Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Cuidados pós micropigmentação definem resultado


Quem acabou de finalizar um tratamento de micropigmentação na sobrancelha precisa tomar alguns cuidados essenciais para o resultado esperado poder surtir efeito. Após a micropigmentação, que é um tratamento estético semipermanente, o uso de agulhas e a área que recebeu esta aplicação tendem a ficar inflamada nos primeiros dias, inclusive criando uma crosta na pele que leva alguns dias para cair.

“Há, uma série de cuidados básicos para evitar infecções enquanto a cicatrização está acontecendo. Dependendo de como está a área é cuidada nesta etapa, o resultado pode ser outro bem diferente” explica Alisson Schuster, criador do grupo Haut.

A primeira orientação é não coçar as sobrancelhas, por mais incômoda que seja a situação. Alisson explica que o ato de coçar, ou simplesmente encostar a crosta da área tratada, pode modificar a micropigmentação e fazer com que o resultado seja bem diferente.

Evitar exposição ao sol também é recomendado, pois podem alterar a cor da micropigmentação criando efeitos mais claros do que deveria ser: “se não tiver como evitar, vale aplicar proteção solar com alto fator ou chapéus que impeçam o contato direto com o sol. Porém, quanto mais a pessoa estiver longe dos raios solares, melhor será o resultado.”



Cuidando do inchaço

Aplicar gelo embalado em um pano por até 10 minutos vai ajudar a reduzir o inchaço, muito comum nos pós-procedimentos. Além de ajudar a reduzir o tamanho do inchaço, o frio também reduz a sensação de coceira na sobrancelha:

“É necessário lavar as sobrancelhas nos três primeiros dias com soro fisiológico, água micelar ou sabonete neutro com algodão bem macio, evitando esfregar com muita força”.

Dependendo do que o micropigmentador orientar, uma pomada que ajuda na cicatrização e regeneração da pele pode ser aplicada, mas desde que orientado por quem realizou a micropigmentação.

Durante os primeiros dias pós-micropigmentação a pessoa precisa evitar bebidas alcoólicas ou muita cafeína, incluindo energéticos. Estas bebidas afetam o processo de cicatrização. Por fim, hidratar a área usando algodão macio com creme ou óleo essencial devidamente indicado pelo profissional que realizou a micropigmentação ajuda na recuperação da área.

“São cuidados simples, mas que precisam ser seguidos de maneira rigorosa. Um descuido e todo o trabalho pode ser prejudicado. Apenas alguns cuidados para criar uma sobrancelha.

 

COMO FICAR MAIS BONITA E ATRAENTE? RITUAIS DE BELEZA PARA O DIA A DIA


Quer uma ajudinha para aumentar a autoestima? Confira  dois rituais

 

“A beleza está nos olhos de quem vê”, com certeza você já escutou essa frase em algum momento. Mas para colocarmos a beleza como matéria primordial do nosso cotidiano, será que tem como ficar mais bonita e atraente?

Pois se os nossos cuidados básicos, ou até mesmo aquele vestido especial do fim de semana, não forem o suficiente, então é hora de ampliarmos nossos horizontes. E buscar meios de nos aceitar, entender e apreciar como as boas rainhas do espelho que somos.

“Para nós mulheres, é quase como uma obrigação estarmos sempre às boas vistas. Pois é imposto (de alguma forma) que a beleza é o alicerce da mulher. Mas se por um lado eu concordo com parte disso, por outro nem tanto. Pois não se trata de uma obrigação real, como um tipo de dever da mulher. Mas sim como uma opção viável ao conforto de termos conosco, a nossa sororidade estética provida pela nossa condição de aceitação. ”, comenta Yara Vieira, especialista em esoterismo do Astrocentro.

Neste caso, para aquelas mulheres que querem uma “ajudinha” para se sentirem mais bonitas e atraentes usando flores, Yara traz uma receita especial de rituais de empoderamento, além de um banho de Lua. Confira!


Ritual das Flores:

Separe:

  • 1 rosa;
  • 1 tulipa;
  • 1 magnólia;
  • 1 tigela;
  • 200 ml de água.

Para cada uma dessas flores, algumas pétalas já bastam para o ritual de empoderamento.

Retire pétala por pétala, misture a água na tigela e vá amassando até tudo virar uma pasta. Após o seu banho matinal, passe a mistura no seu rosto e deixe descansar por 5 minutos. Após isso, lave tudo e use a tigela normalmente.

E pronto! Sua pele está carregada com a energia do orvalho e pronta.


Banho de Lua:

Olhe no seu calendário e se prepare para o primeiro dia da lua crescente. Escolha uma parte de sua casa onde fique exposta à luz da lua, e prepare uma cadeira, rede ou qualquer coisa para relaxar por uns minutos.

Leve consigo:

  • Uma garrafa d’água;
  • Um incenso de qualquer aroma.
  • 1 galho de alfazema.

Contudo pegue a alfazema e coloque dentro da garrafa d’água. Acomode-se a luz da lua e acenda o incenso. Contudo, fique até o incenso terminar de queimar (20 a 30 minutos). Encare a lua durante todo esse tempo, e por fim faça um trato com ela.

“Lua Crescente, banha-me com a tua beleza, e faça crescer em mim o resplendor de sua luz e beleza, para que os olhos sejam conquistados por sua beleza refletida em meu corpo."

Então ao final do ritual, faça um agradecimento à lua e jogue a água da garrafa em alguma planta no seu jardim.

 

Astrocentro
www.astrocentro.com.br


Pasta de dente realmente retira manchas da pele? Especialista avalia

Freepik


Utilizar o produto nas manchas indesejadas pode surtir apenas o efeito temporário, além do cheiro de menta 

 

Quem nunca aplicou um pouco de pasta de dente em manchas que atire a primeira pedra. Embora não seja recomendado colocar na pele produtos feitos para remover placa e bactérias do esmalte dentário, esta técnica já foi muito utilizada no passado.

Acontece que pele é um órgão vivo e sensível, e os dentes podem naturalmente lidar com mais atrito do que uma superfície tão delicada, então seria essa realmente uma boa ideia?

Ninguém sabe de onde veio o tratamento. “A ideia por trás dessa prática é que a pasta de dente contém certos ingredientes que podem ajudar a secar e reduzir o tamanho da mancha. No entanto, é importante ter cautela ao considerar essa abordagem”, comenta Michele Camargo, biomédica esteta.

“Antes de passar pasta com sabor de menta em cima da mancha, vale lembrar que embora algumas pessoas possam observar uma melhora temporária, a pasta de dente não é formulada nem testada para uso na pele e pode não ser adequada para todos”, adverte Michele. "Algumas pessoas podem sentir irritação na pele, vermelhidão ou até mesmo uma reação alérgica aos ingredientes da pasta de dente", acrescenta.

No entanto, se não tiver mais nada disponível para tratar o incômodo, usar pasta de dente apenas como medida temporária pode ser uma opção. Em emergências ou quando os recursos são limitados, o produto pode oferecer um efeito de secagem rápida no local, mas não passa disso. “É crucial ter em mente que a pasta de dente não foi projetada para cuidados com a pele e pode piorar a condição ou causar danos à sua pele. Se o paciente tiver acesso a produtos adequados ou tratamentos, essas seriam escolhas mais apropriadas e seguras”, aconselha Michele.

A especialista afirma que vale a pena incluir ingredientes anti-manchas na rotina de skincare, como sérum, sabonetes e cremes que possuem ativos específicos feitos para clareamento, ou um tratamento local próprio para cuidar da pele. “Em vez de usar pasta de dente, vários produtos para a pele sem receita são formulados especificamente para tratar manchas de forma eficaz”, sugere a biomédica. “Procure produtos que contenham ingredientes ativos como tranexamico ou alfa arbutin. É melhor manter os cuidados com esses ativos e tratamentos, que têm eficácia comprovada no tratamento local”, finaliza. 

 

Dra. Michele Camargo - Biomédica Esteta formada pelo Centro Universitário UniFECAF (CRBM: 52710) e Técnica em Estética e Cosmetologia. Pós-graduanda na Skinacademy. É membro efetivo do Conselho Regional de Biomedicina – 1ª Região. No Instituto Michele Camargo, a especialista realiza todos os procedimentos corporais e faciais além de oferecer um espaço com centro de aperfeiçoamento e treinamento para profissionais da área com cursos voltados ao setor de estética, com alunos no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Inglaterra e Itália.


Cinco erros comuns nos cuidados com a pele

Dermatologista da Unimed Araxá explica onde você pode estar errando e como melhorar  



Com muita frequência, os médicos identificam nas consultas alguns erros comuns dos pacientes e que podem comprometer a qualidade da pele. A dermatologista Núbia Carvalho, da Unimed Araxá, explica que, de forma geral, eles podem ser facilmente corrigidos. Veja abaixo onde você pode estar errando e como melhorar sua pele.


1- Tomar banhos muito quentes

Especialmente em dias frios, como os que temos vivido, tomar banhos muito quentes é bastante comum. Esse ato pode provocar um ressecamento intenso da pele, reativando doenças como psoríase e dermatite atópica ou simplesmente deixando a pele sensível, craquelada e com coceira. Assim, o ideal seria tomar banhos mornos, mas caso você não consiga, prefira, então, banhos rápidos e, logo após, caprichar no uso de um bom hidratante específico para o seu tipo de pele.


2- Pele oleosa ou com acne não precisa de hidratação

Toda pele precisa de hidratação, incluindo as oleosas e acneicas. Inclusive, o uso de tratamentos para acne pode ressecar em excesso a pele e levar a um efeito rebote hiperestimulando as glândulas. Portanto, as peles oleosas devem, sim, receber hidratação, porém, com o uso de produtos específicos que podem até mesmo conter substâncias que auxiliem no tratamento e controle da oleosidade.


3- Não remover a maquiagem antes de dormir


É muito frequente o relato de não remoção da maquiagem à noite. Temos que considerar que, caso ocorra com frequência, esse hábito pode obstruir os poros piorando a oleosidade da pele e até favorecendo o aparecimento de espinhas.


4- Usar no rosto produtos que são para o corpo

A pele do rosto é mais delicada que a do corpo e tem uma série de particularidades. É muito comum a mesma pessoa ter pele seca no corpo e oleosa no rosto, então, é importante separar os hidratantes, sabonetes e protetores específicos para cada região. Assim, cada necessidade pode ser atendida e você não corre o risco de agravar problemas já existentes.


5- Maus hábitos de vida

A pele nada mais é que o reflexo dos nossos hábitos do dia a dia. Uma alimentação saudável que prioriza alimentos nutritivos e evita o consumo de produtos ultraprocessados e ricos em sódio, açúcar e gordura, assim como uma boa ingestão hídrica, é capaz de promover equilíbrio ao corpo e, consequentemente, à pele

Para mais informações, procure o seu dermatologista de confiança!


Química, alimentação, sol e mar: descubra 7 hábitos que danificam os cabelos

Tricologista Viviane Coutinho listou atitudes comuns e prejudiciais aos fios

 

Pontas duplas, ressecadas, fios quebrados ou com queda excessiva são claros sintomas de cabelos danificados. Geralmente, a fibra capilar é afetada quando é submetida a atitudes nocivas e que, muitas vezes, fazem parte da rotina das pessoas e elas nem percebem que estão sendo extremamente agressivas com as madeixas. Para exemplificar algumas condutas inadequadas, conversamos com a tricologista Viviane Coutinho, que é CEO do Instituto VIC e docente da Associação Brasileira de Tricologia (ABT), e ela detalhou sete hábitos que são inimigos de um cabelo bonito e saudável.

 Veja a seguir!

 

Exposição ao sol 

Muitas pessoas não fazem uso de protetor solar para os cabelos, mas deveriam, já que o excesso de sol pode ser um forte agressor. Viviane diz que, quanto maior o tempo de exposição, maior será o dano, já que os raios solares danificam a queratina capilar. Portanto, prefira cremes que tenham em sua composição filtro solar.

 

Água de piscina ou do mar 

No calor, é quase impossível não aproveitar o tempo livre curtindo um dia na praia ou na piscina. Acontece que tanto o excesso de sal quanto de cloro são prejudiciais aos fios. Isso não quer dizer que devemos abrir mão do lazer, mas é indicado que, após a exposição a essas situações, seja feito um tratamento potente com alguma máscara de hidratação. Além de ajudá-los a se recuperar, irá devolver os nutrientes perdidos.

 

Uso excessivo de ferramentas quentes 

Chapinha, secador e modelador de cachos danificam demais o cabelo, principalmente quando são usados constantemente. Nesse caso, vale a ressalva: nunca use nenhum desses utensílios com os fios molhados e sempre, em qualquer hipótese, use um protetor térmico para evitar que eles fiquem ressecados, fracos ou quebradiços.

 

Prender ou dormir com o cabelo molhado 

Para que o couro cabeludo respire, usar o cabelo solto é sempre a melhor opção. Entretanto, prendê-los se faz necessário em alguns momentos. Neste caso, evite fazer isso enquanto eles estiverem molhados e opte por prendedores em que o elástico seja revestido por algum tipo de tecido. Isso irá evitar que os fios se quebrem facilmente. A mesma indicação se aplica à dormir com o cabelo molhado: não é indicado por ser um facilitador para a proliferação de fungos na região. Lembre-se sempre de esperar os fios secarem. 

 

Banho quente 

Mesmo que tomar um banho quente seja sempre uma boa pedida, principalmente no inverno, evite que seu cabelo tenha contato com a água em altas temperaturas, já que ela pode ressecá-lo bastante. Escolha lavar os fios com água morna ou fria.

 

Má alimentação 

Uma alimentação pobre em nutrientes e minerais fará com que seu cabelo não tenha brilho natural e esteja constantemente enfraquecido. Para evitar que ele seja danificado, escolha seguir uma dieta rica em proteínas, vegetais e verduras. 

 

Excesso de procedimentos químicos 

Não é um excesso repetir que os procedimentos químicos, quando usados de maneira descontrolada, são grandes vilões. Além de serem a porta para um agressivo corte químico, também podem deixar os fios elásticos, quebradiços, fracos, com pontas variadas e ressecados. Use com moderação e sempre alie o procedimento com algum tipo de tratamento.


4 benefícios do acompanhamento multiprofissional para o emagrecimento

A busca pelo peso ideal e a dificuldade de alcançá-lo de forma rápida leva muitas pessoas à procura de “atalhos” que podem ser prejudiciais à saúde, como as dietas da moda, geralmente restritivas, e a automedicação. A verdade é que não existe um planejamento alimentar universal que cabe na rotina de todos, tampouco “medicações milagrosas” que atuam isoladamente de maneira eficaz, mas necessidades nutricionais que variam de acordo com o organismo, a faixa etária e o objetivo de cada indivíduo.

O emagrecimento sustentável exige mudanças de hábitos de vida, que passam pela reeducação alimentar e prática regular de exercícios físicos, iniciativas rumo a um presente e futuro com mais saúde. Nesse sentido, o acompanhamento multiprofissional ajuda o paciente não só a ter sucesso na perda de peso, como também contribui para um processo mais tranquilo e saudável, tanto do ponto de vista físico quanto emocional.

Portanto, é fundamental dar voz a todos os aspectos comportamentais envolvidos até a conquista da meta almejada. Com um programa personalizado, além de melhor adaptação e adesão à nova rotina, o emagrecimento será consequência de uma vida mais equilibrada.


Foco na abordagem especializada

A obesidade é multifatorial e envolve aspectos genéticos, metabólicos, sociais, psicológicos e ambientais, por isso o tratamento precisa ser multidisciplinar. Medicamentos podem ajudar, mas o que vai determinar a redução do peso e a manutenção dos quilos perdidos é justamente a mudança de hábitos de vida, especialmente alimentares. Por isso, além do médico, um nutricionista é fundamental, pois desenvolver um bom relacionamento com a comida resulta em melhores escolhas, sem a necessidade de excluir do cardápio o que gosta. Para sair do sedentarismo, um educador físico também contribui muito e um psicólogo deve atuar na reflexão dos gatilhos sabotadores para a prática das novas ações.


Medicação com prescrição médica, se necessário

O apoio profissional também ajuda o paciente a não cair em ciladas, como a automedicação. Isso porque o uso de remédios para viabilizar o emagrecimento deve ser recomendado por endocrinologista após uma avaliação individualizada. Caso contrário, os perigos se voltam principalmente às alterações metabólicas e até emocionais, uma vez que a jornada de emagrecimento não está saindo como esperado.

Hoje, medicamentos da classe GLP-1, que engloba nomes conhecidos como o Ozempic e o Saxenda, podem fazer parte de um processo para a perda de peso, desde que sejam prescritos por um médico. No entanto, o remédio ainda deve ser aliado a um suporte nutricional, que vai trabalhar as mudanças comportamentais e a construção de hábitos saudáveis dentro do ritmo e da realidade de cada pessoa. Afinal, é a mudança dos hábitos que vai garantir a manutenção dos quilos perdidos.


Processo acolhedor e humanizado

Normalmente, não comemos apenas por necessidades do corpo, mas muitas vezes as vontades vêm da mente. Situações corriqueiras, como estresse, tédio e ansiedade são capazes de determinar a fome emocional. Esse “comer” baseado em emoções pode ser um grande sabotador do emagrecimento e da alimentação saudável. Por isso, é fundamental reconhecer os gatilhos que levam a esses comportamentos, para que possam ser identificados e analisados de forma consciente, com acolhimento e empatia.

Todas as ações orientadas durante o acompanhamento multidisciplinar têm como base o bem-estar e a saúde do paciente. Assim, ao se adaptar à nova rotina, é possível atingir a meta de redução de peso e mantê-la em longo prazo. Além disso, a motivação entra em cena conforme os resultados positivos surgem, favorecendo toda a jornada.

Portanto, o acompanhamento individual e multiprofissional para o emagrecimento promove, sobretudo, uma  melhor qualidade de vida.

 


Renata Araujo - PHD e nutricionista da MANUAL no Brasil.

Peles maduras: Dermatologista dá dicas de como os tratamentos estéticos podem preservar beleza e saúde da pele

Divulgação
Canva

Dra. Paula Sian orienta sobre procedimentos não invasivos e alerta para riscos envolvidos


 Quando se trata de envelhecimento, é importante desmistificar a ideia de que a idade está intrinsecamente ligada a problemas de aparência. Nos últimos anos, a busca pela harmonização facial tem se intensificado entre as mais variadas faixas etárias, incluindo os idosos. No entanto, a médica dermatologista Dra. Paula Sian alerta para os riscos associados a esses procedimentos. "É importante ressaltar que qualquer intervenção, mesmo que não seja cirúrgica, apresenta seus riscos", explica. 

Entre os riscos associados à harmonização facial, estão a possibilidade de trombose e cegueira, infecções, rejeição de materiais, formação de granulomas e nódulos. Portanto, é fundamental que a decisão de realizar qualquer procedimento estético seja tomada em conjunto com um profissional capacitado, que possa avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios para cada caso específico. “Conforme realizamos cuidados periódicos, sem a necessidade de procedimentos invasivos ou harmonizações faciais frequentes, é possível preservar a espessura e o contorno do rosto, promovendo um envelhecimento saudável que reflete uma aparência genuinamente natural e autêntica.” – destaca a médica. 

Para envelhecer com saúde e bem-estar, a dermatologista enfatiza a importância de adotar uma abordagem progressiva nos cuidados estéticos na terceira idade. Abaixo estão algumas das principais áreas a serem consideradas:

 

Qualidade da Pele: Investir em skincare é essencial. A utilização de produtos adequados, como vitaminas C, E, A, B3, B5, D e/ou K – desde que indicadas por um especialista de acordo com cada pele, além de peeling e lasers, pode ajudar a manter a pele com uma aparência jovem e luminosa.

 Rugas: Para suavizar rugas e linhas de expressão, procedimentos como a aplicação de botox e os fios PDO (polidioxanona) podem ser considerados. Esses tratamentos são menos invasivos e oferecem resultados satisfatórios. 

Flacidez e Emagrecimento Facial: Preenchimento e fios PDO são opções para tratar a flacidez e promover um emagrecimento facial sutil, redefinindo o contorno do rosto e proporcionando uma aparência rejuvenescida.

 

Flacidez e Contorno: Para estimular a produção de colágeno e melhorar a flacidez, a utilização de bioestimuladores e preenchimento pode ser indicada. 

A Dra Paula Sian enfatiza que, cada pessoa envelhece de maneira única, portanto, a avaliação personalizada de um dermatologista é crucial para determinar os tratamentos mais adequados para cada paciente. “O tratamento estético na terceira idade pode ser uma excelente forma de promover o envelhecimento saudável e natural, desde que conduzido com responsabilidade e sob a supervisão de um profissional qualificado. Respeitar a individualidade de cada pessoa e desvincular a ideia de que a idade está associada à perda da beleza são passos importantes para combater preconceitos e valorizar a diversidade da beleza em todas as fases da vida.” – finaliza.

 



Paula Sian - Dermatologista desde 2007, Paula Sian Lopes é formada pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), onde também fez residência em Clínica Médica e Dermatologia. Especializou-se em Farmacodermia e Dermatoses Imunoambientais na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Medicina Chinesa e Acupuntura na Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA).
CRM: 111963-SP RQE Nº: 38348
https://www.instagram.com/drapaulasianlopes/


Lavar o Cabelo Todos os Dias Causa Queda Capilar? Descubra a Verdade e Saiba Qual a Frequência Ideal Para Lavar o Cabelo

 



Lavar o cabelo é uma parte importante da rotina de cuidados pessoais. No entanto, existe uma grande variedade de opiniões sobre a frequência ideal de lavagem do cabelo e sua relação com a queda capilar.



Mito ou verdade: lavar o cabelo todo dia causa queda capilar?

Muitas pessoas acreditam que lavar o cabelo todos os dias pode causar queda capilar, mas isso é um mito. De acordo com a especialista capilar Raquel Souza, lavar o cabelo todos os dias não causa queda capilar, desde que a lavagem seja feita corretamente e sem o uso de produtos agressivos.

No entanto, é importante lembrar que a frequência ideal de lavagem do cabelo pode variar de acordo com o tipo de cabelo e a rotina de cada pessoa. Cabelos mais oleosos podem precisar de mais lavagens para controlar a produção de oleosidade, enquanto cabelos mais secos podem precisar de menos lavagens para evitar o ressecamento e a quebra dos fios.



Qual a frequência ideal para lavar as madeixas?

O tempo ideal para lavar o cabelo pode variar de acordo com o tipo de cabelo e a rotina de cada pessoa. Algumas pessoas podem precisar lavar o cabelo todos os dias, enquanto outras podem conseguir ficar até uma semana sem lavar.

Raquel Souza recomenda que, no geral, pode-se lavar o cabelo a cada dois ou três dias. Isso ajuda a remover a oleosidade e sujeira acumuladas no couro cabeludo, sem ressecar os fios ou prejudicar a saúde capilar. No entanto, cabelos mais secos ou cacheados podem precisar de menos lavagens para evitar o ressecamento e a quebra dos fios, enquanto cabelos mais oleosos podem precisar de mais lavagens para controlar a produção de oleosidade.

Além da frequência de lavagem, é importante usar produtos adequados para o seu tipo de cabelo e evitar o uso excessivo de produtos de styling, que podem obstruir os folículos capilares e causar problemas como queda de cabelo e dermatite seborreica.



Dicas para quem precisa lavar o cabelo todos os dias

Se você precisa lavar o cabelo todos os dias, aqui estão algumas dicas para garantir que a lavagem não prejudique a saúde dos seus fios:

1. Use um shampoo suave e sem sulfatos: opte por um shampoo suave e sem sulfatos, que não resseque ou danifique o cabelo. Evite shampoos muito agressivos ou com ingredientes que possam irritar o couro cabeludo.


2. Aplique o shampoo corretamente: aplique o shampoo na raiz dos cabelos e massageie suavemente o couro cabeludo. Não esfregue com força ou use as unhas para evitar danos aos fios.


3. Enxague bem: certifique-se de enxaguar bem o cabelo para remover todo o shampoo e quaisquer resíduos. Qualquer resíduo de produto pode acumular-se no couro cabeludo e causar irritação ou queda de cabelo.

4. Use condicionador nas pontas: “se o seu cabelo for seco ou danificado, use um condicionador nas pontas para hidratar e proteger os fios. Evite aplicar o condicionador diretamente no couro cabeludo, pois isso também pode obstruir os folículos capilares”, indica Raquel Souza.

5. Não esfregue ou torça o cabelo: depois de lavar, não esfregue ou torça o cabelo para secar. Em vez disso, pressione suavemente com uma toalha macia para remover o excesso de água.



Dicas para quem não lava o cabelo todo dia


Se você não lava o cabelo todos os dias, aqui estão algumas dicas para manter seus cabelos saudáveis:

1. Use shampoo seco: o shampoo seco pode ajudar a controlar a oleosidade do couro cabeludo e dar uma aparência de cabelo limpo, mesmo sem lavar. Aplique o shampoo seco nas raízes do cabelo e massageie suavemente com as pontas dos dedos. Em seguida, escove o cabelo para remover o excesso de produto.

2. Use um coque ou rabo de cavalo: se o seu cabelo estiver oleoso ou sujo, um coque ou rabo de cavalo pode ajudar a disfarçar. Além disso, evitar penteados que apertem muito o cabelo pode prevenir que ele fique oleoso mais rapidamente.

3. Evite tocar no cabelo: quanto mais você toca no cabelo, mais oleoso ele fica. Tente evitar tocar no cabelo com as mãos durante o dia para evitar o acúmulo de oleosidade.

4. Use produtos leves: se você não lava o cabelo todos os dias, é importante usar produtos leves que não pesem nos fios ou deixem resíduos. Opte por produtos sem sulfatos e sem silicones, que ajudem a manter o cabelo leve e solto.

5. Tenha uma boa alimentação: a alimentação também pode afetar a saúde do cabelo. Certifique-se de ter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, especialmente proteínas, vitaminas e minerais que são importantes para a saúde do cabelo.


Quais são os principais problemas que realmente causam queda capilar?



Embora a lavagem frequente do cabelo não seja um fator que contribui para a queda capilar, existem outros problemas que podem causar a queda de cabelo. Aqui estão alguns dos principais fatores que podem afetar a saúde do cabelo e levar à queda de cabelo:

1. Genética: a queda de cabelo pode ser hereditária e afetar homens e mulheres em diferentes graus. A alopecia androgenética é uma das principais causas da queda de cabelo em homens e mulheres.

2. Desequilíbrios hormonais: alterações hormonais, como a gravidez, menopausa, puberdade e distúrbios da tireoide, podem afetar a saúde do cabelo e levar à queda de cabelo.

3. Estresse: o estresse crônico pode afetar a saúde do cabelo e contribuir para a queda de cabelo. O estresse pode desencadear uma condição conhecida como eflúvio telógeno, que faz com que os fios entrem em uma fase de queda prematura.

4. Dieta: uma dieta pobre em nutrientes, especialmente proteínas, pode afetar a saúde do cabelo e levar à queda de cabelo. A falta de nutrientes importantes pode enfraquecer os fios e torná-los mais suscetíveis à quebra.

5. Medicamentos: alguns medicamentos, como quimioterapia, podem causar queda de cabelo. Além disso, medicamentos que afetam os hormônios, como os contraceptivos orais, podem contribuir para a queda de cabelo em algumas pessoas.

6. Doenças do couro cabeludo: doenças como dermatite seborreica, psoríase e infecções fúngicas podem afetar a saúde do cabelo e contribuir para a queda capilar.

7. Tração: penteados que puxam o cabelo, como tranças apertadas e rabos de cavalo, podem causar tração nos fios e levar à queda de cabelo.

“Lembre-se de que cada pessoa é única e pode ter necessidades diferentes quando se trata de cuidados com o cabelo. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre a saúde do seu cabelo, consulte um especialista para obter orientação personalizada e ajuda a encontrar soluções que funcionem para você. Com cuidados adequados e atenção à saúde do cabelo, você pode manter seus fios saudáveis e bonitos por muito mais tempo”. Finaliza Raquel Souza.

 

Raquel Souza - cabeleireira apaixonada por arte e beleza, que encontrou na coloração capilar sua maior paixão. Com anos de experiência no mercado, ela já transformou a vida de inúmeras clientes, elevando a autoestima e confiança através de cores únicas e técnicas avançadas. Como uma verdadeira especialista no universo dos cabelos coloridos, Raquel Souza tem o dom de criar visuais memoráveis, que combinam com a personalidade e o estilo de cada pessoa.


A tecnologia a serviço da cirurgia plástica: como e quando ela pode ser aliada e onde não substitui o especialista

Médico referência no Brasil e no exterior comenta as principais mudanças na última década e fala sobre singularidade, acolhimento e sensibilidade 

 

A tecnologia mudou o nosso comportamento e nos desafia constantemente com a adaptação seja na educação, na forma de se comunicar, de trabalhar, de produzir ou nas relações interpessoais. Na medicina, claro, não é diferente, especialmente na cirurgia plástica, onde a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP, destaca o aparecimento da robótica oferecendo alta precisão para o profissional, anulando tremores da mão, permitindo incisões menores e acesso a locais de difícil acesso com visualização detalhada.

Segundo Ícaro Samuel, membro titular da SBCP e referência nacional e internacional em cirurgia plástica e estética reparadora, atualmente a tecnologia auxilia tanto na segurança quanto nos resultados, no sentido de garantir que tudo vai sair conforme a expectativa do paciente. “Antes mesmo da cirurgia, com o Crisalix, por exemplo, que é uma tecnologia de simulação, eu consigo mostrar para a paciente em 3D, qual vai ser o resultado da mamoplastia de aumento, ou seja, como ela vai ficar com o tamanho da prótese escolhida e isso é muito disruptivo”, diz.


O que mudou

Muita coisa mudou na cirurgia plástica desde quando o especialista Ícaro Samuel começou, há mais de 10 anos, e mesmo antes dos mais de 5 mil procedimentos realizados. Sobre as próteses de silicone, por exemplo, era necessária toda uma programação, porque as mulheres tinham que se ausentar do trabalho e da rotina em casa por, pelo menos, 30 dias para ficar em repouso. “Hoje, com a evolução e a tecnologia, eu opero com a técnica conhecida como R24R, ou de rápida recuperação, onde a paciente tem alta hospitalar no mesmo dia, pode pegar até 15kg e voltar para uma rotina praticamente normal, com atividades como amarrar os próprios cabelos, dirigir, lavar uma pequena louça e até mesmo retornar ao trabalho no dia seguinte”, explica. 

Segundo o membro titular da SBCP, além da R24R, outras tecnologias chegaram para facilitar a vida dos pacientes. “Para as pessoas que praticam atividade física e têm hábitos de vida saudáveis, boa musculatura, mas mesmo assim não conseguem o chamado abdômen ‘trincado’, que valoriza as curvas do corpo, hoje é possível lipoaspirar uma quantidade mínima de gordura e com a tecnologia de retração, manter a pele firme e livre de flacidez”, afirma. 


Jamais substitui

Até que se prove ao contrário, nenhuma máquina possui autonomia de movimentos ou criatividade, ela é apenas a extensão do braço do médico. A experiência e a sensibilidade ainda fazem toda a diferença. “Apesar de todo avanço tecnológico, o momento mais esperado pelas pacientes é o de estar com o médico para fazer perguntas, pois as escolhas sempre dependem da orientação e posicionamento do profissional. O uso da tecnologia é apenas um complemento para o trabalho do cirurgião e da equipe. Quando a gente fala em acolhimento, cuidado e olhar técnico, só o cirurgião pode entregar. O acolhimento é essencial, para sanar dúvidas e prestar assistência durante e após o procedimento”, diz. 

O especialista - que também é escritor do livro: “Ame-se! Você em primeiro lugar” e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior - finaliza reforçando que alguns pacientes pesquisam os procedimentos na internet e já chegam sabendo o que querem, mas cada caso é único. “Só o olhar apurado do médico é que pode apontar a possibilidade de semelhança ou não, pois cada corpo é único e nenhuma tecnologia é capaz de tratar desta singularidade”, finaliza.

 

Ícaro Samuel - Médico formado pela Universidade Federal de Pelotas com residência em cirurgia plástica e reparadora pelo Hospital Federal dos Servidores do Rio de Janeiro. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS). CRM - 003697/TO. Referência em prótese de silicone de recuperação rápida (R24R) e Lipo HD de alta definição. Embaixador da Total Definer no Brasil. Criador e influenciador do método Dream Day, que tem o objetivo de fazer com que a cirurgia plástica seja um verdadeiro sonho desde o primeiro contato com a clínica. Já fez mais de 5 mil procedimentos (ou sonhos realizados). Escritor do livro: Ame-se! Você em primeiro lugar. Palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Fundador do Instituto Plástica Academy, um centro de treinamento para profissionais da saúde e clínicas estéticas.
Instagram: @dricarosamuel
https://www.dricarosamuel.com.br/
Quadra 404 Sul, Alameda 02 Qc 01, Lote 07 - Plano Diretor Sul, Palmas/TO
Telefone: (63) 3216-4091


Campanha Agosto Branco: mais de 80% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vício do tabagismo é responsável por cerca de 8 milhões de mortes anualmente, direta ou indiretamente. Diagnosticar a doença precocemente aumenta a chance de cura


O câncer de pulmão é uma das principais causas de morte no Brasil. Segundo estimativas do Instituto do Câncer[i] (INCA), cerca de 30 mil pessoas perdem a vida por causa da doença no país. De acordo com a oncologista torácica Suellen Nastri, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde de excelência do Brasil, mais de 80% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo: “Além do cigarro convencional, outros fumos como o charuto, o cachimbo, cigarros eletrônicos e narguilé são extremamente nocivos para a saúde”, explica.

 

A Campanha Agosto Branco busca conscientizar as pessoas sobre a prevenção dessa doença, que é o terceiro tipo de tumor mais comum em homens, com 18.020 casos novos, e o quarto em mulheres, com 14.540 casos novos ao ano - excluindo o câncer de pele não melanoma[ii]. A OMS considera o tabagismo uma epidemia, uma vez que 8 milhões de pessoas morrem por ano, direta ou indiretamente, devido a esse vício[iii].

 

O câncer de pulmão pode ser assintomático nos estágios iniciais, o que leva à maioria dos diagnósticos em estágios avançados. Identificar a doença precocemente aumenta as chances de cura: “Geralmente, as fases iniciais não provocam nenhum sintoma, somente em etapas mais avançadas o paciente passa a sentir dores toráxicas, tosse, falta de ar, escarro com sangue, emagrecimento, falta de apetite, indisposição, entre outros”, conta Suellen.

 

Ex-fumantes devem ficar sempre atentos e fazer exames periódicos: “O acompanhamento é fundamental para ex-tabagistas, em especial aqueles que possuem alta carga tabágica, que fumaram mais de 20 maços por ano. Esses pacientes têm a maior probabilidade de desenvolver a doença”, aponta a especialista.


 

Por que transplante não é uma opção?

 

A questão de transplantar o órgão afetado como uma solução para a doença é uma dúvida comum entre os pacientes. A oncologista alerta sobre os riscos do procedimento: “Os pacientes que são transplantados são obrigados a usar medicamentos imunossupressores para evitar a rejeição do órgão doado. Dessa forma, se ainda houver células cancerosas no organismo, a reprodução dos tumores será ainda mais rápida, podendo causar metástase ou reincidência da doença”, detalha a médica.


 

Novidades terapêuticas

 

O tratamento para o câncer de pulmão vai depender do estágio e da extensão da doença: “As modalidades de tratamento para esses pacientes geralmente envolvem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo ou imunoterapia. Cada caso é único e o médico deverá seguir o que for melhor para o paciente”, explica.

 

A edição 2023 da Asco (American Society of Clinical Oncology), maior congresso de oncologia do mundo, trouxe interessantes atualizações nos tratamentos relacionados ao câncer de pulmão: "Um dos achados importantes foi sobre o uso de terapia-alvo para pacientes com doença localizada, especialmente aqueles em fase inicial e com a mutação do EGFR, um biomarcador de um subtipo de câncer de pulmão. Esse grupo obteve benefícios em termos de sobrevida global com uso de uma medicação específica inibidora do EGFR, como tratamento complementar à cirurgia e quimioterapia pós cirurgia", destaca a médica.

Por fim, Suellen pontua que para evitar a doença é necessário não fumar, evitar o abuso de bebidas alcoólicas, reduzir o consumo de açúcares, gorduras e comidas processadas, não optar por alimentos ricos em sódio e conservantes, além de praticar atividades físicas diariamente.

 

BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo


Sesc São Paulo realiza a 5ª edição do projeto Do Peito ao Prato

Mãe usa colar montessoriano para amamentação,
tema de uma das oficinas da programação 
 
Foto: Mariana Krauss
A ação convida a sociedade a pensar as múltiplas dimensões da amamentação e introdução alimentar durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno 


O Sesc São Paulo tem como valores o respeito e o cuidado com as pessoas em todas as fases da vida e esta é a premissa de projetos como “Do Peito ao Prato”.  Para a edição de 2023 da ação em rede, serão realizadas 49 atividades gratuitas em 21 unidades da capital, Grande São Paulo, litoral e interior paulista, entre os dias 1 e 7 de agosto. A programação é voltada a pessoas de todas as idades e tem como temática a alimentação na primeiríssima infância, período caracterizado pela amamentação e a introdução alimentar, que vai de zero a dois anos de idade. 

A alimentação nessa etapa da vida é um tema de relevância coletiva: envolve abordar a saúde e o bem-estar individual e social do bebê, da mãe e outros cuidadores, da família e da comunidade de forma geral.  Ao montar a programação, o Sesc São Paulo traz o tema sob vários recortes: a alimentação adequada e saudável de bebês em diferentes estruturas familiares; as redes de apoio; o retorno da mãe ao trabalho e as condições laborais que lhe são oferecidas; as intersecções entre amamentação e marcadores sociais como raça e classe; dentre outros.  

Durante a ação “Do Peito ao Prato”, as unidades do Sesc São Paulo vão abrigar, dentre outras atividades, rodas de conversa sobre a importância da amamentação e introdução alimentar adequada e saudável, bate-papos para troca de experiência sob diferentes perspectivas, como o aleitamento materno no puerpério e a volta ao trabalho, e ainda, as vivências, como piqueniques e oficinas culinárias. 

 

Destaques na capital e Grande São Paulo 

O Dia Mundial do Aleitamento Materno, 1º de agosto, marca o início da programação com debates. Neste dia, no Sesc Mogi das Cruzes, haverá a roda de conversa “Mulher Negra e amamentação” com a psicóloga Fê Lopes e a psicanalista Fabiana Araújo, que vão refletir sobre a experiência com seus corpos e a criação dos filhos. No mesmo dia, no Sesc Pompeia, a nutricionista Karine Durães conduz o bate-papo “Diálogos sobre a alimentação nos primeiros 2 anos”. E no Sesc Santana, a nutricionista Rachel Francischi aborda a temática na roda de conversa “O mundo dos alimentos: experimentação para bebês”. 

No dia 2 de agosto, o Sesc Pompeia também promove o bate-papo “As influências afrodiaspóricas na alimentação infantil”, com Aline Chermoula, sobre a contribuição dos sabores africanos, cheios de história e ancestralidade, que podem ser trabalhados na introdução alimentar, a partir de receitas como angus e uso de ingredientes típicos, como inhame e banana da terra. 

No Sesc Interlagos, no dia 3, a culinária também ganha força na oficina “Comida de bebê: consistência dos alimentos na introdução alimentar”. A atividade será orientada pela nutricionista Viviane Laudelino Vieira e tem como foco a introdução da alimentação complementar, a evolução gradativa das consistências dos alimentos a serem oferecidos ao longo dos meses, e, a diferença entre o engasgo e o reflexo de gag. 

Até o dia 7, a programação continua com várias outras atividades, com destaque para as vivências. No Sesc 24 de Maio, no sábado (5), será realizada a oficina “Minibolo: nutritivo e com afeto”, um convite para adultos e crianças colocarem a mão na massa de forma divertida e lúdica. A nutricionista e pedagoga Jéssica Batista vai ensinar a fazer uma receita com beterraba e cacau, ideal para alimentação dos bebês. 

Também no sábado (5), outra vivência para adultos e crianças é o piquenique do Sesc Itaquera. Com mediação da nutricionista Paola Preusse, os presentes serão desafiados a experimentar opções saudáveis e refletir sobre como os primeiros anos de vida são importantes para a formação dos hábitos alimentares de uma vida inteira. 

Na agenda de bate-papos, já no último dia da programação, na segunda-feira (7), no Sesc Carmo, teremos a questão do retorno à vida profissional em foco, com “Amamentação e volta ao trabalho: como dar certo?”, em que serão abordados os direitos trabalhistas das lactantes e como fazer o retorno às atividades profissionais com Giovanna Balogh, consultora de amamentação, doula e jornalista.

 

Destaques no litoral e interior 

A abertura da programação nas regiões do litoral e interior tem, entre os destaques, o Sesc Birigui, com o bate-papo “Do ventre ao peito”, que vai contar com a participação de gestantes, mães, pais, cuidadores, profissionais de assistência ao parto e infância, e mediação da mãe, nutricionista, doula e educadora Monique Herrera. 

No Sesc Santos, a unidade promove nos dias 1 e 2, o Simpósio Amamente, para troca de saberes, carinho, cuidado e atenção, um momento para refletir sobre o atendimento integral da família e do bebê durante os dois primeiros anos de vida. E no dia 5, na mesma unidade, o público vai poder participar da oficina “Costuras de afeto: almofada de amamentação”, que tem a proposta de ensinar a confeccionar o objeto de apoio para o aleitamento materno. 

Outra oficina da programação tem como foco a culinária: “Comida de verdade na introdução alimentar para bebês”, uma das atividades do Sesc Piracicaba no dia 3 de agosto. Durante a vivência, a nutricionista materno infantil Ana Paula Novaes vai ensinar a preparar alimentos saudáveis, práticos e de baixo custo. 

Ainda no formato oficina, o Sesc Sorocaba realiza no domingo (6), a vivência criativa para confecção de colares montessorianos para amamentação. O objeto serve para manter o bebê focado durante a amamentação, pois tem formas e cores chamativas, que o deixam entretido e com as mãos ocupadas. 

E na mesma unidade em Sorocaba, também no sábado (5), o público poderá conferir uma intervenção de palhaçaria, com a atriz e palhaça Bruna Moscatelli e a dançarina Beatriz Miguez, que usam do humor para falar do leite materno, alimento padrão ouro, reconhecido como o mais completo para o recém-nascido.

 

Serviço

 

O quê: Projeto “Do Peito ao Prato”

Quando: De 1 a 7 de agosto

O quê: Roda de conversa “O mundo dos alimentos: experimentação para bebês”

Onde: Sesc Santana

Quando: 1/8, terça-feira, das 15h às 17h.

Ingresso: Grátis. Distribuição de senhas no local 30 minutos antes da atividade.

Informações: Aqui, os presentes dialogam, de modo dinâmico e interativo, sobre a alimentação infantil, enfatizando a transição alimentar e a introdução de alimentos sólidos. Conta com atividades práticas, como brincar com mordedores naturais, aprender a tomar líquidos em copinho aberto e experiências sensoriais com frutas e/ou legumes. Com a nutricionista Rachel Francischi.

 

O quê: Roda de conversa “Mulher Negra e amamentação”

Onde: Sesc Mogi das Cruzes

Quando: 1/8, terça-feira, das 19h às 21h.

Ingresso: Grátis. Distribuição de senhas no local 30 minutos antes da atividade.

Informações: Quais as potências e os desafios de amamentar sendo uma mulher negra? Para responder a essa pergunta, a proposta é uma roda de conversa em que falamos das experiências com nossos corpos, com a criação de filhos, com trabalho e como tudo isso impacta as histórias de amamentação que temos e as que desejamos para futuro. Com a psicóloga e psicanalista Fê Lopes e Fabiana Araujo.
  


O quê: Bate-papo “Diálogos sobre a alimentação nos primeiros 2 anos”

Onde: Sesc Pompeia

Quando: 1/8, terça-feira, das 19h30 às 21h.

Ingresso: Grátis. Distribuição de senhas no local 30 minutos antes da atividade.

Informações: A atividade aborda os desafios na alimentação da criança nos 2 primeiros anos, considerando o processo de introdução alimentar a partir dos 6 meses. Irá orientar sobre a importância da alimentação motivada pelo prazer de comer. Com a nutricionista Karine Durães.

 

O quê: Simpósio “AMAmente”

Onde: Sesc Santos

Quando: 1/8, terça-feira, das 9h às 18h; e 2/8, quarta-feira, das 9h às 16h.

Ingresso: Grátis. Inscrições na Central de Atendimento da Unidade ou no endereço online em inscricoes.sescsp.org.br

Informações: O AMAmente é um espaço de troca de saberes, carinho, cuidado e atenção, um momento para refletir sobre o atendimento integral da família e do bebê. Vamos abordar o cuidado relacionado à amamentação, desde o planejamento da gestação até o amparo ao bebê e a seus familiares. Trata de toda a jornada de alimentação nos primeiros anos, com foco em saúde, alimento e amor para o bebê, assim como tranquilidade, apoio e orientação à mãe e toda família.

 

O quê: Bate-papo “Do ventre ao peito”

Onde: Sesc Birigui

Quando: 1/8, terça-feira, das 19h às 20h30.

Ingresso:  Grátis. Distribuição de senhas 30 minutos antes da atividade na Central de Atendimento.

Informações: Com gestantes, mães, pais, cuidadores, profissionais de assistência ao parto e infância, é debatido o processo da amamentação e seu papel social, econômico e de saúde pública. Os participantes recebem informações sobre como se preparar para a amamentação ainda no parto, como estabelecer o aleitamento no pós-parto imediato, a desmistificação de conceitos sobre o assunto e as causas do desmame precoce e como evitá-lo. Com a mãe, nutricionista, doula e educadora Monique Herrera.

Onde: Sesc 24 de Maio, Sesc Carmo, Sesc Guarulhos, Sesc Interlagos, Sesc Ipiranga, Sesc Itaquera, Sesc Mogi das Cruzes, Sesc Pinheiros, Sesc Pompeia, Sesc Santana, Sesc Santo Amaro, Sesc São Caetano, Sesc Araraquara, Sesc Birigui, Sesc Jundiaí, Sesc Piracicaba, Sesc Registro, Sesc Santos, Sesc São José dos Campos, Sesc Sorocaba e Sesc Taubaté.

Programação completa: https://www.sescsp.org.br/dopeitoaoprato


Posts mais acessados