Pesquisar no Blog

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Obesidade pode provocar danos permanentes no joelho


Prof. Dr. Rene Abdalla, ortopedista e diretor médico do Instituto do Joelho HCor, alerta que o excesso de peso favorece o desgaste da cartilagem e com isso o aparecimento da artrose


            O mais recente levantamento sobre obesidade no Brasil aponta que 18,9% da população está obesa e 54% com sobrepeso. Os números são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e mostram a preocupante realidade do país.

            Além das doenças metabólicas, a obesidade pode provocar problemas ortopédicos e danos permanentes nos joelhos. “Temos vários estudos que comprovam que devido à sobrecarga o surgimento da artrose é quase inevitável. O desgaste da cartilagem que protege as extremidades dos ossos que se ligam ao joelho é muito grande. Além disso, o excesso de peso reduz a mobilidade e aumenta a possibilidade de lesões futuras”, explica o Prof. Dr. Rene Abdalla, ortopedista e diretor médico do Instituto do Joelho HCor.

            Uma das maneiras de atenuar esse desgaste da cartilagem é investir em programas de perda de peso, seja por meio de dietas, reeducação alimentar e atividade física orientada. Mas o desgaste que foi feito dificilmente poderá ser recuperado.

“Os pacientes, após significativa perda de peso, sentem-se mais confortáveis e com indicação de prática de exercícios. Muitos começam a exigir mais dos joelhos. Nesse momento sentem os efeitos do antigo sobrepeso”, acrescenta Dr. Rene.

            Para evitar lesões mais graves o paciente deve procurar orientação especializada antes de iniciar qualquer tipo de exercício, principalmente os que exigem muito dos joelhos desgastados. “Esse paciente em especial precisa, antes de tudo, fortalecer a musculatura da região para ter a certeza de que está preparado para iniciar uma atividade física com uma margem de segurança”, acrescenta o ortopedista.


Dicas importantes

 Procure um especialista para orientações sobre como iniciar a prática do exercício físico.

 Alongue a musculatura para preparar o corpo, antes de iniciar a atividade.

 Fique atento aos exercícios praticados e procure uma série que melhor se ajuste as suas necessidades. Cuidado para não sobrecarregar os joelhos.

 Intercale atividades, por exemplo, corrida com musculação.

 Escolha calçados que protejam os membros inferiores de impactos e movimentos repetitivos.

 Ao primeiro sinal de dor pare os exercícios imediatamente e procure o especialista para nova avaliação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados