Pesquisar no Blog

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Dia Nacional de Conscientização da Psoríase: Dermatologista explica os sintomas e tratamentos


Se não tratada corretamente e atingindo as articulações, a patologia pode causar deformidades


A psoríase é uma das principais doenças de pele, afetando cerca de 2% da população mundial, de acordo com estudos. Por isso, em 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional de Conscientização da Psoríase. O objetivo da data é alertar para os perigos que a patologia, se não tratada, pode ocasionar. “Se a doença atingir as articulações do paciente, sem tratamento, pode gerar sequelas, como deformidades”, avisa a dermatologista do Grupo São Cristóvão Saúde, Dra. Amanda Tedim.

Manifestando-se principalmente em homens e mulheres entre os 20 e 40 anos de idade, a psoríase é uma doença crônica, inflamatória e não contagiosa da pele e das articulações. “Os sintomas são lesões com placas avermelhadas e descamação, podendo haver coceira ou não. No caso de artrite psoriática, há dores articulares, sobretudo nas mãos ou pés”, explica a profissional.

De acordo com a especialista, as lesões são mais comuns nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo, unhas e articulações, embora possa acometer o corpo todo. Para diagnosticar, na maioria das vezes, basta apenas o exame clínico, porém, quando há dúvidas, pode ser solicitada uma biópsia da pele lesionada.

Quanto à causa, não existe uma razão específica. “A psoríase surge devido à interação de fatores genéticos, ambientais, como estresse, medicamentos, infecções e traumas, além de quedas no sistema imunológico”, comenta a dermatologista. No entanto, ela ressalta que o estresse físico-emocional pode ser um importante gatilho para o aparecimento da doença, mas não é uma causa isolada.

Há diversos tratamentos disponíveis e eles são indicados de acordo com a gravidade da doença e o quadro clínico de cada paciente. Pode ser realizado por meio de medicamentos tópicos, como pomadas, loções e shampoo; fototerapia (exposição à radiação artificial de UVB e UVA); e até medicamentos sistêmicos, como orais e injetáveis. “Infelizmente, a psoríase ainda é uma doença sem cura, mas controlável, se o tratamento for adequado”, finaliza Dra. Amanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados