Pesquisar no Blog

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Vestibular de meio de ano: dicas para o último mês de preparação



1.    Resolva edições anteriores dos vestibulares que prestará.


2.    Na internet, é fácil encontrar resoluções comentadas dos principais exames. Para um treino efetivo, não vale apenas contabilizar seus pontos. Vá atrás dos motivos por que errou cada questão. É uma lacuna no seu conhecimento sobre aquele assunto? Ou será que você se afobou ao analisar as alternativas?

3.    Use as edições anteriores de seus vestibulares alvo para fazer um diagnóstico tanto das suas vulnerabilidades quanto das suas vantagens competitivas. Quais são os assuntos que mais lhe causam dúvida? Quais são os temas que você domina com mais tranquilidade?

4.    Planeje seus estudos de forma ultra objetiva: corra atrás daqueles assuntos que você menos domina e revise aqueles temas que você costuma acertar para garantir esses pontos.


5.    Se você tem dificuldade para administrar o tempo, cronometre o quanto gasta para resolver os diferentes tipos de questão que figuram no exame que pretende prestar. Use esse treino para estabelecer uma estratégia para o dia de prova.

6.    Elabore um plano de estudos alternando áreas do conhecimento. Especialistas já comprovaram que mudar de assunto favorece a concentração e o rendimento. A cada 1h30 de estudo, faça intervalos de 10 minutos para recarregar as baterias. 

7.    Organize-se. Antes de sentar para estudar, separe todo o material de que precisará para evitar interrupções e faça um esforço para eliminar as distrações, principalmente aquelas que moram na tela do smartphone. Neste último mês de preparação, foco é fundamental.

8.    Não descuide de sua saúde mental. Na reta final, é muito comum o aluno sucumbir ao stress e por toda a sua preparação a perder. A regra nessa etapa da preparação é evitar excessos. Isso vale para a vida social, para um programa de exercícios e até para o estudo. 

9.    Faça redações a partir das propostas que figuraram nos exames que você prestará. Submeta-as a correção e, depois, dedique-se a reelaborar suas produções utilizando como base os apontamentos do corretor. Muitos alunos pulam essa etapa e, por isso mesmo, não vêem evolução em suas notas. Não se trata, simplesmente, de ‘passar a limpo’ a redação mas de reescrevê-la com o intuito de resolver as questões textuais lá presentes. 

10.  Invista no seu repertório argumentativo, dedicando ao menos 20 minutos diários à leitura de atualidades. Mas preste atenção nas fontes: muitos dos textos que circulam nas redes sociais contém informações mal apuradas e até falsas.




Fonte:  Prof. Almir Bunduki - Coordenador das atividades pré-vestibulares do Colégio Stockler
Professor com 30 anos de experiência em cursinhos pré-vestibulares
Diretor pedagógico da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Stockler




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados