Pesquisar no Blog

terça-feira, 25 de junho de 2024

Doar sangue salva a vida de crianças e adolescentes com câncer

Foto de Frank Meriiño

 Todos os meses, são realizadas mais de 500 transfusões de sangue

para os pacientes do Hospital do GRAACC 


 

No mês de conscientização mundial sobre a importância da doação de sangue - junho vermelho, o Hospital do GRAACC, referência no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil, ressalta que esse ato generoso é essencial para salvar vidas, especialmente de crianças e adolescentes com câncer. 

Os pacientes em tratamento no GRAACC apresentam grande demanda transfusional. Todos os meses são realizadas mais de 500 transfusões de sangue, o que corresponde a um consumo superior a 1000 unidades de hemocomponentes (produtos derivados do fracionamento do sangue total), principalmente concentrados de hemácia e plaquetas. Cerca de 70% dessas transfusões ocorrem em pacientes internados e os outros 30% em regime ambulatorial. 

“Esse suporte hematológico é de fundamental importância para pacientes com câncer. A medula óssea, onde são produzidas as células sanguíneas, é extremamente comprometida pelo tratamento ao qual são submetidos, o que leva à anemia e aumenta o risco de sangramento e infecções durante esse período”, explica a Dra. Paula Guedes Granja, médica responsável pelo Serviço de Hemoterapia do Hospital do GRAACC. 

Quem quiser doar sangue ao Hospital do GRAACC, deve procurar a unidade de coleta da Colsan (Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue) mais próxima da sua casa. A doação é um procedimento rápido e seguro.

 

Quem pode doar: 

Todas as pessoas saudáveis que atendam aos requisitos abaixo:

  • Ter entre 16 e 69 anos de idade*, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos;
  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar alimentado. No entanto, não fazer refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.
  • Portar documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação).

    * Doadores menores de 18 anos devem ser acompanhados por um adulto maior de 21 anos, o qual deve portar o termo de autorização de doação de menor de idade preenchido e com firma reconhecida em cartório; documentos de identidade originais com foto do menor e do responsável legal; e cópias simples do documento de identidade de ambos, que ficarão arquivadas na instituição.

Saiba como e onde doar em: Link


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados