Saiba
como essa ferramenta ajuda na construção de uma imagem positiva e de
credibilidade
Com a Internet, as redes sociais e o mundo online
ganhando cada vez mais força junto ao público, diversos candidatos utilizaram a
reputação online nas eleições de 2018. Com essa estratégia, eles
conseguiram passar aos eleitores uma imagem renovada e de grande credibilidade.
Gerenciar uma reputação vai muito além de lidar com comentários negativos, e
esse trabalho deve ser feito por profissionais e empresas especialistas no
assunto.
Não são só os políticos que usam o gerenciamento de
reputação online. Empresários, advogados, celebridades e esportistas,
entre outros, estão se beneficiando cada vez mais desse serviço.
Como funciona o gerenciamento da reputação online
Segundo Fernando Azevedo, sócio da Silicon Minds,
empresa de reputação online sediada no Vale do Silício,
Califórnia (EUA), “as empresas podem ter diferentes estratégias e ferramentas,
mas tudo se resume a alguns princípios gerais, que inclui monitorar, reagir e depois
passar para métodos proativos”. No entanto, o trabalho também engloba conteúdo
direcionado e o aumento da presença na web. Também faz parte do processo o uso
de ferramentas como controle de mídia social, reparo de danos e reconstrução de
imagem, caso haja necessidade.
Cada vez mais os brasileiros compreendem que o
gerenciamento de reputação online pode construir ou destruir
carreiras, como no caso de celebridades que tem a imagem abalada, refletindo em
suas carreiras, podendo inclusive chegar à quebra de contratos. “Lidar com a
reputação é assunto sério e as empresas que realizam esse trabalho devem estar
muito bem preparadas e serem assertivas ao longo de todo o processo. Assim,
contratar uma empresa requer cuidado. Por exemplo, apesar de ser americana,
todos os sócios da Silicon Minds são brasileiros e entendemos muito bem a
realidade do Brasil. É preciso entender a realidade na qual o cliente está
inserido. Além disso, nossa equipe - oriunda da Stanford University, uma das
universidades mais prestigiadas do mundo – é altamente especializada em
conhecimentos e técnicas. Dispomos também de softwares exclusivos e eficazes robôs.
Quando se trata de reputação online não dá para contratar um
trabalho mediano e contar com a sorte”, explica Azevedo.
O especialista revela como a reputação online é
realizada:
- Reputação
O robô do Google não sabe o que é conteúdo positivo
ou negativo e nem o que é verdadeiro ou falso. Ele simplesmente trabalha com
fatores de relevância. Dentre estes fatores, que são mais de 200, existem
alguns principais que ajudam a melhorar sua reputação digital.
- SEO on page
SEO on page são as marcações do seu site,
como estrutura, conteúdo, títulos, links internos, velocidade, ausência de
erros e imagens. Quando feita de maneira correta, este fator já ajuda o ranking
do seu site.
- Links externos
Os links externos são chamados de backlinks.
Eles são links de outros sites para o seu site, de preferência usando
a palavra-chave do link com seu nome. Naturalmente, backlinks são
conseguidos por leitores que gostaram do seu conteúdo e decidem compartilhar em
outros sites. A Silicon Minds tem softwares
exclusivos de criação de backlinks e geração de artigos e ainda
contam com mais de 2 mil domínios próprios de alta autoridade no Brasil e mais
de 500 mil contas online em plataformas de blogs.
- Taxa de cliques
Ao procurar seu nome no Google, cada vez que você
clica num link negativo, você está cimentando aquele resultado. Links
polêmicos geralmente recebem muitos cliques e por isso são mais difíceis de
sair. É essencial ter uma ferramenta com proxies (endereço de Internet)
que possa simular pesquisas no Google ao redor do mundo e clicando em links
positivos para gradualmente dar mais relevância aos links positivos.
- Sinais sociais
Curtidas, compartilhamentos e comentários em redes
sociais também são importantes principalmente para os links positivos que
precisam ganhar mais destaques.
- Resenhas negativas
Resenhas podem ser melhoradas com a busca de
resenhas positivas autênticas. O acesso aos clientes que deixaram resenhas
negativas é importante para que a empresa entenda com o que estão
insatisfeitos, assim como a possibilidade de oferecer uma solução e conquistar a
confiança destes. O contato com os clientes proporciona a melhoria dos serviços
oferecidos.
- Redes sociais
A empresa deve cuidar da reputação e conteúdo de
diversos clientes no Instagram assim como também reportar assédio, difamação e
criação de contas anônimas. Nossa plataforma, criada exclusivamente para o
Instagram, mais nossa equipe de conteúdo, têm conseguido aumento exponencial
para nossos clientes e ajudado muito o crescimento do negócio deles.
- Defesa contra trolls, assédio,
difamação e calúnia
A empresa contratada deve defender vítimas de cyberbullying
e trolls
na Internet,
sempre trabalhando do lado da lei, entrando com ações na justiça e se
defendendo destes criminosos enquanto melhoram a reputação de seus clientes.
Fernando Azevedo - sócio da Silicon Minds e autor dos livros "Os
segredos de Reputação Online", "O negócio sujo das Fake News",
"Como se defender de cyberbullies e trolls" e "Hackers Expostos”
disponíveis na Amazon. https://www.amazon.com/Fernando-Uilherme-Barbosa-de-Azevedo/e/B07G7JHBTR/ref=dp_byline_cont_ebooks_1
Silicon-Minds
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