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terça-feira, 16 de outubro de 2018

Eleições 2018: Reputação online foi parte da estratégia usada pela maioria dos políticos eleitos


Saiba como essa ferramenta ajuda na construção de uma imagem positiva e de credibilidade
 
Com a Internet, as redes sociais e o mundo online ganhando cada vez mais força junto ao público, diversos candidatos utilizaram a reputação online nas eleições de 2018. Com essa estratégia, eles conseguiram passar aos eleitores uma imagem renovada e de grande credibilidade. Gerenciar uma reputação vai muito além de lidar com comentários negativos, e esse trabalho deve ser feito por profissionais e empresas especialistas no assunto.

Não são só os políticos que usam o gerenciamento de reputação online. Empresários, advogados, celebridades e esportistas, entre outros, estão se beneficiando cada vez mais desse serviço.


Como funciona o gerenciamento da reputação online

Segundo Fernando Azevedo, sócio da Silicon Minds, empresa de reputação online sediada no Vale do Silício, Califórnia (EUA), “as empresas podem ter diferentes estratégias e ferramentas, mas tudo se resume a alguns princípios gerais, que inclui monitorar, reagir e depois passar para métodos proativos”. No entanto, o trabalho também engloba conteúdo direcionado e o aumento da presença na web. Também faz parte do processo o uso de ferramentas como controle de mídia social, reparo de danos e reconstrução de imagem, caso haja necessidade.

Cada vez mais os brasileiros compreendem que o gerenciamento de reputação online pode construir ou destruir carreiras, como no caso de celebridades que tem a imagem abalada, refletindo em suas carreiras, podendo inclusive chegar à quebra de contratos. “Lidar com a reputação é assunto sério e as empresas que realizam esse trabalho devem estar muito bem preparadas e serem assertivas ao longo de todo o processo. Assim, contratar uma empresa requer cuidado. Por exemplo, apesar de ser americana, todos os sócios da Silicon Minds são brasileiros e entendemos muito bem a realidade do Brasil. É preciso entender a realidade na qual o cliente está inserido. Além disso, nossa equipe - oriunda da Stanford University, uma das universidades mais prestigiadas do mundo – é altamente especializada em conhecimentos e técnicas. Dispomos também de softwares exclusivos e eficazes robôs. Quando se trata de reputação online não dá para contratar um trabalho mediano e contar com a sorte”, explica Azevedo.

O especialista revela como a reputação online é realizada:


- Reputação

O robô do Google não sabe o que é conteúdo positivo ou negativo e nem o que é verdadeiro ou falso. Ele simplesmente trabalha com fatores de relevância. Dentre estes fatores, que são mais de 200, existem alguns principais que ajudam a melhorar sua reputação digital.


- SEO on page

SEO on page são as marcações do seu site, como estrutura, conteúdo, títulos, links internos, velocidade, ausência de erros e imagens. Quando feita de maneira correta, este fator já ajuda o ranking do seu site.


- Links externos

Os links externos são chamados de backlinks. Eles são links de outros sites para o seu site, de preferência usando a palavra-chave do link com seu nome. Naturalmente, backlinks são conseguidos por leitores que gostaram do seu conteúdo e decidem compartilhar em outros sites. A Silicon Minds tem softwares exclusivos de criação de backlinks e geração de artigos e ainda contam com mais de 2 mil domínios próprios de alta autoridade no Brasil e mais de 500 mil contas online em plataformas de blogs.


- Taxa de cliques

Ao procurar seu nome no Google, cada vez que você clica num link negativo, você está cimentando aquele resultado. Links polêmicos geralmente recebem muitos cliques e por isso são mais difíceis de sair. É essencial ter uma ferramenta com proxies (endereço de Internet) que possa simular pesquisas no Google ao redor do mundo e clicando em links positivos para gradualmente dar mais relevância aos links positivos.


- Sinais sociais

Curtidas, compartilhamentos e comentários em redes sociais também são importantes principalmente para os links positivos que precisam ganhar mais destaques.


- Resenhas negativas

Resenhas podem ser melhoradas com a busca de resenhas positivas autênticas. O acesso aos clientes que deixaram resenhas negativas é importante para que a empresa entenda com o que estão insatisfeitos, assim como a possibilidade de oferecer uma solução e conquistar a confiança destes. O contato com os clientes proporciona a melhoria dos serviços oferecidos.


- Redes sociais

A empresa deve cuidar da reputação e conteúdo de diversos clientes no Instagram assim como também reportar assédio, difamação e criação de contas anônimas. Nossa plataforma, criada exclusivamente para o Instagram, mais nossa equipe de conteúdo, têm conseguido aumento exponencial para nossos clientes e ajudado muito o crescimento do negócio deles.


- Defesa contra trolls, assédio, difamação e calúnia

A empresa contratada deve defender vítimas de cyberbullying e trolls na Internet, sempre trabalhando do lado da lei, entrando com ações na justiça e se defendendo destes criminosos enquanto melhoram a reputação de seus clientes.






Fernando Azevedo - sócio da Silicon Minds e autor dos livros "Os segredos de Reputação Online", "O negócio sujo das Fake News", "Como se defender de cyberbullies e trolls" e "Hackers Expostos” disponíveis na Amazon. https://www.amazon.com/Fernando-Uilherme-Barbosa-de-Azevedo/e/B07G7JHBTR/ref=dp_byline_cont_ebooks_1

 Silicon-Minds


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