duda Salabert, Kdu dos Anjos e Bruna Kassab.

As ações pop-up ganham novo propósito e o compromisso de realizar, deixar uma contribuição real por onde passarem. Em formato experimental e de protótipo, o Verbogentileza vai viabilizar, com ajuda financeira, quatro projetos não-próprios indicados pelos embaixadores, para ampliar ainda mais sua atuação na cidade. A ideia é que essa rede cresça no futuro, impactando projetos e pessoas diferentes e conectando essas ações a marcas.

E o Festival Verbogentileza, que será nos dias 7 e 8 de setembro, na Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte, será uma oportunidade de dar ainda mais visibilidade a propostas que tenham a gentileza urbana como referência. As oficinas e workshops pretendem trazer a reflexão sobre como as pessoas podem fazer a cidade mais gentil pra elas mesmas, além de uma programação musical que traz leveza e mais cultura ao evento. RELAIZAÇÃO: MINISTÉRIO DA CIDADANIA e Pátria Amada Brasil Governo Federal. Conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5.000 médicos cooperados e colaboradores ao Programa Sociocultural. 

“Nesses quatro anos, fomos nos transformando em uma rede catalisadora de mudanças urbanas, tendo a gentileza como fio condutor. Tem sido uma experiência transformadora também para a equipe, ao ver um sonho virar plataforma. Começamos escutando a cidade. E quando tiramos das nossas mãos o papel de escolha, evoluímos para uma ponte que conecta marcas, pessoas e movimentos que possuem o mesmo sonho que o nosso: cultura, colaboração, diversidade. E já estamos pensando em como evoluir para outras grandes cidades. Percebemos a tendência de marcas como conectoras das mudanças sociais e queremos gerar negócios para as empresas e os projetos”, comenta a idealizadora, Patrícia Tavares.


VERBOGENTILEZA - TRAJETÓRIA

O projeto Verbogentileza surgiu em 2016, em Belo Horizonte, com o objetivo de ser uma plataforma de ações individuais, coletivas, on e off-line. E engajar – por meio da cultura, da educação e de ações de conscientização – as pessoas a buscarem soluções mais inteligentes, compartilhadas e sustentáveis, para melhorar a vida nos grandes centros urbanos. 

Na prática, o projeto atua em três frentes. As redes sociais são um canal de escuta e de criação de conteúdo, buscando dar luz a iniciativas afins e incentivar posturas gentis. As ações pop-up na cidade propõem trazer reflexão, conectar pessoas, elucidar projetos. E o Festival Verbogentileza é a celebração do projeto com o público, o momento em que as ações se juntam e uma programação cultural e de reflexão é disponibilizada gratuitamente. Em 2019 será a quarta edição do evento.

Em sua trajetória, o Verbogentileza passou por diversos momentos. Em 2016 ele se apresentou à cidade. No Festival, o público foi convidado a escrever seus anseios e desejos, pessoais e coletivos. Houve escuta, conversa e muita troca de conhecimento. 

Em 2017, as ideias ganharam mais movimento e saíram do papel com formatos, roteiros e interações maiores e diferentes. Em 2018, já ciente do seu papel transformador, o projeto ganhou contornos de rede e não apenas de manifesto. Inspirado nessa essência que é a ação, foi escolhido o verbo “convidar” para nortear o conceito do ano. Foi assim, abrindo e aceitando convites, que o Verbogentileza se fez mais presente.

Para 2019, após muita escuta e troca, ele surge com uma resposta: contar com a força de pessoas realizadoras, com um objetivo em comum. Para este ano, o projeto será uma rede, que conecta gentilezas e contribui efetivamente para uma vida urbana melhor.


Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.000 médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.
facebook.com/verbogentileza
www.verbogentileza.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados