Pesquisar no Blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Limpeza de filtro do ar condicionado dura apenas dez minutos e pode evitar diversos problemas


ASBRAV salienta que equipamento precisa ser limpo periodicamente


Tirar o filtro do ar condicionado, passar embaixo da torneira tirando a sujeira, secar e colocar novamente no equipamento. O processo de limpeza não dura mais do que dez minutos e é essencial para a prevenção de doenças e para que o equipamento tenha uma vida útil maior, como reforça o engenheiro mecânico e conselheiro da ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Ricardo Vaz de Souza.

- A limpeza do filtro do ar condicionado residencial não demanda nenhum procedimento muito complexo, apenas retirar o filtro e limpar. Pode ser apenas com água, sem nenhum produto de limpeza. Também não necessita de água quente. Um dos problemas mais comuns do filtro sujo é que, depois de algum tempo, acaba congelando a umidade, pingando água dentro do ambiente. Além disso, acumula tanta sujeira que o aparelho começa a apresentar falhas. Nestes casos, o usuário vai precisar retirar o equipamento, levar ao técnico para que façam uma limpeza interna. É um processo que custa caro, pois precisa retirar e colocar o ar condicionado na parede – salienta.

Outro problema destacado pelo especialista é a diminuição da qualidade do ar. O acúmulo de sujeira promove o aumento de ácaros e bactérias no interior do equipamento, e estes microrganismos ficam redistribuídos no ambiente, possibilitando uma série de doenças. O ideal é limpar o filtro a cada quinze dias no verão ou quando o aparelho é usado com frequência. No inverno e em períodos de pouca utilização, é recomendado lavar a cada trinta dias.




 
Mariana da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados