Pesquisar no Blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Crianças veganas e vegetarianas


Como nutrir adequadamente

Com cada vez mais adeptos, o Veganismo e Vegetarianismo ainda trazem muitas dúvidas e junto alguns mitos. Se na alimentação dos adultos existem muitos questionamentos, imagina na das crianças. Mas será que é possível a criança ser nutrida adequadamente adotando uma vida vegana ou vegetariana? A nutricionista materno infantil Alexandra Marinho explica que sim!

"Com uma dieta composta por alimentos de origem vegetal desde a introdução alimentar dos sólidos é sim possível. Mas é preciso supervisão e bastante atenção em cada alimento oferecido, para que o bebê tenha a quantidade suficiente para o desenvolvimento infantil. Quando feito sem um acompanhamento, pode realmente acontecer um déficit nutricional, mas quando tem acompanhamento não só do pediatra, mas de um nutricionista especializado, o resultado é bem interessante", explica a nutricionista.

Cálcio e ferro são os principais nutrientes que podem ter uma baixa no organismo dos pequenos e prejudicam diretamente no crescimento. Com isso, o ideal é que a dieta seja muito bem elaborada, com orientação em relação a quantidade e que seja o suficiente para atingir a meta indicada.

Então que tal algumas receitas de comidinhas do bebê veganos? Confira uma receitinha salgada deliciosa e com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê.


Ingredientes

1 COLHER DE SOPA DE AZEITE EXTRA VIRGEM (15ML)
1 COLHER DE SOPA DE CEBOLA PICADA ( 10G)
2 COLHERES DE SOPA DE QUINOA EM GRÃOS (30G)
1 COLHER DE SOPA DE ERVILHA FESCA (12G)
½ CENOURA PICADA (15G)
2 COLHERES DE SOPA DE ESPINAFRE PICADO(40G)
1 COLHER DE SOPA DE SALSINHA PICADA (5G)


MODO DE PREPARO:
EM UMA PANELA, AQUEÇA O AZEITE E REFOGUE A CEBOLA. ACRESCENTE EM SEGUIDA A ERVILHA, CENOURA COM UM POUCO DE ÁGUA E DEIXE COZINHAR POR 15 MINUTOS. DEPOIS ACRESCENTE A QUINOA LAVADA E DEIXE COZINHAR POR MAIS 10 A 15 MINUTOS. LOGO APÓS, ACRESCENTE O ESPINAFRE E DEIXE COZINHAR POR MAIS 5 MINUTOS EM FOGO BAIXO. AO FINAL DESLIGUE O FORNO E ACRESCENTE A SALSINHA. NA HORA DE SERVIR PARA O BEBÊ, AMASSE OS ALIMENTOS SEPARADAMENTE NO PRATO.

É importante ressaltar que algumas vitaminas, como a B12 não tem como repor através somente da alimentação vegana/vegetariana, então deve ser suplementada desde o nascimento, mas a quantidade só deve ser indicada por um profissional especializado, que irá avaliar o necessário para cada indivíduo.




Alexandra Marinho - Nutricionista Materno Infantil - Formada desde 2004 pela Universidade Estácio de Sá, Alexandra Marinho tem especializações como MBA em gestão e segurança alimentar, nutrição clínica funcional e nutrição pediátrica, de escolares e pré escolares. Se tornou nutricionista materno infantil após o nascimento da sua filha, Malu de 6 anos, que nasceu prematura e não sabia como nutrí-la o suficiente. Atua em consultório particular na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para atendimento desde as "tentantes" queiram engravidar, gestantes, orientação no período da amamentação, emagrecimento pós parto, além de toda parte nutricional do bebê, introdução alimentar até cardápio para 2 anos de idade. Atua com os pré escolares e escolares em creches e escolas com trabalhos de educação nutricional e atendimento individualizado também. Faz rodas de conversas e workshops sobre diversos temas da área de foco e atuação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados