Pesquisar no Blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 chegam ao Brasil nesta sexta-feira

Aeronave trará da Índia as primeiras doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, adquiridas pelo Ministério da Saúde junto ao laboratório indiano Serum

 

O avião trazendo ao Brasil os 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 está previsto para pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 17h30 horas desta sexta-feira (22/01). A aeronave da companhia Emirates saiu de Mumbai, na Índia, na quinta-feira (21/01), com a carga de vacinas da AstraZeneca/Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Serum. As doses foram compradas pelo Ministério da Saúde para dar continuidade à vacinação dos brasileiros de forma simultânea e gratuita.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, juntamente com o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, vão acompanhar a chegada das vacinas em solo brasileiro.

A carga passará pelos trâmites alfandegários e, após, será colocada em uma aeronave da companhia aérea Azul com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro - na cidade, as doses ficarão armazenadas no depósito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) antes de serem enviadas aos estados e municípios. Pazuello e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, vão acompanhar a chegada das vacinas no local.


VACINAÇÃO

Os dois milhões de doses da AstraZeneca/Oxford se juntam aos 6 milhões da vacina importada pelo Instituto Butantan, do laboratório chinês Sinovac - essas últimas já distribuídas aos estados, que começaram a vacinar a população a partir da última segunda-feira (18/01). Os dois imunizantes tiveram aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no Brasil.

 

Postos do Poupatempo de cidades que passaram para fase vermelha do Plano São Paulo fecham a partir de segunda-feira (25)

Unidades que estão em municípios da fase laranja funcionarão de segunda a sexta-feira, mediante agendamento; canais digitais oferecem mais de 120 serviços online que podem ser realizados sem sair de casa 


A partir de segunda-feira, dia 25 de janeiro, 28 postos do Poupatempo localizados em regiões que passaram para a fase vermelha do Plano São Paulo – Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté – suspendem os atendimentos presenciais. Os agendamentos já realizados a partir dessa data estarão automaticamente cancelados. 

Os demais 53 postos do programa instalados em cidades que estão na fase laranja permanecerão funcionando mediante agendamento, com capacidade reduzida e seguindo os protocolos sanitários aderentes ao plano estadual. Por isso, o atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, no horário habitual de cada unidade, mas deixará de ser oferecido aos sábados (30/01 e 06/02), dias em que todo o Estado estará na fase vermelha. 

 

Confira quais são os postos das regiões que passam para a Fase Vermelha, a partir de 25 de janeiro: 

Barretos: Barretos e Bebedouro. 

Bauru: Avaré; Bauru; Botucatu; Jahu; Lençóis Paulista e Lins. 

Franca: Franca. 

Marília: Assis; Marília; Ourinhos e Tupã. 

Presidente Prudente: Dracena e Presidente Prudente. 

Sorocaba: Itapetininga; Itapeva; Itu; Salto; Sorocaba e Tatuí. 

Taubaté: Caraguatatuba; Guaratinguetá; Jacareí; Pindamonhangaba; Piquete; São José dos Campos e Taubaté. 

 

É importante destacar que o portal www.poupatempo.sp.gov.br e o aplicativo Poupatempo Digital oferecem mais de 120 opções de serviços online, que podem ser feitos sem sair de casa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. De agosto a dezembro, cerca de 70% dos atendimentos oferecidos pelo programa foram feitos pelas plataformas digitais. 

Pelos canais também é possível agendar atendimento presencial, nos postos localizados na fase laranja. Devido à redução na capacidade de atendimento, as unidades oferecem apenas serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como primeira via do RG, transferência interestadual e mudança na característica de veículo. Para conferir os endereços e horários de atendimento de cada unidade, basta acessar o portal ou aplicativo do programa. 

Entre os serviços digitais mais solicitados, estão, renovação e segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículo, Atestado de Antecedentes Criminais e Carteira de Trabalho, tudo prático e rápido, com a mesma qualidade e eficiência que são marcas do Poupatempo. 

 

Informações complementares: 

Tutoriais 

Para facilitar a vida das pessoas que têm dúvidas sobre como realizar serviços de forma online, o portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) oferece vídeos que ensinam o passo a passo dos atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 14 tutoriais, está disponível também no Youtube, no www.youtube.com/poupatemposp

Com vídeos curtos e dinâmicos, os cidadãos têm à disposição conteúdos sobre os serviços oferecidos pelo Governo de São Paulo, além de orientações sobre como baixar o aplicativo Poupatempo Digital no celular de maneira rápida e prática. Entre as opções de atendimentos disponíveis online, estão solicitação de Atestado de Antecedentes Criminais, seguro-desemprego, Carteira de Trabalho Digital, renovação de CNH, licenciamento, liberação de veículos, serviços da Secretaria de Educação, CDHU, entre outros.


Segunda via de RG 

Quem precisa emitir a segunda via do RG já pode usar os meios digitais para obter o documento sem precisar comparecer ao atendimento presencial. Pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão pode solicitar uma nova Carteira de Identidade com conforto e segurança, sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão. 

Os totens estão disponíveis em estações do metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, e unidades do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Os endereços estão no portal www.poupatempo.sp.gov.br, na opção Locais de Atendimento.  

Já o aplicativo RG Digital SP está disponível para ser baixado gratuitamente no celular, tanto na Google Play quanto na App Store. 


4 milhões abandonam escola na pandemia, aponta pesquisa C6 Bank/Datafolha

Taxa de abandono no país chegou a 8,4% no ano passado; problemas financeiros e suspensão de aulas estão entre as principais motivações 

 

As dificuldades impostas pela pandemia fizeram com que 4 milhões de estudantes brasileiros, com idades entre 6 e 34 anos, abandonassem os estudos no ano passado. Com isso, a taxa de abandono escolar chegou a 8,4% em 2020, segundo pesquisa C6 Bank/Datafolha. Entre os que pararam de estudar no ano passado, 17,4% não têm intenção de voltar em 2021.  

Essa é a primeira pesquisa a mostrar como a crise sanitária afetou os estudantes do país e a permanência deles nas escolas e universidades, uma vez que ainda não há dados oficiais disponíveis.  

O Brasil tem uma população de 90,1 milhões de habitantes com idade entre 6 e 34 anos, dos quais 53% estavam matriculados em escolas ou universidades no ano passado, de acordo com estimativa feita com base na Pnad Contínua de 2019.  

Os dados foram coletados entre os dias 30 de novembro e 9 de dezembro. O Datafolha realizou 1670 entrevistas, por telefone, com estudantes matriculados nas redes pública e privada ou com seus responsáveis. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e os resultados têm confiabilidade de 95%.

O C6 Bank tem realizado uma série de pesquisas para entender os impactos da pandemia no país sob diversos aspectos, como a retomada de hábitos individuais (compras, transporte e lazer), os efeitos sobre diferentes grupos sociais e, agora, sobre a educação.   

A evasão escolar é uma das maiores preocupações de especialistas e havia um temor de que ela aumentasse em 2020 com a crise sanitária. Já se sabe que o surto de ebola no Oeste da África, por exemplo, fez aumentar a evasão entre meninas e os índices de gravidez na adolescência.  

De acordo com o levantamento C6 Bank/Datafolha, a taxa de abandono em 2020 foi maior entre os estudantes de curso superior: 16,3% dos universitários pararam de estudar no ano passado. No Ensino Médio, a taxa é de 10,8% e no Ensino Fundamental, de 4,6%. Estudantes de classes sociais mais baixas também lideraram os índices de abandonoA taxa foi 54% maior entre os alunos das classes D e E (10,6%), na comparação com estudantes das classes A e B (6,9%).   

Problemas financeiros estão entre os principais motivos do abandono escolar em 2020. Entre os que apontaram essa dificuldade para manter os estudos no ano passado, 19% ficaram sem condições de pagar a escola ou faculdade e 7% precisaram ajudar na renda familiar. Outros 22% justificaram o abandono por terem ficado sem aula e 20% relataram dificuldade com o ensino remoto.     

Tratada como uma tragédia silenciosa, a evasão escolar afeta diretamente a economia de um país, os índices de violência e até a expectativa de vida da população. Quem conclui o Ensino Básico, por exemplo, tem em média quatro anos a mais de vida do que quem abandonou os estudos, segundo pesquisa da Fundação Roberto Marinho divulgada no ano passado. A estimativa é de que o Brasil perde R$ 372 mil ao ano com cada jovem que deixa a sala de aula, de acordo com o mesmo levantamento. Já a redução de um ponto percentual nos índices de evasão pode evitar cerca de 550 homicídios por ano.  

A Pnad Contínua 2019, divulgada em julho do ano passado pelo IBGE, apresentou pela primeira vez dados de abandono escolar no Brasil. Segundo a pesquisa, o atraso ou abandono escolar atingia 12,5% dos adolescentes de 11 a 14 anos e 28,6% dos brasileiros de 15 a 17 anos. Entre jovens de 18 a 24 anos, quase 75% estavam atrasados ou abandonaram os estudos.  

Com números assim, o país ainda está longe de atingir as metas do Plano Nacional de Educação. A parcela de adolescentes de 16 anos com ensino fundamental completo, por exemplo, é de 78,4% e precisaria chegar a 95% em três anos. Alguns objetivos que deveriam ter sido alcançados em 2016 ainda não foram cumpridos e metas que precisam ser atingidas até 2024 podem ficar ainda mais distantes com os efeitos da pandemia.

 


C6 Bank

https://www.c6bank.com.br/

República Dominicana certifica que está preparada para realizar exames de Covid-19 nos turistas


Governo dominicano e o setor privado adotam medidas para fortalecer a capacidade do destino em responder aos requisitos de entrada dos mercados emissores de turistas ao país


O governo dominicano, por meio dos Ministérios de Turismo e Saúde Pública, anunciou novas medidas para fortalecer a capacidade de resposta do destino diante dos novos requisitos dos países emissores de turistas. Por um lado, o Ministério de Saúde Pública irá doar 400 mil exames de antígenos como parte do Plano de Assistência ao Viajante, que é atualmente concedido aos visitantes internacionais que se hospedam em hotéis na República Dominicana e que necessitam do teste para retornar ao país de origem.

Esses exames rápidos de antígenos ou o teste PCR com resultado negativo de até 72 horas serão requeridos pelo governo dos Estados Unidos para entrar ou para trânsito em território americano a partir de 26 de janeiro.

O teste rápido de antígenos exigido pelo governo dos Estados Unidos será administrado aos cuidados do país sem custo pelo pessoal técnico de saúde nos hotéis, e seu resultado será certificado pelo Ministério de Saúde Pública. Os hotéis de diversos destinos da República Dominicana estão prontos para auxiliar seus hóspedes na coordenação dos agendamentos, assim como a entrega dos resultados.

Já em relação aos países que requerem o exame de PCR para entrada, o Ministério de Turismo destacou que a capacidade atual dos laboratórios é de 11 mil testes diários, o que garantirá atenção aos residentes e visitantes. Adicionalmente, nas próximas três semanas será aumentada a capacidade em 40%, para assegurar que nenhum viajante tenha problemas ao regressar ao seu país. Os hotéis também darão assistência aos seus hóspedes para coordenar os agendamentos para o exame PCR, cujo custo deverá ser de responsabilidade do viajante.

“A República Dominicana continua comprometida em oferecer uma experiência turística segura, tanto para aqueles que nos visitam como para todos os dominicanos que participam da cadeia produtiva turística. Por isso, estamos continuamente revisando as medidas para oferecer aos nossos visitantes as facilidades necessárias para poder desfrutar das férias e de uma viagem de retorno com tranquilidade”, informa David Collado, Ministro de Turismo.

É importante pontuar que, até 31 de março de 2021, todos os turistas internacionais que chegam por via aérea e que se hospedam em um hotel têm um plano de cobertura médica gratuito, que cobre todo tipo de emergência, incluindo um possível contágio de Covid-19.

Para conhecer os detalhes dos protocolos aplicáveis à indústria turística ou esclarecer qualquer dúvida sobre as operações de turismo no país, basta visitar o portal https://www.godominicanrepublic.com ou o Centro de Informação ao Viajante, plataforma interativa criada pelo Ministério de Turismo que responde às dúvidas mais frequentes daqueles que planejam visitar o destino: https://www.drtravelcenter.com/es.

 

Sobre a República Dominicana

A República Dominicana é um destino muito especial e exclusivo, reconhecido mundialmente pelas atrações inusitadas, pela rica cultura, confortos e pelo clima perfeito durante todo o ano. Facilmente acessível em voos diretos da maioria dos principais aeroportos, o país agrada celebridades, casais e famílias. De trilhas para praias desconhecidas e campos de golfe de classe mundial, na República Dominicana é possível se sentir renovado nas luxuosas e diversas acomodações, explorando relíquias antigas de séculos passados, desfrutando da comida típica e de aventuras de ecoturismo nos magníficos parques nacionais, montanhas e rios.

Rodeada pelo mar do Caribe ao sul e pelo Oceano Atlântico ao norte, a República Dominicana oferece uma variedade de esportes, atividades de lazer e entretenimento, além de experiências culturais únicas, como a dança, festas de carnaval e outras especialidades dominicanas, como charutos, rum, chocolate, café, âmbar e larimar (pedra rara e exclusiva do país). Entre a aventureira Puerto Plata, a exuberante Samaná, a histórica Santo Domingo, a ensolarada Punta Cana, a luxuoso La Romana e a alegre Barahona, há um país em que cada região tem muito a oferecer para qualquer viajante e orçamento.

Além das experiências inexploradas de costa a costa, o país também tem uma reputação mundial por seu povo caloroso e hospitaleiro. Com oito aeroportos internacionais e nove zonas ecológicas diferentes, nunca foi tão fácil ou interessante explorar a República Dominicana. Para mais informações e para começar a planejar sua viagem, visite o site oficial do Ministério do Turismo da República Dominicana em: http://www.godominicanrepublic.com/pt-br/.


7 dicas para o colaborador se preparar para o modelo híbrido de trabalho

Entre as principais delas está avaliar seu próprio desempenho e investir em uma rotina planejada

 

O novo cenário referente ao mercado de trabalho tem como aposta por parte de especialistas a adesão ao modelo híbrido, ou seja, que une o remoto ao físico. A 4ª edição da pesquisa Índice de Confiança do Trabalho no Brasil, conduzida pelo LinkedIn, mostrou que, em um cenário de pós-pandemia, até os profissionais de organizações menores pretendem ter mais flexibilidade para não exercerem as funções in loco, apesar do espaço físico disponível.

"As empresas passaram a ter mais confiança nas equipes ao notarem que seus negócios permanecem ativos mesmo com a crise. Outros benefícios como a redução de custos, retenção de talentos, flexibilidade e engajamento da equipe, são fatores decisivos para esse modelo, mas, não são suficientes para manter o home office 100%. A vontade de interagir presencialmente com colegas e a questão da saúde mental pesam na decisão das organizações", avalia Celson Hupfer, CEO da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital e Doutor em Psicologia Social. Entretanto, o modelo híbrido ainda gera dúvida nos colaboradores. Para ajudar neste novo processo, o especialista separou sete dicas. Confira: 



Mantenha uma rotina profissional
A variação de modelos de trabalho (in loco e home office) poderá gerar confusão no momento de readaptação, mas criar ou definir melhor as rotinas diárias, entender quais os melhores dias e picos de energia para realizar atividades, podem te ajudar a manter os resultados, mesmo no formato híbrido.

Avalie seu desempenho
Essa é uma das principais dicas. Com essa nova mudança o seu desempenho também pode sofrer alterações, então, questione-se, avalie os processos diários, seu senso de urgência e responsabilidade e, dependendo da sua avaliação, mude sua rotina ou comunique isso a um gestor, afinal, pedir ajuda é necessário e desta forma, ele poderá te auxiliar em seu novo desafio. 



Planejamento
Tenha em mente as diferenças do trabalho no escritório e em casa. Com base nas diferenças, crie um planejamento diário. Como por exemplo, no escritório, realizar pausas para cafézinhos, para higienizar as mãos ou apenas para se alongar. Já em casa, avalie o horário de iniciar e encerrar o trabalho, uma outra opção é já separar a sua roupa, mesmo sem a necessidade de um dress-code formal. 



Comunicação
Não importa qual o canal, a comunicação entre você e a equipe deve permanecer clara, de modo que esteja alinhada com as expectativas dos líderes. "O colaborador deve sempre buscar os seus gestores para comunicar novos desafios ou dificuldades, a empatia, a gentileza e a comunicação consigo e com o outro são palavras chaves para este modelo", recomenda Hupfer. 



Seja paciente
Neste início, as empresas ainda estarão se adaptando ao formato, assim como você. Portanto, seja paciente e fique atento aos detalhes, às recomendações e quadros de avisos, à localização e recomendações de utilização de máscaras e álcool em gel, ao distanciamento entre as pessoas e até a escala e revezamento de equipes em locais dentro da empresa. 



Novas habilidades
Crie o hábito de autogerenciamento, utilize tempos livres de forma adequada e investigue sobre novas habilidades que podem agregar para sua empresa ou para o mercado. Com a adesão ao novo formato, o número de cursos online e gratuitos devem permanecer na média, o que é uma boa notícia para quem deseja aprender novas habilidades, sejam elas técnicas ou comportamentais. 



Hábitos saudáveis
Se você iniciou algum exercício físico na pandemia, permaneça com eles, mesmo que você tenha que ajustar os horários. Busque também sentar em posições confortáveis e beber água, afinal, isso também ajuda na concentração e foco. Uma boa alimentação, pausas para alongamento e, às vezes, músicas no fone de ouvido podem ajudar na produtividade e bem estar.

 



Connekt

 


 

14% dos pedidos de empréstimo em 2020 foram para abrir novo negócio; veja dicas de como cuidar do financeiro de sua empresa

Empreender foi o terceiro maior motivo de pedidos de empréstimo, atrás do pagamento de contas; especialista dá dicas para novos negócios manterem as finanças em dia

 

De acordo com dados da fintech de crédito pessoal Simplic, 14% dos pedidos de empréstimo realizados em 2020 foram para abrir um novo negócio. Pensando naqueles que abriram ou querem abrir seu próprio empreendimento, a Simplic separou cinco dicas para manter um controle financeiro empresarial e o negócio sustentável em 2021. 

Segundo João Figueira, Head de Operações da Simplic, dominar o financeiro da sua própria empresa é fundamental para tomar melhores decisões, evitar endividamentos, equilibrar despesas e aumentar a possibilidade de lucro. “Abrir um novo negócio foi o terceiro maior motivo de pedidos de empréstimo no ano passado. No entanto, para gerir o próprio empreendimento, é fundamental ter um controle financeiro que não só o mantenha sustentável, mas que o permita crescer e se desenvolver”, explica. 

Confira dicas do especialista para não entrar em vermelho ao longo do ano e seguir empreendendo com sucesso:

 

Avalie a situação financeira da sua empresa

Assim como é necessário avaliar a nossa situação financeira pessoal quando vamos organizar as contas, pagar as dívidas e fazer um planejamento financeiro, também precisamos fazer o mesmo com a nossa empresa. É importante entender como está a vida financeira da sua empresa hoje, se você está conseguindo arcar com todos os custos, qual a sua margem de lucro e se há uma reserva, por exemplo. 

 

Acompanhe o fluxo de caixa 

De acordo com dados da empresa de organização e inteligência financeira Granatum, somente 44% dos empresários fazem o acompanhamento de suas receitas e despesas de forma regular. Controlar o fluxo de caixa nada mais é do que entender os movimentos financeiros da sua empresa, quanto está entrando, saindo e sendo direcionado para cada área ou despesa. A partir do domínio do fluxo de caixa  é possível identificar possíveis problemas, fazer projeções e traçar estratégias que potencializam seu lucro. Neste controle, inclua também o acompanhamento das notas fiscais. 

 

Faça um registro de todas as suas operações financeiras 

Assim como a planilha de gastos é importante para a pessoa física, ela também é para a jurídica. Mais do que acompanhar o fluxo de caixa, é preciso registrá-lo juntamente com as atividades financeiras da empresa. Desde uma transferência entre contas bancárias até um adiantamento para um colaborador ou uma compra extra. Na hora de fazer o balanço do mês ou ano, esses registros serão fundamentais para você entender suas finanças, onde gastou mais e onde pode economizar. Também é possível fazer uma análise de qual foi o lucro dos últimos meses e se há possibilidade de guardar dinheiro para uma reserva ou investimento. 

 

Separe os gastos 

Os dados da Granatum mostram que somente 23% dos empresários separam as finanças pessoais das empresariais. Mais do que organizar os gastos, é necessário separá-los e esse pode ser um desafio para pequenos empreendedores. Evite utilizar o dinheiro da empresa para custos pessoais, mesmo que você atue sozinho, por exemplo. Essa separação é importante para entender a saúde financeira da sua empresa e o quanto ela está sendo lucrativa como negócio. 

 

Gestão digital

 

Não é novidade que a tecnologia está cada dia mais presente em qualquer negócio e não seria diferente na gestão financeira. Você pode e deve utilizar ferramentas digitais que facilitem o seu controle no dia a dia. Se há um volume muito grande no fluxo de caixa e nas despesas, é possível substituir as planilhas manuais por algum software de gestão financeira ou aplicativos de gestão financeira para empresas. Busque por ferramentas online, que podem ser pagas ou gratuitas, que te ajudem a desburocratizar processos e deixá-los mais ágeis. 

 

Vacina contra a Covid-19: sites fraudulentos simulam cadastro para roubar dados pessoais

Desde o início da semana, especialistas da Kaspersky encontraram domínios de phishing explorando o tema


A corrida pela vacinação contra a Covid-19 começou nesta semana no Brasil. Com ela, uma outra jornada tem movimentado o mundo do cibercrime: golpistas tentam se aproveitar da ânsia pela nova imunização para roubar credenciais de vítimas e aplicar fraudes pela internet.


Desde segunda-feira, a equipe de investigação e análise da Kaspersky tem encontrado sites fraudulentos que tentam simular um pré-cadastro para a vacinação. A tática é bastante conhecida: o phishing. Segundo Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, esses domínios fazem parte de campanhas que já estão sendo articuladas, e que começarão a disseminar mensagens solicitando a inscrição por meio desses sites.


"Sempre que há um tema crítico e que desperta atenção, o cibercrime rapidamente busca alternativas para tirar proveito deles. Vimos isso no começo da pandemia, quando houve uma corrida por máscaras e álcool-gel, e vemos o mesmo sendo feito no momento das vacinas", conta o especialista .


Um dos sites identificados pede que o usuário inscreva o e-mail e a senha para iniciar o seu cadastro. Com essas informações, os hackers conseguem acessar a conta da vítima e aplicar uma série de outros golpes em cima dela. "Como muitas pessoas costumam utilizar a mesma senha para várias contas, os criminosos podem invadir uma série de outros serviços por meio desses dados", alerta Assolini .



Para evitar cair em golpes como esse e ter os seus dados roubados, o analista da Kaspersky recomenda que as pessoas se informem em canais oficiais das secretarias de saúde do município ou estado sobre como estão sendo feitas as campanhas da vacina na sua localidade:

"
Alguns estados, como São Paulo, criaram páginas de cadastro para a vacina, que no momento, estão sendo aplicadas apenas com profissionais da saúde e grupos de risco. Ainda assim, desconfie de qualquer endereço que seja enviado por meio de correntes em redes sociais. Por precaução, procure as páginas dos órgãos oficiais e se informe corretamente por lá", completa Assolini.

Site de phishing criado para roubar senhas de contas de e-mail corporativo



Brasileiros entre as maiores vítimas de phishing

De acordo com o relatório recente publicado pela Kaspersky,
os brasileiros estão entre os principais alvos de phishing no mundo. Cerca de um a cada nove usuários de internet do País (11,6%) acessaram, de julho a setembro passados, ao menos um link que direcionava a páginas maliciosas. O índice está bem acima da média mundial - 7,67%, no mesmo período - e coloca o Brasil como um dos países com maior proporção de usuários atacados.


Para se proteger dos ataques de phishing, os especialistas da Kaspersky aconselham que os usuários tomem algumas precauções:

• Sempre verifiquem o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos antes de clicar neles, além de verificar se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink;

• Não cliquem em links contidos em e-mails, SMS, mensagens instantâneas ou postagens em mídias sociais vindos de pessoas ou organizações desconhecidos, que têm endereços suspeitos ou estranhos. Verifiquem ainda se são legítimos e, mesmo que comecem com ‘ https‘, é necessário duvidar, pois muitos sites falsos podem exibir o cadeado de segurança;

• Se não tiver certeza de que o site da empresa é real e seguro, não insira informações pessoais;

• Analisem cuidadosamente as URLs das páginas com formulários que solicitam dados confidenciais. Se o endereço consiste em um conjunto de caracteres sem sentido ou a URL parece suspeita, não finalizar o pagamento;

• Usem uma solução de segurança comprovada com tecnologias antiphishing
baseadas em comportamento. Ela permitirá a identificação até dos golpes de phishing mais recentes, que ainda não foram incluídos nos bancos de dados antiphishing.

Para mais informações sobre ataques de phishing, acesse o blog da Kaspersky.

 

 

Kaspersky

https://www.kaspersky.com.br


ENEM: Questões de Física devem ser mais conteudistas do que as demais

 Professor do SAS Educação explica prova com menor contextualização, cita temas mais cobrados e dá dicas para elevar a nota no segundo dia de provas

 

Física é uma das disciplinas de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, uma das áreas de conhecimento cobradas no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, a ser realizado neste domingo, 24. Para Idelfranio Moreira, gerente de inovações para professores do SAS Plataforma de Educação e docente em Física, a prova deve seguir a tendência das últimas quatro edições, com textos-base mais curtos e menor contextualização em relação às demais disciplinas.

Na avaliação do professor, embora ainda aplicadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permeia todo o Enem, as questões encurtadas de Física tornam a prova mais "conteudista", aproximando-a das questões de vestibulares tradicionais, como o da Fuvest. “As questões têm analisado menos as habilidades e competências e mais conteúdo. Isso exige que o candidato faça mais cálculos, mas não deixa de privilegiar a teoria e os conceitos de base”, explica.

Para garantir uma nota mais elevada, Moreira sugere que o estudante priorize as questões mais fáceis, antes de passar para as médias e, por fim, as mais difíceis. Uma boa ajuda na preparação é repassar nesta reta final os temas mais cobrados historicamente desde 2009, segundo levantamento “Raio X do Enem”, realizado anualmente pelo SAS Plataforma de Educação (disponível neste link).

Entre os cinco temas mais cobrados aparece em primeiro lugar “Mecânica”, com 31,4% das questões, seguido por “Eletricidade e Energia” (24,8%), “Ondulatória” (19%), Termologia (15,9%) e “Óptica” (9%). “As questões priorizam questões com temas diretamente relacionados à Tecnologia, que é baseada em eletricidade e ondulatória, então são temas que o candidato deve dar uma atenção maior”, alerta o professor Idelfranio, que lista a seguir alguns dos conteúdos mais relevantes relacionados a cada tema, com exemplos de contextualizações. Confira:

 

Mecânica

Conteúdos: cinemática do movimento circular, cinemática da queda livre, forças de atrito, resultante centrípeta, colisões, pressão hidrostática e empuxo.

Contextualizações: sonda mostra o lado escuro da lua; caminhada espacial de mulheres astronautas; extinção dos dinossauros por asteroides; carro voador japonês.

 

Eletricidade e Ondulatória

Conteúdos: corrente elétrica, resistência elétrica, geradores elétricos; equação fundamental da ondulatória, fenômenos ondulatórios (interferência e difração).

Contextualizações: Tecnologia 5G e Internet das Coisas; máscara tradutora de voz; luva que traduz sinais de libras; morcegos videntes e a ecolocalização e previsão de trajetória das presas.

 

 



SAS Plataforma de Educação

 

Confira 3 dicas para planejar os estudos em 2021

Início do ano também é o momento ideal para planejar, junto com as crianças, o calendário de estudos e atividades que serão realizadas. De acordo com Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela USP, com pós-graduação em Arte-Educação e Psicopedagogia, é importante fazer um cronograma com base no tempo disponível. “Não vale a pena organizar uma rotina que tenha horários e períodos que não possam ser cumpridos. Isso gera desgaste e estresse, emoções que podem desmotivar a relação com os estudos”.


Confira abaixo mais algumas dicas elaboradas pela educadora, responsável pelo desenvolvimento do material didático de Língua Pátria do Kumon.


1.      Crie um cronograma

Ter uma rotina é fundamental para otimizar os estudos. Monte um cronograma com os horários reservados para estudar todos os dias da semana. Também inclua atividades fixas, como escola, cursos e compromissos pessoais da família. Dessa forma, você consegue ter uma visão mais clara e real da duração de cada tarefa.

 

2.      Defina metas atingíveis

Ao organizar o calendário, planeje com antecedência as disciplinas e tópicos que serão vistos em cada dia. Ajude a criança a revisar os conteúdos, começando pelos assuntos que ela mais domina, para depois focar em temas mais difíceis. Deixe -a resolver sozinha, isso é importante para que ela aprenda a encontrar as respostas. Sempre que der um passo a mais e sanar as dificuldades sozinha, reconheça seus méritos. Isso é importante para tornar o estudo uma atividade prazerosa e divertida.

 

3.      Não deixe o lazer de lado

Quando estiver montando o cronograma, é fundamental reservar e programar momentos de lazer. O cansaço prejudica o aprendizado, portanto, não sobrecarregue a criança. Proponha intervalos regulares entre os períodos de estudo e não deixe de oferecer momentos descontraídos, como brincadeiras e jogos com a família. Adquirir novas experiências também gera aprendizado

ENEM: Como usar a tecnologia a seu favor na preparação em matemática e na prova digital?

George Balbino, vice-presidente da Mangahigh Brasil, plataforma de ensino-aprendizagem digital, fala dos benefícios dessa abordagem para os exames


No próximo dia 24 de janeiro acontece o segundo dia de provas do ENEM, que abordará as disciplinas relacionadas a matemática. E, além disso, nos dois domingos subsequentes acontece a estreia da versão digital do exame. Sendo a tecnologia a novidade deste formato, como os alunos podem se preparar nestes dias que antecedem a avaliação?

Primeiramente, é importante lembrar que o estudante não vai absorver todo o conteúdo dos três anos de Ensino Médio a poucos dias da prova. Esse aprendizado deve ser contínuo para sedimentar os conhecimentos e construir uma base sólida. No entanto, é relevante fazer um checklist por assuntos, relembrar conceitos e esclarecer dúvidas. O vice-presidente da Mangahigh Brasil, George Balbino, fala sobre as vantagens de usar recursos digitais para otimizar essa revisão:


1)            Identificando lacunas

As plataformas de aprendizagem digital permitem a identificação de lacunas na aprendizagem assim como a identificação do nível de compreensão de determinado assunto. Isso é possível graças a personalização do ensino e da experiência de aprendizagem.


2)            Usando o tempo de forma eficaz

O recurso tecnológico ainda tem duas vantagens em relação ao uso adequado do tempo. A primeira delas é que a ferramenta dá uma resposta imediata, ou seja, não é necessário esperar a correção de um professor ou amigo para seguir em frente.

Apesar da troca de conhecimentos entre colegas e o apoio do docente ser indispensável, essa possibilidade impulsiona o protagonismo do aluno em seu próprio estudo, incentivando a aprendizagem ativa.

Outra vantagem é que muitas plataformas contabilizam o tempo usado para a resolução dos exercícios. A prática é especialmente eficiente em treinar a agilidade de raciocínio e, consequentemente, para avaliações com tempo limitado.


3)            Aprendendo com games

“As atividades gamificadas são uma forma leve de trabalhar conceitos matemáticos de uma forma séria”, explica Balbino. Assim, para a revisão antes do ENEM, são uma ferramenta excelente já que proporcionam o aprendizado de uma maneira instigante e divertida.

Os games permitem revisar diferentes conceitos matemáticos entrelaçados e também identificar o nível de dificuldade que o aluno domina. Assim, a plataforma dá a sugestão de reforço pedagógico, ou seja, aponta o tema que o estudante deve revisar para conseguir resolver a proposição do game. Esse é um instrumento poderoso também para usar em conjunto com materiais didáticos como livros e apostilas.


4)            Aprendendo com diferentes formatos

Essas dicas também são válidas para a versão inédita do ENEM Digital deste ano. Os 100 mil inscritos deverão fazer a prova fora de casa, mas em um computador. Como o formato é diferente, existe a possibilidade de as questões utilizarem elementos como gráficos interativos, vídeos, jogos, mapas 3D, entre outros; algo que não é viável em uma prova impressa.

Para a versão digital, Balbino reforça que o aluno deve se familiarizar com abordagens diversas: assistir vídeos no Youtube, compreender gráficos, infográficos, ouvir podcasts, entre outros. “A ambientação é importante, já que a prova abre a possibilidade para o aluno ter de assistir a um vídeo com mapas e questões geográficas e, a partir dessas informações, aplicar conceitos matemáticos”, comenta George.

Essa busca ativa pelo conhecimento permite que o aluno tenha uma percepção mais apurada também do seu tipo de formato favorito, ou seja, o que permite uma melhor absorção do conteúdo.


Enem Digital: futuro?

Balbino comenta que existe uma forte ligação entre o ENEM Digital e o crescimento das plataformas de aprendizagem. Ele acrescenta que a pandemia mostrou a urgência de acelerar o processo tecnológico nas escolas particulares e públicas e que essa primeira edição da prova digital irá impactar o futuro das avaliações. “Apesar da escala ser pequena em comparação ao ENEM tradicional, a estreia do digital mostrará a confiabilidade do sistema e a agilidade no tempo de retorno para resultados, podendo acelerar ou retardar o processo do digital para futuras provas do ENEM e outras do governo, como o Saeb”, completa.

 


Mangahigh

www.mangahigh.com

 

Lei altera e moderniza o sistema de falências e recuperação judicial: advogado explica pontos principais

Lei 14.112/2020, que entrará em vigor no dia 24 de janeiro, tem como objetivo primordial desburocratizar os procedimentos legais, buscando a preservação das empresas em dificuldade financeira e, por consequência, a manutenção de empregos

 

Entrará em vigor no dia 24 de janeiro, após alguns vetos presidenciais, a Lei 14.112/2020 que altera e moderniza o sistema de falências e recuperação judicial.

Na opinião do advogado Renato Tardioli, sócio do escritório Tardioli Lima Advogados, o objetivo primordial da nova lei é desburocratizar os procedimentos legais, buscando a preservação das empresas em dificuldade financeira e, por consequência, a manutenção de empregos. “Isto se torna ainda mais urgente dado o contexto atual, marcado pela pandemia”.

Tardioli destaca, a seguir, as alterações mais significativas da nova lei no que tange à recuperação judicial:

- A nova legislação permite agora aos credores propor o pedido de recuperação judicial. Antes, só os devedores podiam fazê-lo;

- A reforma também estendeu de 84 meses (sete anos) para 120 meses (dez anos) a negociação dos débitos tributários, sendo possível dividir em até 24 meses (dois anos) dívidas atualmente proibidas de serem parceladas, como o Imposto de Renda e o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). Em ambas as ocasiões, as microempresas e as empresas de pequeno porte terão direito a prazos 20% (vinte por cento) superiores;

- Outro ponto inovador é a possibilidade de a empresa devedora negociar com os próprios credores antes da recuperação judicial, evitando o processo judicial em situações em que é possível o acordo entre as partes. Também serão permitidas tratativas entre credores e devedores durante o procedimento de recuperação judicial, mas todo o processo de negociação deverá ser acompanhado e fiscalizado pelo administrador judicial;

- O plano de recuperação também poderá prever tratamento diferenciado aos fornecedores de bens e serviços que continuem a fornecê-los ao devedor durante a tramitação do processo de recuperação judicial, pois a má reputação da empresa com dívidas, nestas situações, dificulta a aquisição de bens e serviços necessários para continuidade da atividade empresarial;

- A nova lei permite, ainda, que os bens pessoais dos devedores possam ser utilizados como garantia, desde que haja autorização judicial para tanto.

 - Trouxe, também, previsão expressa sobre a possibilidade de o produtor rural requerer a recuperação judicial, podendo comprovar suas atividades por meio de Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física e respeitando determinações detalhadas na lei;

- Outras inovações que merecem destaque são regulação expressa de possibilidade de perícia prévia para constatação de condições de funcionamento da empresa; vedação de todos os tipos de constrição de bens por credores sujeitos durante o procedimento recuperacional ou falimentar; possibilidade de apresentação de plano de recuperação judicial pelos credores; regulação da consolidação processual e substancial na recuperação judicial; regulação da modalidade de financiamento especial durante a recuperação judicial (DIP); possibilidade expressa de apresentação de impugnação retardatária; permissão de encerramento da recuperação judicial antes da homologação do quadro geral de credores; vedação à distribuição de dividendos durante a recuperação judicial; permissão de prorrogação do prazo de suspensão de ações (stay period) uma única vez, por igual período (180 dias) .

 

Recuperação extrajudicial e falência

Renato Tardioli destaca ainda o que muda no que se refere à recuperação extrajudicial. “Agora, existe a possibilidade de inclusão de crédito trabalhista; atribuição de stay period e alteração do quórum mínimo para propor o procedimento de recuperação extrajudicial”.

Quanto ao procedimento de falência, são destaques as seguintes inclusões:

- Vedação de extensão dos efeitos da falência aos sócios, controladores e administradores;

- Alteração no procedimento de alienação de ativos, para tornar mais célere o trâmite;

- Estímulo ao recomeço rápido do empresário falido (fresh start);

- Possibilidade de extinção do processo com o pagamento de 25% dos créditos quirografários;

- Instituição do prazo máximo de três anos da decretação de falência para habilitar ou requerer reserva de crédito;

- Possibilidade de extinção do processo após o decurso de três anos da decretação da falência.


Santana Parque Shopping e ONG Cabelegria firmam parceria em incentivo à doação de cabelos

 

Banco de Peruca Móvel estaciona no empreendimento no próximo dia 29

 

O Santana Parque Shopping inicia o ano de 2021 impulsionando suas ações sociais. O empreendimento acaba de firmar parceria com a ONG Cabelegria, que transforma doação de cabelos em perucas e estas são distribuídas para pessoas submetidas a tratamentos de câncer ou que foram diagnosticadas com outras doenças que causam a queda de cabelo.

A ação acontecerá no empreendimento a cada dois meses. Durante esta iniciativa do bem, a ONG realizará cortes gratuitos, receberá doações de cabelos e também fará a distribuição de perucas. 

Para quem deseja abraçar a causa e ainda, sair com um visual novo por aí, a oportunidade acontece no dia 29 de janeiro, das 12h às 20h. O Banco de Peruca Móvel da Cabelegria estará na entrada principal do Santana Parque realizando esta ação solidária.

Serão aceitos todos os tipos de cabelo. Para doar, o cabelo precisa ter no mínimo 15cm, pode ser natural, com química ou tintura. Desde 2013 a Cabelegria já doou mais de 8,3 mil perucas para crianças e mulheres de todo o Brasil. 

“Estamos colaborando com esse projeto de causa nobre. Nossa meta é incentivar nossos consumidores a também abraçar essa causa que devolve o sorriso e transforma a vida de tantas pessoas”, afirma Marcus Borja, superintendente do Santana Parque Shopping. 

 

Serviço

Santana Parque Shopping e Cabelegria

Quando: Dia 29 de janeiro

Horário: 12h às 20h

Local: Entrada principal do shopping

 

Santana Parque Shopping

Horário: das 10h às 22h (segunda a sábado) / 14h às 20h (domingos e feriados) - Lojas

12h às 22h (segunda a domingo) – Alimentação

Endereço: Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2780 – Santana – SP

Mais informações pelo site: www.santanaparqueshopping.com.br ou pelo telefone: (11) 2238-3002 ou WhatsApp: (11) 96588-3226.

 Instagram: @santanaparqueshoppping

www.facebook.com/Santanaparque  

 

Posts mais acessados