Pesquisar no Blog

quarta-feira, 3 de maio de 2017

CHEGOU A TEMPORADA DA GRIPE: É HORA DE SE VACINAR?



Com a chegada do outono, inicia-se a temporada de circulação do vírus da gripe. As crianças, especialmente as que frequentam creches e escolas maternais, têm um maior risco de serem acometidas por estas infecções.

A vacina contra a gripe, tão polêmica, é eficaz? Quem deve recebê-la? Quais são as contraindicações? Estes e outros temas polêmicos serão abordados no nosso artigo de hoje, tentando esclarecer as principais dúvidas em relação à gripe e sua prevenção com o uso das vacinas:


O que é a gripe?

A gripe é uma infecção causada somente pelo vírus influenza e não deve ser confundida com os resfriados comuns, pois apesar de ser uma doença, na maioria das pessoas, benigna e autolimitada, podem ocorrer complicações, como, por exemplo, as pneumonias, podendo provocar hospitalizações e até mesmo a morte, especialmente em determinados grupos, como os idosos, portadores de doenças crônicas e crianças pequenas.


Como é transmitido o vírus da gripe?

A transmissão ocorre por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de gotículas, em espirros e tosse. Existe também a possibilidade de se infectar tocando objetos que estão contaminados com os vírus influenza e depois colocando a mão na sua boca, olhos ou nariz.


Qual o período de transmissão do vírus em uma pessoa doente?

O período de transmissibilidade, na maioria dos casos, começa aproximadamente um dia antes do início dos sintomas e persiste até cerca de 7 dias após, sendo que nas primeiras 24 a 72 horas do início dos sintomas a transmissibilidade é máxima. Lembramos que as crianças transmitem com mais intensidade e por mais tempo o vírus que os adultos.


Quais são os sintomas mais comuns da gripe?

Os sintomas da gripe são caracterizados na maioria das vezes por febre de início súbito, dor de garganta, dores musculares e de cabeça, falta de apetite e sintomas respiratórios, como tosse e coriza. Algumas pessoas também podem apresentar sintomas gastrointestinais, como vômitos e diarreia.


Como se prevenir contra a gripe?

A melhor maneira de se prevenir da gripe é através das vacinas. As vacinas são fabricadas com pedaços dos vírus mortos, portanto não podem causar gripe. A exemplo do que ocorre com outras vacinas, a doença pode ocorrer mesmo em pessoas vacinadas, porém nestes casos a gripe é, de maneira geral, mais leve e com recuperação mais rápida do que em não vacinados. É importante lembrar que a vacina da gripe não oferece nenhuma proteção contra doenças respiratórias causadas por outros vírus, como por exemplo os resfriados comuns.
Quem deve receber a vacina?
O Ministério da Saúde divulgou os grupos prioritários que irão receber a vacina na campanha que, neste ano, se inicia a partir do dia 10 de Abril:

Indivíduos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12-21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.


Caso não faça parte dos grupos de risco, posso receber a vacina?

Além destes, podem receber a vacina todos os que desejarem evitar a gripe. Entretanto, na campanha de vacinação na rede pública, apenas os grupos acima citados receberão a vacina.


Para quem a vacina é contraindicada?

A vacina não pode ser feita em crianças menores de 6 meses de idade, assim como nos indivíduos com história de reação anafilática à ingestão de ovo.



Dr. Marco Aurélio Safadi (CRM: 54792) - parceiro da NUK e professor de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e coordenador da Equipe de Infectologia Pediátrica do Hospital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados