Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Programação de férias agita Museu Índia Vanuíre no mês de julho; confira a agenda completa

Imagem: Acervo/Museu Índia Vanuíre


Exposições temporárias também são destaques da instituição em Tupã (SP)

 

O Museu Índia Vanuíre tem uma programação especial para as férias de julho. Entre outras atividades, a instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), promove o projeto “Férias no Museu”, diversas oficinas, ações educativas e recreação. 

Além disso, as exposições temporárias completam a programação. As atividades são gratuitas e voltadas para toda a família. Confira, abaixo, a agenda completa.

 

Saberes e Fazeres Indígenas 

O Museu Índia Vanuíre mantém um compromisso contínuo com a valorização das memórias das comunidades indígenas em todo o país, reconhecendo a importância desse patrimônio cultural. Uma das iniciativas que reflete esse compromisso é o projeto "Saberes e Fazeres Indígenas", uma atividade mensal que visa promover o diálogo entre um indígena convidado e o público do museu. 

Além de estimular debates enriquecedores, o projeto também tem como objetivo preservar e valorizar a transmissão da memória indígena para as futuras gerações. 

Neste mês, o convidado especial é o Krenak Lucas Damaceno, da Terra Indígena Vanuíre, que traz a proposta de contribuir e enriquecer a compreensão e apreciação da cultura e dos saberes indígenas.

 

Datas: 05 de julho (sexta-feira)

Horário: das 9h às 16h

Informações: (14) 3491-2333

 

Férias no Museu 

As atividades promovem o acesso à arte e à cultura de forma lúdica e interativa, tornando a experiência de visitar o Museu mais atraente e agradável, especialmente para as crianças. É uma ótima oportunidade de passar as férias explorando o mundo da arte e da história. Confira, abaixo, a programação completa.

 

Oficina de balangandã

Data: 10 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

Contação de histórias e escultura de balão

Data: 11 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

Oficina de criação e pintura de máscaras de papelão

Data: 12 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

Oficina de confecção de pipa

Data: 16 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

“Quem Canta Seus Males Espanta!” – Oficina de canto

Data: 17 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

Recreação e brincadeiras

Data: 18 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

Brincadeiras Musicais de Corpo e Voz

Data: 19 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

Oficina de Dança Brincante

Data: 23 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

Oficina de massinha de modelar

Data: 24 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

Roda de conversa seguida de oficina de técnica de cerâmica em argila

Data: 25 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

Oficina de pintura e confecção de artesanato indígena

Data: 26 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

Jogos e brincadeiras indígenas

Data: 30 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

Oficina de carpa japonesa

Data: 31 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

 

Exposições temporárias 

As exposições temporárias acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Confira, abaixo, quais estão abertas para visitação.

 

“Tradições Ancestrais: a cerâmica de Bisalhães no Museu Índia Vanuíre”

 A exposição de peças de cerâmica da olaria de Bisalhães no Museu Índia Vanuíre tem como propósito celebrar um valioso patrimônio cultural e fortalecer os laços com as diversas comunidades do município de Tupã (SP). Esses objetos, de uso doméstico e provenientes de Portugal, fazem parte do acervo do museu desde 1973. 

O processo de confecção da louça preta de Bisalhães foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco e incluído no Inventário Nacional de Patrimônio Cultural Intangível de Portugal. Tais reconhecimentos enfatizam a importância de preservar e disseminar essa tradição artesanal singular surgida na região norte do país europeu. 

Ao apresentar esses objetos de significado cultural profundo, o Museu Índia Vanuíre fortalece vínculos com sua comunidade diversa, composta por povos indígenas, famílias de imigrantes e descendentes das mais variadas origens.

 

“Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista” 

Versão da exposição para visita presencial, que destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A exposição é um compromisso de respeito e preservação cultural. Ela desafia estereótipos, amplia identidades e convida a explorar as histórias, tradições e valores transmitidos por essas expressões artísticas.

 

“Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição” 

A exposição apresenta peças produzidas pelos povos Terena, habitantes das terras indígenas Icatu, em São Paulo, e Cachoeirinha, no Mato Grosso do Sul. São peças como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros objetos. Algumas cerâmicas já fazem parte do acervo do museu, doados ainda em 1970; já outras obras contemporâneas foram adquiridas ao longo dos anos. 

Além de especificidades da cerâmica Terena, a mostra também destaca depoimentos que valorizam e retratam as relações estabelecidas a partir da história, memória, cotidiano, transmissão do conhecimento entre gerações e a manutenção da tradição como um elo entre o passado e o presente.

 

Clique aqui e confira mais informações e a agenda completa do Museu Índia Vanuíre.

 

Ingresso voluntário

 

O Museu Índia Vanuíre convida o público a fazer parte da história da instituição e a contribuir para perpetuar as ações culturais e sociais desenvolvidas com a comunidade de Tupã e demais visitantes. 

Uma das formas para promover sua sustentabilidade de maneira inclusiva foi a adoção de um o modelo de ingresso voluntário – conhecido no mundo todo como PWYW – do inglês “pay what you want” (pague o que quiser), que entrou em vigor em junho de 2017. A entrada ao equipamento continua sendo livre, mas, ao final da visita, o público é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder. 

A forma de arrecadação é uma maneira de remover a barreira da entrada e inspirar a generosidade das pessoas no sentido de contribuir com iniciativas culturais. Para a efetivação da doação, foi criado no museu um local específico que mostra ao interessado a diversidade de ações sociais e educativas realizadas pela unidade.

 

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre 

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari - Organização Social de Cultura. 

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

 

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h. 

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: /museuindiavanuire/ 

Informações

(14) 3491-2202

contato@museuindiavanuire.org.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados