PROJETO
LANÇA PLATAFORMA DE REALIZAÇÕES, CONVIDA EMBAIXADORES E PREPARA O FESTIVAL
VERBOGENTILEZA PARA 7 E 8/9, EM BELO HORIZONTE
Uma porta aberta
para a mudança. O Verbogentileza sempre teve como
propósito transformar as relações dentro das cidades, sendo a gentileza um elo
de ligação entre as pessoas, as marcas e o espaço urbano. Em 2019, entrando em
seu quarto ano, o projeto será norteado pelo verbo realizar,
trazendo para mais perto indivíduos e organizações com responsabilidade social
urbana e funcionando como rede, como um catalisador do trabalho coletivo para
uma cidade melhor.
Para isso, o
Verbogentileza lança um site (www.verbogentileza.com.br), que
funcionará como plataforma de realizações. Um espaço para o recebimento de
projetos que precisam de apoio e visibilidade. As redes
sociais continuam sendo um canal de escuta e de disseminação de
ações gentis e conteúdo próprio. E para estar mais próximo de “gente que
realiza”, foram convidados para embaixadores do Verbogentileza quatro pessoas
atuantes na cidade: Filipe Thales, Duda Salabert, Kdu dos Anjos e Bruna Kassab.
As ações
pop-up ganham novo propósito e o compromisso de realizar,
deixar uma contribuição real por onde passarem. Em formato experimental e de
protótipo, o Verbogentileza vai viabilizar, com ajuda financeira, quatro
projetos não-próprios indicados pelos embaixadores, para ampliar ainda mais sua
atuação na cidade. A ideia é que essa rede cresça no futuro, impactando
projetos e pessoas diferentes e conectando essas ações a marcas.
E o Festival
Verbogentileza, que será nos dias 7 e 8 de setembro, na Praça
Floriano Peixoto, em Belo Horizonte, será uma oportunidade de dar ainda mais
visibilidade a propostas que tenham a gentileza urbana como referência. As
oficinas e workshops pretendem trazer a reflexão sobre como as pessoas podem
fazer a cidade mais gentil pra elas mesmas, além de uma programação musical que
traz leveza e mais cultura ao evento. RELAIZAÇÃO: MINISTÉRIO DA CIDADANIA e
Pátria Amada Brasil Governo Federal. Conta com patrocínio do Instituto
Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5.000 médicos cooperados e
colaboradores ao Programa Sociocultural.
“Nesses quatro
anos, fomos nos transformando em uma rede catalisadora de mudanças urbanas,
tendo a gentileza como fio condutor. Tem sido uma experiência transformadora
também para a equipe, ao ver um sonho virar plataforma. Começamos escutando a
cidade. E quando tiramos das nossas mãos o papel de escolha, evoluímos para uma
ponte que conecta marcas, pessoas e movimentos que possuem o mesmo sonho que o
nosso: cultura, colaboração, diversidade. E já estamos pensando em como evoluir
para outras grandes cidades. Percebemos a tendência de marcas como conectoras
das mudanças sociais e queremos gerar negócios para as empresas e os projetos”,
comenta a idealizadora, Patrícia Tavares.
VERBOGENTILEZA
- TRAJETÓRIA
O projeto
Verbogentileza surgiu em 2016, em Belo Horizonte, com o objetivo de ser uma
plataforma de ações individuais, coletivas, on e off-line. E
engajar – por meio da cultura, da educação e de ações de conscientização – as
pessoas a buscarem soluções mais inteligentes, compartilhadas e sustentáveis,
para melhorar a vida nos grandes centros urbanos.
Na prática, o
projeto atua em três frentes. As redes sociais são um canal de
escuta e de criação de conteúdo, buscando dar luz a iniciativas afins e
incentivar posturas gentis. As ações pop-up na cidade propõem
trazer reflexão, conectar pessoas, elucidar projetos. E o Festival
Verbogentileza é a celebração do projeto com o público, o
momento em que as ações se juntam e uma programação cultural e de reflexão é
disponibilizada gratuitamente. Em 2019 será a quarta edição do evento.
Em sua
trajetória, o Verbogentileza passou por diversos momentos. Em 2016 ele se
apresentou à cidade. No Festival, o público foi convidado a escrever seus
anseios e desejos, pessoais e coletivos. Houve escuta, conversa e muita troca
de conhecimento.
Em 2017, as
ideias ganharam mais movimento e saíram do papel com formatos, roteiros e
interações maiores e diferentes. Em 2018, já ciente do seu papel transformador,
o projeto ganhou contornos de rede e não apenas de manifesto. Inspirado nessa
essência que é a ação, foi escolhido o verbo “convidar” para nortear o conceito
do ano. Foi assim, abrindo e aceitando convites, que o Verbogentileza se fez
mais presente.
Para 2019, após
muita escuta e troca, ele surge com uma resposta: contar com a força de pessoas
realizadoras, com um objetivo em comum. Para este ano, o projeto será uma rede,
que conecta gentilezas e contribui efetivamente para uma vida urbana melhor.
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH,
desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o
bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o
meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao
setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal
de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.000 médicos
cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram
alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade,
Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais
em www.institutounimedbh.com.br.
facebook.com/verbogentilezawww.verbogentileza.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário