Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Mortes no trânsito têm aumento de 14% nos três primeiros meses de 2024; entenda como tecnologia pode ajudar a evitar acidentes

90% dos casos são provocados por falhas humanas que podem ser combatidas com apoio de tecnologias como M2M e IoT



De acordo com o levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o primeiro trimestre de 2024 registrou um aumento de mais de 14% em número de acidentes de trânsito fatais, sendo o mês de março o sétimo consecutivo em que acidentes fatais cresceram em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo os dados do Detran, mais de 1300 pessoas perderam a vida no trânsito paulista em 2024.

 

Nesse cenário, falhas humanas estão entre os principais agravantes, já que são os fatores responsáveis por mais de 90% dos acidentes de trânsito ao redor do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo as mais frequentes: excesso de velocidade, influência de álcool e direção durante períodos de cansaço extremo. 

 

No Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, 60% dos acidentes são causados por fadiga e sono, condições que podem ser detectadas por meio de câmeras de monitoramento que fazem uso de tecnologias de ponta, contribuindo assim para evitar milhares de mortes no trânsito.

 

A câmera de monitoramento de fadiga é um dispositivo que utiliza tecnologia IoT (Internet of Things, ou “Internet das Coisas” em tradução literal) para detectar sinais de distração, cansaço ou sonolência nas pessoas. Quando em estado de fadiga, as reações humanas costumam ser padronizadas, o que as torna identificáveis à Internet of Things, como movimentos lentos, demonstração de falta de atenção e até mesmo o ato de fechar os olhos com frequência. Assim, o funcionamento da câmera é baseado na análise das imagens captadas in loco, por meio de IoT, e alertas transmitidos via comunicação M2M (Machine to Machine, ou “Máquina a Máquina”) a centrais de monitoramento. 

 

Utilização em ambientes empresariais

 

Além de ser usada em veículos, sobretudo em frotas de caminhões e ônibus, essas câmeras são empregadas também em salas de controle e operações industriais, ambientes empresariais onde a vigilância da atenção e estado de alerta é crucial para a segurança dos colaboradores. De acordo com Marcio Fabozi, CEO da Allcom Telecom, dona do maior banco de conexões M2M e IoT para empresas no Brasil e também América Latina, as câmeras de monitoramento têm sido cada vez mais adotadas por sua eficácia de análise baseada em algoritmos avançados que identificam padrões faciais e comportamentais que indicam a presença de fadiga. 

 

“Nos últimos anos, nós temos observado uma procura crescente pelas câmeras de monitoramento por sua alta capacidade de detectar sinais associados à sonolência — como bocejos frequentes, fechamento dos olhos por períodos prolongados, movimentos irregulares da cabeça ou alterações na expressão facial —, mas não apenas isso, já que esses dispositivos detectam também ações perigosas como mudanças bruscas de direção. Assim que um sinal de risco é identificado pela IoT, um alerta é emitido para o profissional e também para a central de monitoria, via M2M, contribuindo assim para a prevenção de acidentes, principalmente no trânsito”, explica Fabozi.

 

Como destaca o executivo, ao detectar os sinais de fadiga, a câmera emite alertas visuais e/ou sonoros para avisar a pessoa analisada que ela deve tomar medidas para aumentar seu estado de alerta, como fazer uma pausa para descanso ou até mesmo interromper temporariamente a atividade. 

 

Frequentemente, os dispositivos de captação de imagens também estão conectados a sistemas de registro de eventos, o que significa que podem capturar e armazenar vídeos e dados relevantes antes, durante e após uma situação de fadiga ou distração, identificando padrões de comportamento nos profissionais e sua aptidão a determinadas tarefas. “Essas informações podem ser valiosas para análises pós-acidente ou para melhorar os programas de treinamento de motoristas e outros profissionais”, indica Marcio Fabozi. 

O uso de tecnologias M2M e IoT combinadas visa melhorar a segurança, reduzir o risco de acidentes nas estradas e aumentar a eficiência em situações onde a atenção constante é crucial. Além de contribuir ainda para reduzir custos e otimizar operações.


Enfrentar o problema do plástico: três formas de reduzir a pegada de carbono

Natalie Dmay
Pexels
Artigo escrito por Michael Readey, Professor de Gerenciamento de Engenharia na Universidade do Colorado, em Boulder


Cerca de dois terços de todas as embalagens plásticas vêm de bens de consumo, sendo as garrafas plásticas a maior fonte individual. No entanto, apenas 9% do plástico é reciclado, sendo que grande parte dele segue para os cursos d´água e contribui para cerca de 11 milhões de toneladas de poluição plástica no fundo dos oceanos – e mais dez milhões de toneladas que entram nos oceanos todos os anos. Relembrando o Dia da Terra, recentemente comemorado em 22/4, como consumidores, temos o poder de fazer a diferença. Veja como:


1)  Opte por garrafas e sacos reutilizáveis/recarregáveis

Quanto mais reduzirmos o consumo de garrafas, embalagens e sacos de plástico, melhor. Estima-se que 1,3 mil milhões de garrafas de plástico sejam utilizadas diariamente em todo o mundo, o que equivale a 1 milhão por minuto.

A forma de combater esse grande volume de resíduos plásticos é parar e pensar no que você joga fora no dia a dia. O que você está descartando no final de cada dia? Você está retirando garrafas plásticas e embalagens de sua bolsa de trabalho? Veja onde você pode comprar recipientes reutilizáveis para usar na preparação e armazenamento de refeições/bebidas; com isso você pode reduzir o desperdício de plástico.


2) Faça compras sem desperdício

Procurar suprimentos sem plástico pode ser mais fácil do que você pensa. Com os preços exorbitantes das compras de alimentos em muitas cadeias de supermercados, comprar a granel pode ser uma forma de poupar dinheiro – e o planeta.

As lojas de alimentos com desperdício zero são projetadas para eliminar embalagens excessivas e, ao mesmo tempo, incentivar o uso de recipientes sustentáveis em casa para encher e reabastecer com alimentos integrais e produtos domésticos. Em Londres, há uma comunidade crescente para isso, com lojas  localizadas pela cidade. Fazer uma mudança sem plástico por meio de compras de alimentos com desperdício zero pode ajudar a reduzir o uso semanal de plástico e resultar em uma redução significativa em seu consumo ao longo de um ano.


3) Compre de marcas ecológicas

Onde e como gastamos o nosso dinheiro tem um impacto nas tendências de consumo – com um impacto potencial significativo sobre o que as empresas escolhem produzir e oferecer. Considere comprar e apoiar organizações para um futuro mais sustentável. Aqui alguns exemplos de marcas com esse mindset:

Ecover e  Method usam plástico reciclado em partes de suas embalagens de produtos de limpeza, com algumas das matérias-primas de origem específica.

Notpla cria embalagens com algas marinhas. Esta alternativa sem resíduos a garrafas e copos de plástico é feita de um material mais barato que o plástico e pode ser usada para embalar água, refrigerantes, condimentos e cosméticos, e até bebidas alcóolicas.

A Evoware é uma empresa social que cria alternativas biodegradáveis aos produtos plásticos de uso único. Desde sacolas plásticas feitas de mandioca e canudos descartáveis feitos de arroz até copos e embalagens feitas de algas marinhas, a Evoware aproveita o poder das plantas em materiais sustentáveis.

Essas escolhas são fundamentais na luta contra a poluição plástica. À medida que líderes empresariais conscienciosos se destacam, precisamos demonstrar apoio por meio de compras ecológicas e garantir que a indústria esteja preparada para se tornar mais verde e limpa.


4) Siga a estrada de tijolos verdes

É vital que todos nós desempenhemos um papel na economia circular. Por meio dela, empresas e indivíduos podem contribuir para um futuro mais sustentável. Para quem deseja saber mais sobre o assunto, há  o curso Sustentabilidade e Economia Circular na Coursera. E para aqueles que desejam calcular sua pegada de carbono e se familiarizar com os fundamentos da sustentabilidade, é possível explorar mais sobre os assuntos no meu curso complementar: O Imperativo da Sustentabilidade.

 

RH 2024: qual o papel do departamento para a estabilização do corporativo?

As empresas funcionam como um lego: precisam ser, constantemente, desmontadas e remontadas conforme o cenário mercadológico no qual se encontram. O ano de 2023 foi bastante desafiador para muitas, ainda em resposta, principalmente, aos impactos sentidos durante o isolamento social, o qual exigiu mudanças estruturais importantes em prol da otimização do negócio. Agora, em 2024, entramos em um período de reorganização do corporativo, onde a realização de um diagnóstico constante sobre as operações será fundamental para a tão importante estabilização do negócio em seu segmento.

Os efeitos gerados com a pandemia levaram muitos empreendimentos a aplicar mudanças necessárias para evitarem impactos bruscos em suas operações. Isso fez com que o ano de 2023 fosse fortemente dedicado a esse olhar para dentro, reajustando desde a gestão interna, até o relacionamento e parcerias com stakeholders. Foi um momento de tomada de decisões rápidas e, ao mesmo tempo, de forma muito planejada, simplificando o que fosse possível para que pudessem sedimentar suas estratégias em 2024.

Uma das novidades mais nítidas sentidas em nível global foi a intensificação da adoção do modelo híbrido, junto a medidas que garantissem a produtividade e interação dos times à distância. Agora, entramos em um momento crucial para a consistência empresarial que, para que possa ser conquistada, dependerá da maleabilidade da agenda corporativa em prol de um aprendizado contínuo. Construir e desconstruir, revisitando tudo e a todo o momento, mantendo disciplina na execução das ações determinadas e reajustando o que for preciso para a conquista dos resultados desejados.

As dificuldades impostas nos últimos anos deixaram claro que manter um compromisso rígido não é algo estratégico para nenhuma operação. Ao invés disso, as empresas precisam ter humildade em compreender a importância dos ajustes de rota constantemente, de forma que consigam se reorganizar diante dos imprevistos que podem acometer o mercado a todo o momento.

Aqui, o papel do RH se mostrará extremamente importante, atuando como um parceiro de negócio do ponto de vista de pessoas, e apoiando as empresas nessas mudanças precisas – seja através da capacitação das equipes, estratégias de retenção de talentos, e demais pensamentos críticos que permitam a adoção de um prisma de apoio aos líderes nas melhores decisões sobre as equipes.

Nisso, a abertura à aprendizagem e competência se mostram peças indispensáveis, incorporando as tendências inovadoras do mercado que possam contribuir com isso, como ocorre nas tecnologias avançadas como a inteligência artificial. A disciplina de planejamento aliada à humanização dos processos, leitura de cenário, visão abrangente do negócio, criatividade e autoconhecimento, serão as bases precisas para uma condução flexível das operações, mantendo um diagnóstico constante das operações perante as mudanças exigidas.

Afinal, muito além de um CNPJ, as empresas são formadas por um conjunto de CPFs, que precisam estar engajados no mesmo objetivo para que tenham o combustível necessário e consigam traçar as melhores rotas para a conquista de resultados cada vez melhores.



Thiago Xavier - sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.


Wide
https://wide.works/


Dia das Mães: confira dicas para comprar presentes online

Crédito: Canva
Comprar online é a melhor opção para datas comemorativas e o ideal é se planejar, mas nem todos conseguem se organizar com antecedência; Rodrigo Garcia, da Petina Soluções Digitais lista dicas para as compras perto da data

 

O Dia das Mães é uma data muito especial e merece ser comemorada de uma forma única e inesquecível. Celebrado no segundo domingo de maio, o dia do ano é dedicado para homenagear e agradecer às mães por todo o cuidado e amor que dedicam aos seus filhos. 

De acordo com o estudo realizado pelo Instituto Opinion Box, 8 em cada 10 pessoas planejam presentear alguém no Dia das Mães. Mas quando falamos em datas comemorativas, é comum que surjam dúvidas na hora de ir em busca do “mimo” ideal, e uma das melhores formas de pesquisar e adquirir os itens desejados, em datas concorridas como essa, é por meio do varejo online. 

No entanto, para que não haja frustrações na hora de adquirir os produtos, o ideal é se planejar e comprar com antecedência, pesquisando preços. Mas levando em conta a rotina corrida de muitas pessoas, às vezes as compras são feitas de última hora. Ainda assim, algumas precauções podem ser tomadas. “Mesmo que em cima da hora, nunca se deve “sair comprando” sem verificar fatores importantes, tais como idoneidade do site, as políticas de troca e devolução, além dos preços e formas de pagamento”, recomenda Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais. 

Pensando em ajudar os clientes que irão às compras, Garcia listou algumas dicas:
 

Fique atento às trocas e devoluções

Antes de fechar o pedido, verifique com cuidado as políticas de troca e devolução, para o caso de o presente não dar certo. “A maioria das lojas online oferecem frete reverso para trocas, modalidade em que o comprador precisa apenas levar o pacote aos Correios, com os custos de envio cobertos pelo varejista e o código de defesa do consumidor garante 7 dias para devolução nas compras não presenciais”, afirma Garcia. 

No entanto, é sempre importante se certificar das políticas e prazos para troca e devolução, para evitar problemas futuros nesse sentido”, recomenda o executivo.
 

Fuja de sites duvidosos

Outro cuidado importante, que é sempre válido destacar, é verificar se o site em questão é confiável, e se costuma honrar os prazos estimados de entrega. “Quem já está acostumado a comprar pela internet geralmente já sabe identificar um site duvidoso, mas para quem não tem tanta prática, é mais difícil”, afirma Garcia. 

Uma forma fácil de checar a confiabilidade de uma loja virtual é o selo Ebit, que nada mais é que uma certificação que classifica a qualidade das lojas virtuais brasileiras, a partir da opinião dos seus consumidores. “É preciso evitar grandes descontos para pagamentos por boleto ou pix, principalmente em sites desconhecidos. Isso porque a compra, quando feita por cartão, permite contestar o pagamento caso o cliente não receba o produto”, explica. 

Outra dica válida é optar por comprar via marketplaces, que concentram diversas lojas e oferecem o serviço de entrega, em vez de diretamente nos sites de vendas. “Isso porque a bandeira por trás da transação dá garantias maiores ao consumidor”, esclarece Garcia.
 

Verifique as formas de pagamento

Ficar atento às formas de pagamento oferecidas pela loja virtual também é fundamental. “Muita gente não presta atenção nisso, o que pode gerar problemas na hora de finalizar a compra. De nada adianta passar um longo período de tempo escolhendo um produto para, na última etapa, verificar que o site em questão não oferece a forma de pagamento desejada. Porém vale ressaltar que muitos e-commerces possuem programas de fidelidades, como o cashback”, comenta o especialista. 

Para evitar perda de tempo e enfrentar reveses, é sempre recomendado checar essa informação logo que se entra no site. “Dessa forma, o consumidor poderá procurar outra loja virtual que ofereça as condições que ele deseja”, recomenda ele.
 

Cuidado com os falsos descontos

Cuidado em dobro com as famosas promoções “tudo pela metade do dobro” é mais do que essencial em datas importantes do Varejo como o Dia das Mães. 

“O comércio possui uma trava de segurança dos preços, que só é alterada depois de certo tempo. Preste atenção se o valor não era mais baixo e foi aumentado pouco antes da data, para depois voltar ao valor normal, que passou a ser anunciado como ‘desconto’, que na verdade não existe”, finaliza o especialista.
 

Petina


E se mudanças climáticas realmente se confirmarem

Divulgação
Avaliar riscos deveria fazer parte de planejamento estratégico de empresas e governos, diz especialista


Do aquecimento das calotas polares à inundação de áreas cada vez maiores em diversas regiões, do inverno congelante em países que, antes, mal tinham frio, às frequentes ondas de calor, as mudanças climáticas já são parte do cotidiano de comunidades em todo o planeta. Mas o cenário previsto pelos cientistas para os próximos anos pode ser ainda mais catastrófico e, apesar do alerta, muitos entes da sociedade ainda não começaram a levar a sério essas previsões. Afinal, o que acontece se esse cenário realmente se confirmar?

De acordo com o primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), até 2100 as temperaturas no Brasil devem subir entre 1ºC e 6ºC em comparação ao que foi registrado no fim do século XX. A ocorrência de secas e estiagens prolongadas também deve se intensificar nas próximas décadas, principalmente no fim deste século. O relatório fez projeções específicas para cada uma das regiões do país. A conjuntura desenhada por ele não é muito diferente daquelas estabelecidas por outras instituições internacionais ao longo dos últimos anos.

Governos de todas as esferas e a liderança das empresas deveriam começar a refletir sobre esse questionamento, defende o professor de Finanças Sustentáveis da Universidade Positivo, Carlos Luiz Strapazzon. Para ele, o desenho dessas previsões deveria estar no horizonte do planejamento estratégico de todas essas entidades. “A avaliação de risco deveria ser o primeiro indicador de qualquer organização, seja pública ou privada. Por exemplo, o que acontece com o agronegócio se os riscos estimados estiverem certos? Estamos conscientes dos riscos ambientais inerentes ao planejamento estratégico dessa empresa ou instituição? Isso precisa ser considerado”, destaca.

Assim, cada organização pode definir a melhor forma de implementar adaptações e mudanças que estejam adequadas aos mais variados tipos de possibilidades futuras. O mesmo vale para as diferentes instâncias governamentais. O especialista lembra que o planejamento plurianual sempre precisa ser desenvolvido sobre um mapa de riscos. “Quem já está fazendo isso é o Banco Central. Ele faz testes de avaliação de estresse climático sobre o sistema financeiro, o que deveria ser exemplo para todos. A avaliação de riscos deveria fazer parte de qualquer planejamento.”

A definição de políticas públicas também precisa levar em conta as possíveis consequências climáticas. Para isso, defende Strapazzon, o ideal é que cada país adapte os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) à realidade local e, em seguida, articule as ações entre os governos federal, estadual e municipal. “Nem todos os objetivos devem ser realizados ao mesmo tempo e os países podem estabelecer suas prioridades. Por fim, é preciso comunicar isso claramente à sociedade brasileira, para que todos saibam em qual direção aplicar esforços”, completa.


Educação para cooperação: o combate à violência começa com as crianças

Diretor pedagógico e historiador na Escola Vereda, Mateus Lopes explica como uma base educacional forte pode reduzir os casos de violência no país


Nos últimos dois anos, dominaram os jornais manchetes sobre violências e guerras ao redor do mundo. Em 2022, deu-se início à Guerra da Ucrânia, país que foi invadido pela Rússia e ainda luta pela manutenção de seus territórios. Um ano depois, no final de 2023, um ataque vindo do Hamas rompeu um bloqueio anteriormente estabelecido pelo Estado de Israel, o que gerou novos capítulos ao conflito que já dura mais de 70 anos. 

Estes conflitos acarretam muitas perdas para todos os envolvidos e as consequências da falta de paz são devastadoras. Em setembro do ano passado, António Guterres, secretário-geral da ONU, disse em entrevista que “a paz não é apenas uma visão nobre para a humanidade. A paz é um apelo à ação. Ação para utilizar as ferramentas atemporais da diplomacia, do diálogo e da colaboração para acalmar tensões e pôr fim aos conflitos”. 

De acordo com Mateus Lopes, diretor pedagógico e historiador da Escola Vereda, as instituições de ensino têm papel fundamental na construção de uma educação voltada para a paz. Para isso, é necessário focar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que são um conjunto de competências para o controle das emoções em contextos que exijam uma maior resiliência ou mesmo no dia a dia. “Esse processo tem sido negligenciado ao longo dos anos e, por isso, estamos vivendo em tempo de pouca comunicação. Com isso, assim como em outras épocas, assistimos à evolução tecnológica junto com a involução do diálogo saudável”, explica o diretor. 

Desta forma, é possível notar que quando se fala da formação de estudantes, o ideal é vislumbrar um cenário no longo prazo, tendo sempre em perspectiva que as experiências vividas nesse período terão impacto ao longo de toda a vida do indivíduo.  

O professor destaca ainda que a lei sancionada em desse ano, de Nº 14.811, que obriga as escolas a oferecerem formação constante para o combate à violência, é muito importante para reconstruir a forma de se educar que comumente vemos. “Investir em um processo formativo socioemocional garante que o aluno será proativo e independente, tanto na trajetória de seus estudos, quanto em sua vida adulta. Geralmente educamos na perspectiva do ‘eu contra eles’, mas a educação precisa ter o tom da cooperação, de entendimento, educando-os para a prosperidade. Assim, caminharemos para o fim dos conflitos e para formação de uma sociedade coesa”, finaliza Mateus.  


Capa: stockking via Freepik


Escola Vereda
www.escolavereda.com.br

 

IA realista: como a AIOps pode ampliar a competitividade das operadoras e potencializar as arquiteturas de rede?


Hoje, muita gente tem a sensação de que a Inteligência Artificial (IA) está em tudo. E ela está mesmo! É inegável que a IA vem causando uma revolução por ser uma tecnologia que amplia o alcance da automação e dá suporte para toda a cadeia econômica ao acelerar atividades que antes levavam muito tempo para serem feitas por pessoas. Estamos no caminho da evolução para uma sociedade mais inclusiva e eficiente, impulsionada pela digitalização. Esse movimento não tem volta.

A demonstração mais concreta de sua aplicabilidade na vida das pessoas está relacionada à jornada do consumidor e foi profundamente debatida no início do ano durante o MWC Barcelona 2024, evento internacional de tendências globais de inovação e conectividade: o uso da IA no atendimento a clientes, na interatividade do e-commerce e no desenvolvimento de produtos e serviços personalizados que atendam às necessidades das pessoas.

Sem querer entrar na seara política, por ser árida e não compatível com o tema aqui apresentado, preocupam as restrições em debate sobre um provável Marco Regulatório, que podem fazer sentido nesta vertente de interação com o consumidor (e o eleitor), podendo ser, entretanto, altamente prejudicial para a adoção extensiva da IA como ferramenta de eficiência e competitividade operacional para os negócios e para a economia brasileira.


AIOps (Inteligência Artificial para Operações de Tecnologia)


Cada vez mais imersos em um mundo de dados e informações, as operações de sistemas complexos, de uma indústria a um porto, de uma rede de telecomunicações a uma petroquímica, ganham um salto quântico ao adotarem ferramentas baseadas em IA, com uma enorme capacidade de processamento e contextualização deste universo de dados coletados e disponibilizados para a análise e tomada de decisão para a automação do trabalho operacional, considerando modelos preditivos e preventivos.

Dado o seu impacto econômico-financeiro sobre operações de alta complexidade, como as redes de telecomunicações, a AIOps (Inteligência Artificial para Operações de Tecnologia) foi tema amplamente debatido e divulgado nos estandes e painéis de gigantes de tecnologia, como a Nokia e Huawei, no MWC Barcelona 2024, mas sem tanto destaque na mídia tradicional por ser mais relacionada às áreas técnicas. A AIOps além potencializar diretamente a produtividade e o retorno sobre o investimento das operadoras, permite oferecer soluções de atendimento a clientes específicos com arquiteturas de redes inovadoras, dedicadas e monitoradas com altíssima segurança.

Trata-se de uma revolução tecnológica, de forte impacto sobre os processos e na quebra de paradigmas de atendimento às demandas de mercado, permitindo a oferta de novos serviços de inteligência incorporada, robustez e flexibilidade. E, não se trata de ficção científica ou de uso exclusivo para empresas com gigantescos investimentos em tecnologia.

Tomemos um caso de uma startup brasileira, a “loopt”, cuja solução de inteligência artificial já se encontra presente em diversos portos brasileiros, como no caso da Movecta/Localfrio em Santos. Trata-se de uma solução que permite aos terminais portuários e retroportuários automatizarem o posicionamento de contêineres com visibilidade sobre o tempo de estadia futuro para reduzir movimentações improdutivas, visando aumentar a eficiência da organização do pátio e reduzir em mais de 30% as movimentações improdutivas e os custos da operação.

Voltando ao uso de IA em telecomunicações, os algoritmos que habilitam o uso multiespectral nas antenas MIMO nos padrões hoje definidos como 5.5G são formas iniciais de IA. Em futuro muito próximo, as operadoras poderão identificar padrões nos dados e nos comportamentos estratificados dos clientes, permitindo identificar e prever anomalias na rede, para que possam atuar de forma proativa antes que os clientes venham a ser impactados negativamente. Isso se traduz em satisfação na jornada do cliente, eficiência operacional, manutenção reduzida e inovação no planejamento de soluções de rede.

Por seu potencial de impacto na governança de engenharia das empresas, a formação de profissionais deverá ter na AIOps uma grande aliada, para que algoritmos mais abrangentes em termos de redes físicas, espectro, dispositivos conectados possam ser desenvolvidos, treinados e testados.

Por toda ampla gama de aplicações, a IA tende a se desenvolver cada vez mais como disciplina na educação em tecnologia e nas especializações em Engenharia. Um instrumento tão eficaz e poderoso, que impõe a necessidade por profissionais preparados para operá-la em suas diversas dimensões, como um assistente copiloto de alta relevância. Problemas repetitivos ou de solução a partir do tratamento de grandes volumes de dados tornam a IA insubstituível, porém em questões quem demandem um raciocínio mais criativo ou mesmo crítico, envolvendo qualificações morais e sentimentais, a estratégia de resolução de problemas será uma só: a ação humana, tendo a IA como ferramenta de trabalho. Uma “mega calculadora” de opções e probabilidades, capaz de executar ações ultrarrápidas de interação em suas redes neurais artificiais, porém sob a tutela humana especializada.

Por fim, há outro aspecto fundamental a ser considerado no processo de adoção de sistemas baseados em IA: o crescimento exponencial de componentes, semicondutores e servidores, cuja estrutura, além de consumir energia e estruturas de conectividade, irão demandar serviços de manutenção e de missão crítica ampliada por forças das dependências que se criarão.

A opção pelo uso da IA na prática deve ponderar fatores ambientais e energéticos, uma vez que as diretrizes de ESG são cada vez mais exigentes e presentes na realidade das companhias que querem ter certificação internacional. O gasto energético elevado tem um fator que precisa ser ponderado: o consumo de energia pode ser 10 vezes maior que uma busca convencional, de acordo com cálculos do blog internacional especializado em tecnologia SemiAnalysis: em apenas um treinamento do ChatGPT, que opera em 10 mil placas de vídeo NVIDIA, o uso de energia chegou a 1.287 MW/hora, suficiente para alimentar 121 casas por um ano.

Uma visão mais realista da IA é fundamental para que a trilha para o futuro seja rápida, eficiente, mas também segura para todos. Lembre-se: a Inteligência Artificial é seu copiloto. Nessa jornada, o piloto continua sendo você.

 

Hermano Pinto - Diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom, maior evento de tecnologia, telecomunicações e transformação digital da América Latina.


Tendências e desafios moldam o mercado editorial

Apesar da digitalização ter mudado a dinâmica das publicações, o livro físico ainda mantém sua relevância


O mercado editorial, um universo dinâmico onde histórias ganham vida, passa por uma série de tendências e desafios que redefinem constantemente suas estratégias. “Cada vez mais autores estão buscando diferenciar-se no mercado, utilizando seus livros como uma ferramenta para aumentar sua autoridade e alcance”, explica Carol Diaz, publisher das celebridades e CEO da DISRUPtalks.

 

Embora a digitalização tenha transformado essa indústria, a publisher destaca que o livro físico ainda mantém sua relevância. “O eBook tem seu espaço, especialmente entre os leitores mais jovens, mas o formato físico continua sendo popular entre o nosso público-alvo”.

 

Diante do surgimento de novos modelos de negócios, as editoras tradicionais enfrentam o desafio de se adaptar rapidamente a um mercado em constante mudança. “Enquanto grandes editoras são como transatlânticos, exigindo tempo para mudar de curso, algumas empresas menores adotam uma abordagem mais ágil, mantendo-se enxutas e constantemente se atualizando para atender às demandas do mercado”, pontua Carol.

 

Além disso, o papel das redes sociais é essencial na promoção e comercialização de livros, permitindo que as editoras se conectem diretamente com seu público. Promoções, lançamentos e até mesmo sugestões de novas obras são compartilhadas, alimentando o engajamento dos clientes.

 

De acordo com Carol, as perspectivas para o futuro do mercado editorial são boas. “As pessoas gostam do contato com o produto, por isso, acredito que o futuro será marcado por uma integração contínua entre o formato físico e digital, com tecnologias emergentes, como QR Codes e realidade aumentada, aprimorando a experiência do leitor”. 

 

No segmento de biografias, uma das especialidades da publisher, a busca por histórias únicas e desconhecidas ganha destaque. “Em um tempo onde muitos expõem suas vidas nas redes sociais, encontrar narrativas que ofereçam um diferencial é essencial para atrair e engajar o público leitor”.

 

Estamos sempre em busca de grandes histórias, aquelas que nos fazem prender a respiração. Por isso, estamos abertos a pessoas que queiram nos contar suas vidas, seus obstáculos e mais do que isso, queira que tudo seja contado através de um livro”, conclui Carol. 

 



Carol Diaz - Publisher dos Famosos e CEO do DISRUPTalks
Instagram: @publishercarol | @disruptalks


Caso Joca: empresa especializada em transporte de animais lança campanha de conscientização


Após acidente com cachorro, a PETFriendly Turismo anunciou movimento para flexibilização de regras

 

A recente morte de um cachorro durante o transporte aéreo, devido a um erro no destino, tem gerado uma onda de preocupação em relação à segurança e bem-estar dos animais de estimação durante as viagens de avião.

O trágico incidente envolveu um golden retriever chamado Joca, de quatro anos de idade, cujo transporte foi comprometido por um equívoco logístico que resultou em horas a mais de voo do que o previsto inicialmente.

O veterinário do Joca havia fornecido um atestado indicando que o animal suportaria até duas horas e meia de voo. No entanto, devido a um erro no destino, Joca acabou passando oito horas dentro do avião.

O pet deveria ter sido transportado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop (MT), mas acabou sendo embarcado para Fortaleza (CE) devido a um equívoco da companhia aérea.

Em resposta a essa tragédia e como parte de seu compromisso com o bem-estar dos animais de estimação, a PetFriendly Turismo, empresa que planeja e organiza viagens por todo o mundo priorizando o conforto, bem estar e saúde do pet lançou a campanha "FAMÍLIA MULTIESPÉCIE EXISTE SIM E MERECE RESPEITO - JUSTIÇA PELO JOCA".

‘’Acreditamos que há uma logística viável que permitiria aos animais viajarem ao lado de seus tutores durante o voo’’, comenta Juliana Stephani, CEO da PETFriendly Turismo.

A campanha visa sensibilizar as companhias aéreas e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre a importância de garantir condições seguras e confortáveis para os pets durante viagens aéreas.

Entre as demandas da campanha estão a flexibilização das regras para permitir que os animais de estimação possam viajar na cabine junto aos seus tutores, além de um apelo à ANAC para que leve a sério o pedido de regulamentação que garanta a segurança e o bem-estar dos pets durante o transporte aéreo.


PETFriendy Turismo


RH: descubra as quatro mentiras mais comuns nos currículos

Toda mentira tem perna curta. E pior, quando descobertas em um processo seletivo, os danos à imagem e reputação dos profissionais podem ser devastadores. Em dados recentes divulgados pelo Job Applicant Behavior Survey, foi identificado um aumento preocupante na quantidade de talentos que mentem em seus currículos, demonstrando um comportamento preocupante que apenas trará malefícios para a inserção e crescimento dos candidatos em suas carreiras.

Segundo as informações colhidas pela pesquisa, 70% dos trabalhadores confessaram que já chegaram a adicionar esses dados falsos em seus documentos, junto com 37% que admitem mentir frequentemente ao se aplicarem para uma vaga. Muitos acreditam fortemente que não serão descobertos, principalmente, em “pequenas mudanças” ajustadas – mas, independente da magnitude, qualquer inverdade passada verbalmente ou por escrito nos currículos nunca será bem-vinda, e certamente irá afetar sua aprovação e continuidade no processo seletivo.

Existem muitas técnicas que podem ajudar as empresas a identificarem essas mentiras e evitar uma contratação prejudicial às produções corporativas. Porém, antes disso, é importante conhecer as mais comuns que estão sendo percebidas, para que consigam incorporar esses métodos durante o recrutamento. Veja as principais:

#1 Línguas: tido como um pré-requisito para muitas vagas – especialmente, em empresas multinacionais e de grande porte – a falta da fluência em uma língua estrangeira, com predominância do inglês, faz com que muitos profissionais mintam sobre esse nível no currículo. No entanto, isso é algo que pode ser facilmente descoberto no momento da entrevista em uma conversação prática.

#2 Responsabilidades anteriores: as funções exercidas em posições anteriores também são algumas das mais mascaradas em um currículo, seja em termos de equipe, estrutura ou responsabilidades desempenhadas. Isso costuma ser visto também nos nomes dos cargos, normalmente com uma descrição “superior” do que era realmente ocupado.

#3 Tempo desempregado: o gap entre um emprego e outro costuma ser um item modificado por muitos profissionais em seus currículos, na tentativa de ocultar um espaço considerável de tempo desempregado. Alguns costumam estender o tempo que permaneceram na empresa, ou preencher essa lacuna com outras experiências inexistentes – ambos, também possíveis de serem descobertos rapidamente.

#4 Transição de carreira: o que motivou determinado profissional a encerrar seu contrato em uma empresa também está dentro das mentiras mais comuns vistas em um currículo. Isso porque muitos afirmam ter sido uma decisão própria quando, na verdade, foram desligados da contratante, e decidem ocultar essa verdade por receio do impacto em uma nova oportunidade.

Descobrir essas ou qualquer outra mentira pode parecer um desafio complexo, mas é algo completamente possível de ser identificado ao longo do recrutamento através de algumas técnicas e pontos de atenção a serem tomados.

Nesse sentido, a checagem de referências é a principal forma de atingir este objetivo, entrando em contato com os outros empregadores e antigas lideranças diretas com os quais este candidato trabalhou anteriormente, a fim de coletar diferentes perspecções de gaps de carreira, principais conquistas e pontos a desenvolver.

É importante sempre comparar o que foi informado previamente neste documento com as informações que forem compartilhadas pessoalmente na entrevista. Por fim, existem certas ferramentas de testagem comportamentais que ajudam a ler se o perfil demonstrado na entrevista está, de fato, coerente em termos de atuação no seu dia a dia.

Em todas essas ações, contar com o apoio de uma consultoria de recrutamento pode elevar ainda mais a assertividade na contratação, visto que terão experiência no ramo para conduzir o recrutamento e identificar o perfil mais adequado para a vaga disponível.

Independentemente de sua magnitude, a tolerância para uma mentira não deve ser flexível em nenhuma empresa. Seja ela leve ou grave, a percepção e compromisso ético do profissional que cometer essa ação, certamente, serão fortemente prejudicados, considerando o risco deste comportamento se repetir quando contratado.

Então, ao iniciar qualquer processo seletivo, é extremamente importante adotar essas medidas como cautela perante possíveis mentiras. Assim, as empresas conseguirão evitar perdas de tempo e dinheiro que uma contratação errada pode causar. 



Jordano Rischter - sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.


Wide
https://wide.works/

 

Sete vantagens da terceirização contábil

A terceirização ainda não é uma prática fortemente aderida pelo mercado brasileiro. Contudo, muitas vantagens podem ser adquiridas pelas empresas que investem nessa ação, principalmente, quando direcionada a seus serviços contábeis, trazendo uma maior segurança na saúde financeira corporativa e permitindo que os times direcionem esforços em planos mais estratégicos para alavancar a marca em seu segmento.

Ao invés de centralizar essa responsabilidade internamente, a terceirização propõe o repasse da execução das obrigações fiscais e contábeis da empresa a um terceiro, de forma que este assuma o compromisso das entregas obrigatórias dentro do que é exigido legalmente.

Segundo um levantamento feito pela Grand View Research, em 2020, essa prática chegou a levantar um volume de negócios aproximado de US$ 232,32 bilhões, com expectativa de que registre uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 8,5% até 2028. Porém, pouco ainda é compreendido sobre esses benefícios no Brasil, o que ressalta a importância de as empresas nacionais explorarem as oportunidades que podem conquistar através dessa prática.

Pensando nisso, confira sete vantagens principais que a terceirização contábil pode trazer para os empreendimentos:


#1 Ter o apoio de um time multidisciplinar: internalizar uma equipe direcionada a essa responsabilidade custa caro – não apenas financeiramente, mas também em capacitação e treinamento acerca da amplitude de conhecimentos necessária para este cumprimento. Porém, na terceirização, as empresas contarão com o apoio de profissionais qualificados e multidisciplinares para executar estes trabalhos de forma integrada em seu ERP, com a especialização legal e tecnológica necessárias para cumprir com essas obrigações.


#2 Acompanhamento da legislação: as constantes atualizações da nossa legislação fazem com que insegurança jurídica no Brasil ainda seja alta, o que também dificulta a prosperidade dos nossos empreendimentos. Todas as empresas precisam realizar um double check internamente para assegurar sua adequação legal diante deste alto volume de mudanças diárias, o que será facilitado através da terceirização, com o apoio de times capacitados que consigam se adequar frente as mudanças frequentes das obrigações acessórias.


#3 Investimento elevado em softwares de apoio: empresas terceirizadas e especializadas em serviços contábeis investem fortemente em soluções robustas capazes de puxar estas atualizações da nossa legislação e cruzá-las com as informações corporativas, apontando erros a serem corrigidos e provendo uma execução segura dos trabalhos contábeis e fiscais. Essa ampla aplicabilidade permitirá que os negócios invistam em outras estratégias importantes para seu crescimento.


#4 Foco no core business: ao delegar as atividades-meio a outros profissionais terceirizados, a equipe pode focar no core business do negócio e em atividades mais estratégicas para a conquista de resultados crescentes. Além, é claro, de evitar uma sobrecarga interna em responsabilidades complexas e que possam não ser da expertise das equipes.


#5 Redução de custos: investir na terceirização não deve ser visto como um gasto, mas sim como uma oportunidade de otimização e, ainda, de redução de custos com pessoal, máquinas, equipamentos e locais. Afinal, além de não precisarem contratar profissionais especializados nesse sérvio para compor sua equipe, não precisão gastar com treinamentos e itens que os habilitem para a execução de tais atividades. Assim, estas quantias podem ser direcionadas para outras finalidades internas.


#6 Investimento contínuo em capacitação profissional: fora as atualizações legislatórias, mudanças nos layouts da Receita Federal também são comuns de ocorrerem e, sem profissionais capacitados para isso, se torna muito mais difícil com que as empresas acompanhem essas novidades e se adequem. As empresas terceirizadas irão investir continuamente no treinamento de seus times para esses cenários, compondo uma equipe com visões diferentes que consiga assegurar a conformidade do empreendimento e evitar problemas nas entregas acessórias.


#7 Responsabilidade técnica: lidar com obrigações contábeis e fiscais é uma tremenda responsabilidade e, para trazer máxima segurança nesse aspecto, as terceirizadoras possuem responsabilidade técnica assegurada por auditorias periódicas de seus serviços. O prestador direcionado irá atuar com foco em qualidade e proteção nas informações direcionadas, com disponibilidade contínua no cumprimento do que for necessário.

A contabilidade empresarial é uma área demasiadamente ampla, a qual precisa de um time com especializações diferentes em prol de sua conformidade. Mas, ao invés de centralizar essas responsabilidades internamente e investir altas quantias na contratação e treinamento de profissionais aptos para tal, as terceirizadoras assumirão essa tarefa com máxima segurança e eficiência, permitindo que os empreendimentos direcionem seus esforços para outras atividades essenciais para seu destaque.

Existem prestadores de serviços prontos no mercado para atender as demandas de cada empresa conforme sua complexidade, tamanho e segmento de atuação. Então, basta escolher aquela que transmita a maior transparência possível em seus serviços, para que não haja mais preocupação no cumprimento dessas obrigações. 


Taís Baruchi e Júlio Baruchi - sócios na ECOVIS® BSP.


BSP
https://ecovisbsp.com.br/


Seis estratégias para potencializar as vendas na indústria metalmecânica

Entre os setores que participam ativamente da economia brasileira, está a indústria metalmecânica. Só em 2021, como exemplo, ela correspondeu a quase 12% do PIB nacional. No entanto, vale destacar que o segmento, mesmo desempenhando um papel essencial no desenvolvimento econômico do país, ainda assim, enfrenta desafios únicos que exigem soluções eficazes para impulsionar as vendas, aumentar o faturamento e garantir uma posição competitiva sólida no mercado.

A indústria metalmecânica oferece um suporte valioso para outras atividades econômicas. Isso porque ela impulsiona o desenvolvimento e adoção de recursos tecnológicos avançados como máquinas e equipamentos, auxiliando para um melhor crescimento e competitividade.

Contudo, o gerenciamento de todas essas abordagens é algo complexo, tendo em vista a magnitude de funções e responsabilidades que acometem o segmento. Quanto a isso, para melhorar a complexidade dos processos, é fundamental que as empresas adotem uma abordagem sistemática e estratégica. Confira algumas dicas para ajudar nessa missão:

#1 Identifique e documente todos os processos existentes na empresa: realizar esse processo, desde na aquisição de matéria-prima até na entrega do produto, ajudará a ter uma compreensão clara de como as operações são realizadas e onde estão as áreas de melhoria.

#2 Analise os processos: mapear as operações ajuda a identificar gargalos, redundâncias, desperdícios e áreas de ineficiência. Essa ação pode envolver a realização de auditorias internas, entrevistas com funcionários e análise de dados operacionais.

#3 Trabalhe na padronização dos processos: uma vez identificados os pontos de melhoria, é importante padronizar aquilo que for possível. Para isso, pode ser eficiente incluir a definição de procedimentos operacionais padrão (POPs), a implementação de fluxos de trabalho claros e a definição de responsabilidades.

#4 Invista na automatização: usar a tecnologia a favor da gestão, sem dúvidas, é uma ação estratégia. Essa abordagem pode incluir desde a implementação de sistemas ERP para integrar e automatizar fluxos de trabalho, o uso de software de gestão de produção para otimizar a programação e o controle da produção, até a adoção de sistemas de monitoramento em tempo real para acompanhar o desempenho operacional.

#5 Invista na capacitação da equipe: essa medida é fundamental para garantir que todos compreendam os novos processos e ferramentas implementadas, bem como promover a colaboração entre diferentes departamentos da empresa. Para atingir esse objetivo, a organização pode realizar treinamentos internos, workshops e programas de desenvolvimento profissional.

#6 Estabeleça um ciclo de melhoria contínua e KPIs: avaliar regularmente os processos ajuda para uma rápida identificação daquilo que precisa ser aprimorado. Além disso, esse ciclo auxilia no estabelecimento de KPIs através do monitoramento e identificação de tendências, que ajudam para tomadas de decisões assertivas.

Vale enfatizar que o planejamento e controle da produção na indústria metalmecânica são desafiadores devido à natureza dos produtos, variações na demanda e complexidade dos processos de fabricação. Além disso, a gestão comercial e de vendas também pode se tornar complexa, devido à necessidade de lidar com cotações de preços, acompanhamento de pedidos e gerenciamento de relacionamento com clientes de forma eficiente, bem como a integração dos desenhos de produtos mais complexos que deve seguir toda cadeia produtiva da empresa.

No entanto, esses obstáculos podem ser superados a partir da implementação de um ERP. Afinal, o software tem a capacidade de impulsionar tanto as vendas quanto o faturamento, auxiliando na adoção de estratégias focadas na diversificação de produtos, marketing eficaz e eficiência operacional, ajudando as empresas alcançarem um crescimento sustentável e uma vantagem competitiva no mercado.

Além disso, a ferramenta também é eficaz para promover a implementação de estratégias efetivas, contribuindo para o fortalecimento e aprimoramento da gestão comercial, vendas, financeira e contábil, garantindo a melhoria e eficiência operacional.

A indústria metalmecânica possui um amplo caminho de oportunidades e expansão. Mas, seu sucesso dependerá do quão preparadas e estruturadas as organizações estarão para acompanhar seu ritmo de crescimento. Deste modo, investir na estruturação e adoção de práticas que impulsionem sua melhoria contínua com o apoio da tecnologia, é o primeiro passo para este futuro de sucesso.

 


Felipe Flórido - Head de Vendas e especialista na indústria MetalMecânica no Grupo INOVAGE

Grupo INOVAGE

 

Martelo batido para a retomada dos leilões. E agora, quais os próximos passos?

Mais de 3.200 veículos serão vendidos a partir de julho. Entenda como funcionam as licitações e prepare-se

 

“Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três!” Quem gosta de leilões ou tem interesse em adquirir um carro com valor abaixo da tabela certamente está ansioso para ouvir essa frase. A boa notícia é que os leilões de veículos voltam a acontecer no estado de São Paulo a partir de julho, em oito cidades: Botucatu, Bragança Paulista, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Itapecerica da Serra, Itatiba e Juquitiba. A expectativa é que mais de 3,2 mil veículos sejam comercializados nesses eventos.

 

Com acordos firmados em 20 de março, os lotes aptos seguem na fase de preparação dos veículos – quando se verifica se há registro de restrição judicial ou policial, gravames financeiros ou débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito. Nesse momento, também são definidos quais veículos estão conservados, em condições para trafegar em segurança, e quais serão vendidos como sucata, além de um lance mínimo para cada item.

 

Antes de sugerir um preço e se candidatar a um veículo, é importante estar bem informado. O edital do leilão é a regra do jogo, e também seu catálogo de vendas. No documento, além dos dados administrativos, constam informações como marca, modelo, ano de fabricação, número de motor e cor predominante dos bens ofertados, valor inicial dos lotes e forma de pagamento, assim como local, data e horário em que os veículos poderão ser examinados e retirados depois de batido o martelo.

 

O aviso sobre o evento, com endereço, dia e hora de realização, tipos de veículos ofertados, se destinados à circulação ou à venda como sucata, é publicado 15 (quinze) dias antes no Diário Oficial do Estado, em jornais da região onde ocorrerá a licitação e no site da entidade responsável pelo leilão. 

 

“As oito cidades que vão contar com leilões até julho são apenas as primeiras da nova fase de licitações do Detran-SP. Redefinimos as bases para atender o cidadão com maior segurança”, diz Ícaro Eustachio, diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP.

 

 

Comissão Estadual de Leilão

 

Para assegurar transparência e padronização aos processos, no início de abril o Detran-SP criou a Comissão Estadual de Leilão, por meio da Portaria 2.235, para prestar uma espécie de consultoria ativa e consolidar um sistema íntegro e eficiente. A iniciativa é mais uma das medidas implementadas nos últimos meses para a retomada dos leilões em São Paulo, com base em boas práticas. Os leilões foram suspensos pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) em setembro de 2023.

 

Além do suporte técnico na operacionalização – como na preparação dos lotes, com o cadastro dos veículos no Sistema de Pátios e Leilões (SISPL), e no lançamento dos editais –, a comissão vai registrar e arquivar toda a documentação relativa aos procedimentos de leilões no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), publicar indicadores de desempenho, propor metas de aperfeiçoamento e compartilhar dados estatísticos de forma integrada ao painel oficial de dados do Detran-SP.

 

 

Retomada dos leilões 

 

Agora com regras claras para a realização, adequadas à resolução do Contran nº. 623/16 e em cumprimento ao Plano de Ação estabelecido em novembro, os leilões voltam definitivamente à agenda. Além dos já aprovados e contratados, outros processos aguardam análise pela Comissão de Justiça da Procuradoria Geral do Estado (CJ-PGE) e pela convalidação pela presidência do Detran-SP.

 

À medida que os pareceres forem emitidos, atestando a conformidade jurídica, os contratos serão assinados pelo Detran-SP e enviados para aceite dos leiloeiros. O Detran-SP continua a notificar cada leiloeiro com processos pendentes para a complementação de documentos que deveriam ter sido entregues entre novembro e dezembro de 2023.


Posts mais acessados