Pesquisar no Blog

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Período de férias escolares demanda maior atenção dos pais à prevenção de acidentes domésticos com crianças

Na época de férias escolares aumentam as ocorrências de quedas, choques, queimaduras, intoxicações e afogamentos com crianças. Cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados com a implementação de medidas simples e a supervisão dos adultos durante as brincadeiras. 

 

Durante o período de férias escolares, quando as crianças passam mais tempo dentro de casa, aumentam as ocorrências de com acidentes domésticos envolvendo os pequenos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 90% desses incidentes seriam evitáveis mediante a implementação de simples medidas preventivas.

A pediatra do Hospital Santa Catarina - Paulista, Dra. Juliana Okamoto Ueta, explica que é importante supervisionar brincadeiras e atividades realizadas em casa: “As crianças são muito ativas e curiosas, e estão sempre em busca do que é novidade. Quedas, choques, queimaduras, intoxicações e afogamentos são os principais acidentes que podem acontecer quando elas são deixadas sem supervisão”, conta.

Segundo a médica, é importante que as brincadeiras e brinquedos oferecidos sejam adequados de acordo com a idade da criança. “Como a família e amigos acabam se reunindo mais nessa época, é comum que brinquedos com peças pequenas cheguem nas mãos de crianças menores, ou que algum objeto com pontas possa machucar quem é menor. Nesse sentido, os pais devem ficar atentos para impedir que crianças engulam peças e possam sofrer sufocamento. Os cuidados, embora simples, são fundamentais para evitar acidentes que podem ser fatais”, orienta a pediatra Dra. Juliana.

Outro acidente muito comum é o afogamento. Para quem tem piscina em casa, os acessos às piscinas devem ser mantidos sempre fechados. Além disso, o recomendável é que as piscinas tenham proteção, como grades e tablados. “Piscina é algo muito atrativo para crianças de todas as idades e absolutamente nada substitui o olhar dos responsáveis pelos pequenos. Mesmo com as boias, não se deve deixar a criança sem supervisão de um adulto, justamente para evitar que ocorra uma tragédia”, explica a pediatra.

 

Menos telas e mais atividades ao ar livre 

O período de férias é um convite para aproveitar espaços públicos como praças e parques com mais frequência e deixar de lado o uso muitas vezes excessivo das telas. Praças e parques são ótimos espaços de convivência para todas as idades e para as crianças é uma ótima oportunidade de brincar, correr, andar de bicicleta, praticar atividade física e interagir com outras crianças e são boas opções de distrações longe das telas. “O uso excessivo de telas é um dos grandes vilões da saúde e está afetando as crianças de faixas etárias variadas. O problema não fica apenas relacionado à visão, mas contribui para o sedentarismo, gera ansiedade, prejudica o sono, prejudica a convivência social e gera diversos distúrbios relacionados ao aprendizado”, ressalta a especialista. 

Para que as férias sejam bem aproveitadas, confira dicas para evitar acidentes:

• Utilizar protetores nas tomadas.

• Não deixar ao alcance das crianças objetos cortantes, produtos de limpeza ou inflamáveis, fósforos e isqueiros.

• Utilizar portões de segurança que limitam o acesso a escadas e ambientes abertos como sacadas e aqueles que dão acesso à piscinas e demais espaços que podem representar perigo.

• Manter as crianças afastadas do fogão, especialmente quando ele estiver em uso.

• Piscina fechada ou sempre supervisionada por um adulto, fazendo uso de boias adequadas para a idade.

• Supervisão constante: Nunca deixe crianças sozinhas sem supervisão adequada, especialmente próximas a piscinas, lagos, rios ou áreas com risco de afogamento.

• Uso adequado de equipamentos: Certifique-se de que as crianças utilizam capacetes, joelheiras e cotoveleiras ao andar de bicicleta, patins ou skate.

• Produtos químicos e medicamentos: Mantenha todos os produtos tóxicos, como produtos de limpeza e medicamentos, em armários fechados e fora do alcance das crianças.

• Hidratação adequada: Garante que as crianças bebam bastante água durante as atividades ao ar livre, para evitar a desidratação, especialmente em dias quentes.

• Protetor solar: Use protetor solar com fator de proteção adequado para proteger a pele das crianças dos danos causados pelo sol.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados