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terça-feira, 20 de agosto de 2019

Homens e mulheres não sentem que são bem retratados na publicidade, de acordo com a última análise da Kantar


Em uma seleção de alguns estudos da Kantar, uma nova análise sobre Gêneros na Publicidade apresenta a percepção dos consumidores em relação à presença feminina e masculina na publicidade, empoderamento e a autoestima na relação das pessoas com as marcas


A Kantar lança nova análise sobre o tema de Gêneros na Publicidade, no qual o intuito é compartilhar insights com o mercado sobre como os gêneros feminino e masculino são representados na publicidade e a conclusão é alarmante: 76% das mulheres e 71% dos homens acreditam que a forma como eles estão sendo retratados na publicidade está totalmente fora da realidade.

Esse é um sinal de alerta para os profissionais de marketing, mas Maura Coracini, líder da área de mídia & digital da Kantar e responsável pela condução da análise no Brasil, indica que há caminhos que as marcas podem trilhar para construir um diálogo eficiente.

“Entendemos que há diversas bandeiras sociais em que as marcas podem se posicionar, mas escolhemos focar na questão de como homens e mulheres são representados na publicidade porque embora o mercado já esteja falando sobre isso há algum tempo, identificamos que não foi feita uma verdadeira reforma para quebrar os paradigmas e estereótipos. O estudo traz insights valiosos de como as marcas podem se posicionar e entrar na conversa de forma positiva com os consumidores. Algumas marcas já estão em mudança de rota e posicionam-se bem, mas ainda há muito a ser feito”, analisa a executiva.


Publicidade:

A nossa análise mostra que, ao avaliar mais de 2000 propagandas do Festival Cannes Lions na última década, os homens falam sete vezes mais que as mulheres e aparecem quatro vezes mais do que elas nas telas. No entanto, quando analisada a base de dados de estudos pré-teste para TV, as marcas não falam só com eles – pelo contrário, no Brasil, 52% das campanhas são direcionadas para mulheres, enquanto só 11% das campanhas são focadas para os homens.

Os dados mais recentes confirmam que ainda existe um viés na propaganda. Ainda que as mulheres apareçam na maioria das campanhas, quando ambos aparecem, os homens têm 34% mais chance de serem mostrados de forma mais proeminente do que as mulheres:




O mesmo acontece quando se observa algumas categorias de consumo, ou seja, segmentação de gênero não deveria ser uma decisão baseada em um ou em outro, e mesmo assim os profissionais de marketing seguem trabalhando com estereótipos: na categoria de produtos de limpeza, por exemplo, as mulheres representam 89% do target das comunicações, 85% em alimentos, 76% em higiene pessoal; no entanto, 80% dos homens também são decisores de compra de supermercado, junto com 91% das mulheres.




Em outro segmento como cerveja, com forte histórico de estereótipos masculinos, alguns dados podem ser ainda mais impactantes. Apesar do volume de consumo ainda ser maior entre homens, as mulheres gastam mais que eles por ocasião de compra, especialmente de classes sociais mais altas. Além disso, as millennials (18 e 24 anos) possuem um tiquete 14% superior a média das mulheres. “Embora pareça óbvio, é importante endereçar nas campanhas as mudanças sociais que estão acontecendo. Hoje temos uma nova configuração na sociedade - elas estão trabalhando mais fora de casa, tem filhos mais tarde e formam famílias menores”, lembra Maura.


Autoestima e feminismo:

A Kantar identificou ainda as cinco dimensões para a construção da autoestima e são elas: autonomia sexual e do corpo, autonomia financeira, liberdade de expressão e pensamento, conexões sociais e representatividade, sendo as três primeiras, para ambos os sexos, as que mais contribuem nessa construção. A partir desta análise, quando questionado o nível de autoestima, as mulheres estão consideravelmente mais inseguras que os homens, mas a boa notícia é que, com o passar da idade, a estima feminina aumenta.

Com base nesta análise a Kantar aponta uma série de oportunidades a serem aplicadas pelos profissionais. Quando pergunta para os consumidores se as marcas estão ao seu lado ou contra – no setor de beleza, por exemplo, mesmo mulheres com autoestima mais baixa elas têm a percepção de que a marca está ao seu lado. No entanto, categorias que têm um legado de trabalhar comunicações estereotipadas e/ou não se posicionaram sobre a questão de gêneros, possuem grande oportunidade para fazer reformas em suas comunicações e começarem a transformar de forma positiva a percepção feminina sobre a marca.

De acordo com a especialista, a análise indica alguns caminhos como considerar as opiniões mais extremas dos seus consumidores (empatia é fundamental), atender às necessidades masculinas e femininas e posicionar a marca como relevante para todos. “É necessário criar para todos, mas é importante tomar muito cuidado para não levantar uma bandeira se, na prática você não pode carregar – ou seja o discurso deve estar alinhado com a prática. A sociedade mudou e nós, profissionais de marketing, temos que mudar também”, finaliza Maura, líder da área de mídia & digital da Kantar.

O estudo completo está disponível em: https://www.kantar.com/AdReaction

Como contratar melhor usando as Redes Sociais?



Apesar das redes sociais, como LinkedIn e Facebook, apresentarem facilidades de recrutamento para empresas e consultorias, muitas precisam repensar o modo como realizam contratações por meio dessas plataformas. Isso porque, é um erro acreditar que basta colocar as informações sobre vagas em posts para que profissionais com perfis adequados apareçam.

As redes sociais possuem, de fato, um grande alcance entre os mais variados tipos de profissionais, mas elas nem sempre filtram os melhores perfis. Por outro lado, se o recrutador não souber usar todos os recursos à sua disposição, entre eles as redes sociais, terá dificuldade em preencher as posições com melhores candidatos do mercado.

Diante desse cenário, o processo de recrutamento nas redes sociais precisa ser trabalhado a fim de atrair e fazer com que o candidato ideal fique engajado com a vaga anunciada, cultura da empresa etc. Nesse sentido, é fundamental reconhecer o que fazer para ter efetividade no processo de atração.

Confira abaixo como aproveitar ao máximo as plataformas de interação social para realizar contratações de funcionários:

·         Conheça seu público-alvo. Isso dará uma ideia de quais são suas redes preferenciais, um profissional mais qualificado, por exemplo, normalmente está no LinkedIn, já para as vagas menos técnicas, com perfil menos completo, dá para fazer a publicação em redes sociais mais amplas.

 

·         Crie uma descrição completa. É fundamental que a descrição da vaga seja a mais completa possível, para não deixar dúvidas sobre o perfil profissional procurado. Descreva, com precisão, todas as habilidades exigidas, o tempo de experiência requerido e apresente as principais atribuições da posição que será ocupada.


·         Incentive o compartilhamento. Nem sempre o profissional ideal está em sua rede de contatos ou entre os seguidores da página da empresa. Por isso, incentive o compartilhamento das vagas, inclusive entre contatos que não estejam interessados ou aptos a ocupar o cargo, para aumentar o alcance das postagens.


Somado a essas dicas, o uso de um software de recrutamento online se torna indispensável para identificar e organizar, de maneira automatizada, os dados de cada candidato para comparação, e posteriormente, seleção dos melhores perfis. Caso ainda tenha dúvidas, procure um parceiro com experiência e capacidade para ajudar o RH da sua empresa a investir na contratação dos profissionais ideais para atender a sua demanda.



Wagner Costa - COO do Compleo - wagner@compleo.com.br



DCTFWeb tem novas regras definidas pela Receita Federal



Na sexta-feira, dia 16, foi publicada a Instrução Normativa 1906, da Receita Federal, para alterar as regras referentes à Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb). Essa declaração substitui a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP). A nova instrução adia o início da obrigatoriedade de entrega da DCTFWeb para as empresas contribuintes do grupo 3. Neste grupo, enquadram-se as empresas com faturamento inferior a R$4,8 milhões no ano-calendário 2017; as optantes pelo Simples Nacional; empregador pessoa física (exceto doméstico); produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos. De acordo com o cronograma, o documento deveria ser entregue em outubro de 2019. No entanto, conforme a instrução da Receita Federal, uma nova data será estabelecida e publicada em breve.

A DCTFWeb foi instituída por meio da Instrução Normativa RFB nº 1.787/2018 e veio para substituir a GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social). É uma declaração que busca relatar à Receita Federal as contribuições previdenciárias feitas a terceiros, além de integrar as informações prestadas no eSocial e na EFD-Reinf em um só local. Para cumprir a obrigatoriedade é preciso possuir certificado digital válido, adverte Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian. 

Assim sendo, a DCTFWeb deverá ser entregue quando ocorrerem os seguintes fatos geradores :

  • A partir do mês de agosto de 2018, para as entidades integrantes do “Grupo 2 - Entidades Empresariais”, do Anexo V da Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 6 de maio de 2016, com faturamento no ano-calendário de 2016 acima de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais);
  • A partir do mês de abril de 2019, para as demais entidades integrantes do “Grupo 2 - Entidades Empresariais”, do Anexo V da Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 2016, com faturamento no ano-calendário de 2017 acima de R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais);
  • A partir da data a ser estabelecida em norma específica para os sujeitos passivos não enquadrados nos casos de obrigatoriedade acima previstos. 



Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br


A conscientização é a maior arma contra golpes



Prestar atenção a alguns fatores pode te livrar de maus bocados

É comum ouvirmos histórias sobre pessoas que acabam sofrendo golpes por falta de informação, por isso, é importante conscientizar.

“Ao adquirir um novo imóvel, é preciso tomar alguns cuidados para não ser vítima de um golpe. Após pesquisa, já é possível ter uma idéia sobre os valores do mercado, portanto imóveis que pareçam muito baratos sinalizam as chances para um golpe. Verificar os documentos no cartório e as credenciais do vendedor e imobiliária também diminui as chances que o golpe tenha sucesso”, aconselha Dra. Sabrina Rui, advogada em direito tributário e imobiliário.

Outra dica é visitar o imóvel antes de fechar a compra e ter certeza que os dados batem com os da certidão, ao sinal de qualquer discordância, pode haver golpe. “Não deixe para registrar o bem muito tempo após o final da transação, pois um dos golpes mais comuns é vender para mais de um comprador, e será entrar na justiça para poder regularizar a situação gerando gastos não previstos”, conta.

Quando os bens já estão em mãos e é o momento de oficializar a herança, também existem alguns cuidados para que o documento não seja anulado após a morte. “É preciso ter a presença de um advogado, analisar o patrimônio e fazer um inventário para separar a parte disponível da que não pode ser destinada a outros fins que não sejam os herdeiros”, explica a Doutora.

Por lei, 50% dos bens são passados para os herdeiros, sejam eles filhos, irmãos ou outros parentes, porém para definir o destino dos outros 50%, ir ao cartório e ter a orientação de um advogado é imprescindível para ter certeza que a vontade do proprietário seja cumprida.




Dra. Sabrina Marcolli Rui  - Advogada em direito tributário e imobiliário. SR Advogados Associados
Rua Riachuelo, nº 102 - 20º andar - sala 202, centro – Curitiba.
(44) 3028-9219
Av. Paraná, n. 466, sala 1, centro - Maringá – PR
  

Os maçons e sua influência na proclamação da independência do Brasil



Se precisássemos definir em poucas palavras o que é um maçom, diríamos que deveria ser uma pessoa em busca de seu aprimoramento moral. Alguém que prima basicamente pelo bem alheio, que combate a tirania, a opressão, o fanatismo e a intolerância. Alguém que cuida e defende sua família, sua pátria e a humanidade. E acima de tudo, crê num ente supremo, o Criador, a quem chamamos ‘Grande Arquiteto do Universo’. No Brasil, no dia 20 de agosto é celebrado o Dia do Maçom.

Acreditando no Criador e que Ele nos fez à sua imagem e semelhança, nós também não deveríamos nos esforçar para nos elevar em Sua direção? A busca pelo conhecimento, a verdade e a liberdade deveria ser o alvo de todos os maçons. E dentro desse contexto já tivemos exemplos na maçonaria brasileira, como Joaquim Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrada e Silva. Apesar da rixa que havia entre os dois, ambos lutavam, mesmo que de formas diferentes, pela independência do Brasil.

Podemos citar, por exemplo, a fala de Gonçalves Ledo publicada pelo Fluminense em 1828: "não vivo para sugar o Tesouro como os Andradas fizeram e fazem. Nunca fui pesado ao meu país e dele jamais recebi pelos meus serviços, pois sempre o servi abnegadamente, recusando qualquer recompensa material".

O Dia do Maçom é comemorado em virtude de que, no dia 20 de agosto de 1822, alguns fatos ocorreram em uma sessão extraordinária entre as Lojas "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Não trataremos as controvérsias sobre a data, pois diversos debates já foram encenados sobre o tema, mas o motivo que a levou a ser considerada como tal. Ledo estava presidindo a sessão (José Bonifácio, presidente de ofício, não estava presente) e fez um discurso inflamado mostrando a necessidade de se proclamar a independência do Brasil, pedindo apoio aos maçons presentes, o que foi aprovado por todos.

A sessão em si pode não ter influenciado a decisão do imperador no dia 7 de setembro vindouro, mas o apoio de seus irmãos maçons foi muito importante após a proclamação. Uma boa parte da elite era republicana, mas o fato de o imperador ter sido mantido responsável por tal ato contribuiu para que o país não fosse repartido. Vale lembrar que muitos maçons presentes naquela sessão tinham influências nas províncias.

Esses fatos podem ser desconhecidos da população em geral e também dos maçons. Para suprir essa lacuna, o Centro Universitário Internacional Uninter, por iniciativa de seu mantenedor, o professor Wilson Picler, criou o curso de Maçonologia: História e Filosofia, como uma forma de fomentar a cultura maçônica na sociedade.




Álvaro Crovador - coordenador do curso Maçonologia: História e Filosofia do Centro Universitário Internacional Uninter.


Cinco mitos e verdades sobre a portaria remota em condomínios

Freepik


Executivo da Peter Graber esclarece dúvidas sobre o recurso que ganha cada vez mais mercado nos condomínios das grandes cidades
 


Quando se trata de espaços com grande fluxo de pessoas, a segurança está sempre em pauta. Em reuniões de condomínio, por exemplo, um dos assuntos mais debatidos atualmente é o uso de novas tecnologias, como a portaria digital. Para sanar dúvidas e auxiliar na decisão de síndicos e moradores, o CEO da Peter Graber, Leandro Martins, esclarece alguns mitos e verdades sobre o tema.

  1. A portaria remota causa desemprego.
MITO!  Nem todo condomínio tem o perfil para implementação de portaria digital,  sendo assim, os dois modelos de portaria: física e remota vão coexistir por bastante tempo e ainda haverá espaço para a atuação dos porteiros. Além disso, o profissional pode fazer cursos e se atualizar para poder trabalhar também como controlador de acesso em empresas de portaria remota. Vale destacar ainda os empregos são criados sempre que uma nova tecnologia entra no mercado, nas áreas de produção, desenvolvimento, programação, entre outras.

  1. Podem haver falhas de equipamentos, internet ou energia elétrica.
VERDADE!  Como em todo serviço eletrônico, podem ocorrer falhas no mecanismo ou na conexão. O ideal é que a empresa contratada ofereça precauções para driblar problemas dessa natureza. “Nossa central possui geradores de energia e temos mais de um provedor de internet. Ainda assim, se houver qualquer ocorrência do tipo no condomínio acionamos um técnico para estar no local em um prazo de até 40 minutos”, explica Martins.

  1. O operador remoto não conhece a rotina dos moradores o que aumenta a insegurança nas dependências do condomínio.
MITO! Justamente o ponto frágil da portaria presencial é esta aproximação dos moradores e prestadores de serviços, já que a maioria dos assaltos em condomínios são realizados por criminosos que entram pela porta da frente.  “Geralmente, os assaltantes rendem o porteiro e abrem as portas, ou o próprio funcionário permite a entrada de pessoas com rostos familiares ou prestadores de serviço já conhecidos sem a devida triagem, aumentando muito a insegurança do local”, salienta o executivo.

  1. 4. Sem porteiro o prédio fica desvalorizado o que dificulta a venda ou a locação de apartamentos.
MITO! A comercialização dos imóveis com taxa de condomínio muito alta está cada vez mais difícil por conta da recessão econômica. A portaria digital diminui o valor da cota condominial, o que é um atrativo para moradores, compradores ou inquilinos.

  1. Os porteiros ajudam os moradores e pessoas portadoras de necessidades especiais.
Verdade! No entanto, esse é um dos erros que colaboram com a insegurança no ambiente. O condomínio pode ter um funcionário para auxiliar nesses casos, mas tais funções não são do porteiro. “Se o responsável pela entrada e saída de pessoas se ausentar de sua posição para atender outras demandas a segurança do espaço ficará comprometida”, finaliza Martins.




Peter Graber

Modificações de ransomware duplicam no segundo trimestre de 2019


De acordo com relatório da Kaspersky, mais de 230.000 usuários foram alvos durante o período e a família de ransomware que mais atacou foi a do WannaCry


Os pesquisadores da Kaspersky detectaram 16.017 novas modificações de ransomware no segundo trimestre de 2019 – incluindo aqueles pertencentes a oito novas famílias de malware. Esse número é mais que o dobro das novas amostras detectadas um ano atrás, no segundo trimestre de 2018 (7.620). O Relatório de Evolução das Ameaças de TI da Kaspersky do segundo trimestre de 2019 também destaca que mais de 230.000 usuários foram atacados durante o período, além de outras importantes constatações.

Um Trojan-Ransom pode ser igualmente bem-sucedido em ataques particulares e corporativos já que sua funcionalidade é simples, porém extremamente eficiente. Esses trojans criptografam arquivos do computador do usuário e exigem o pagamento de um resgate para que eles sejam liberados. O aumento do número de modificações maliciosas e o surgimento de novas famílias é um sinal perigoso de que as atividades criminosas estão se intensificando, com o aparecimento de novas versões de malware.

No segundo trimestre do ano, houve um grande número de tentativas de infecção. De acordo com os dados da Kaspersky, 232.292 usuários exclusivos foram alvo desses ataques – 46% mais do que um ano atrás, no segundo trimestre de 2018 (158.921). Os países com a maior parcela dos usuários atacados foram Bangladesh (9%), Uzbequistão (6%) e Moçambique (4%).

A família de ransomware que mais atacou os usuários no segundo trimestre de 2019 (23,4% dos casos) ainda foi a do WannaCry. Embora a Microsoft tenha lançado uma correção de seu sistema operacional para resolver a vulnerabilidade explorada pelo ransomware dois meses antes do início de seus amplos ataques destrutivos, em 2017, ele ainda continua em campo. Um outro agente importante foi o GandCrab com 13,8% de participação, apesar de seus criadores terem anunciado que o GandCrab não seria distribuído a partir da segunda metade do trimestre.

 


Neste trimestre, observamos um aumento no número de novas modificações de ransomware, embora a família GandCrab tenha sido interrompida no início de junho. Essa família é, há muito tempo, um dos cryptors mais populares entre os cibercriminosos. Ela ficou na lista de famílias de ransomware mais alarmante que detectamos por mais de 18 meses e, mesmo com seu declínio, não sumiu das estatísticas, pois ainda há muitos outros trojans espalhados. O caso do GandCrab ilustra bem como o ransomware pode ser eficiente; seus criadores interromperam as atividades maliciosas depois de declararem ter ganhado muito dinheiro com a extorsão das vítimas. Esperamos que novos agentes substituam o GandCrab e insistimos que todos devem proteger seus dispositivos, instalando regularmente as atualizações de software e escolhendo uma solução de segurança confiável”, afirma Fedor Sinitsyn, pesquisador de segurança da Kaspersky.


Para reduzir o risco de infecção, a Kaspersky recomenda que os usuários:

•    Sempre atualizem os sistemas operacionais para eliminar vulnerabilidades recentes e usem uma solução de segurança sólida com bancos de dados atualizados;

•    Não paguem nenhum resgate, caso descubram que seus arquivos foram criptografados por cryptomalware. Isso só vai estimular os cibercriminosos a continuarem a infectar os dispositivos de mais pessoas. Sendo assim, é melhor procurar um descriptografador na internet. Existem alguns disponíveis gratuitamente em
https://noransom.kaspersky.com/;

•    Sempre tenham cópias de backup atualizadas dos arquivos para poder substituí-los caso sejam perdidos (por exemplo, por causa de um malware ou um dispositivo com falha) e as armazenem no dispositivo e também na nuvem, para maior segurança.


Outras constatações do relatório incluem:

•    A Kaspersky detectou e evitou 717.057.912 ataques maliciosos de recursos online localizados em cerca de 200 países e territórios do mundo inteiro (redução de 26% em comparação com o segundo trimestre de 2018);

•    Tentativas de infecções por malware com o objetivo de roubar valores por meio do acesso online às contas bancárias foram registradas em 228.206 computadores de usuários (aumento de 6% em comparação com o segundo trimestre de 2018);

•    A ferramenta de antivírus da Kaspersky detectou um total de 240.754.063 objetos exclusivos maliciosos e potencialmente indesejados (aumento de 25% em relação ao segundo trimestre de 2018);

•    Os produtos de segurança de dispositivos móveis da Kaspersky também detectaram 753.550 pacotes de instalação maliciosos (redução de 57% em relação ao segundo trimestre de 2018)

Leia a versão completa do Relatório de Evolução de Ameaças de TI da Kaspersky do segundo trimestre de 2019 em
Securelist.com




Kaspersky

Desmistificando a elaboração de um currículo


Com frequência respondo perguntas dos meus alunos e participantes das minhas palestras sobre a correta forma de elaborar um currículo vitae. São perguntas do tipo:

- Devo anexar cópias ou fornecer número dos meus documentos?
- Devo inserir foto?
- O que não posso colocar? E o que não posso deixar de citar?
- Atuei em várias empresas. Devo relacionar todas?
- Com relação a minha formação acadêmica? Devo citar todas as escolas e todos os cursos que já participei?
- E com relação às minhas características pessoais? Devo citá-las?

E as perguntas não param por aí.

Há um interesse em fazer o "correto", pois o currículo é a oportunidade inicial de convencer o selecionador que a participação daquele candidato no processo seletivo será benéfica para a empresa. Por essa razão não podem errar.

O assunto desperta tanto o interesse que em uma rápida pesquisa em um site de busca, apresenta mais de 150.000 resultados.

É interessante analisar as informações encontradas. Cada especialista apresenta a sua versão como certa, muitas delas divergentes. Um exemplo claro é a situação da colocação de foto no documento. Enquanto um afirma categoricamente que não deve ser colocada, outro afirma, também categoricamente, que deve sim ser disponibilizada. Encontrei uma resposta que me causou estranheza: ele afirma que a foto só deve ser colocada, se a função exigir boa aparência e se o candidato atender este requisito.

Todos sabemos que, pelo menos oficialmente, as empresas não podem exigir esse tipo de "requisito" de qualquer candidato. Alguns veículos de comunicação chegam a vetar anúncios de clientes que contenham essa informação, caso alguma empresa, menos esclarecida tente fazer a divulgação de alguma vaga com essa informação. Logo, como é que o candidato pode atender a essa solicitação da empresa se é algo que não está de acordo com os preceitos legais e éticos?

A realidade é que não existe uma maneira correta de elaborar um currículo, pelo simples fato de que ainda não existem normas técnicas para tal fim. Logo, cada especialista vai dando os seus critérios como "certos" e, portanto, adequados para participarem dos seus processos.

Neste caso, o candidato só deve contar com a sorte para que o seu currículo chegue nas mãos do selecionador que considere como correta a maneira como foi elaborado.

Apesar da falta de normas e das informações desencontradas, algumas orientações são bem recebidas pela grande maioria dos selecionadores. Entre elas podem ser destacadas: 
  •          Os dados pessoais devem estar completos,
  •          Os contatos devem estar fáceis de visualizar,
  •          O objetivo deve ser onde desejar atuar e não colocar frases que não apresentam informações relevantes do tipo: "contribuir com o meu trabalho para o desenvolvimento e blá, blá, blá..."
  •          Não há a necessidade de anexar documentos.

Um procedimento que é recomendado é que o documento tenha uma página apenas, mas com o tamanho da fonte legível. Em casos especiais, usar no máximo duas páginas. Mais que isso o selecionador não terá disponibilidade para ler.

Não há a necessidade de informar todos os cursos que o candidato participou. Nesta situação destacar os cursos que estão relacionados à vaga e/ou o curso de maior relevância. Exemplo: se o candidato é universitário, ele não precisará citar que conclui o segundo grau, pois é uma situação óbvia.

Logo, é recomendável que o candidato elabore mais de uma versão do seu currículo. Cada uma direcionada para determinada vaga.

É aconselhável que o candidato também destaque ações concretas que realizou nos últimos empregos, quantificando os resultados, se possível.

Ações que comprovem que o candidato leva uma vida regrada também podem fazer a diferença. Portanto, se pratica esportes, faz algum trabalho voluntário ou alguma ação que mereça destaque, também deve ser citada.

O candidato deve ter muito cuidado com a estética do documento, com a clareza das informações e revisar, mais de uma vez, o vocabulário utilizado e realizar a correção ortográfica. É desnecessário dizer que informações inverídicas devem ser abolidas.

Para casos específicos, como os candidatos às carreiras acadêmicas, onde há a necessidade de maiores informações, há o Currículo Lattes.

Desmistificado o assunto, só resta desejar que você tenha sorte, vá em frente e seja feliz!
 




Odilon Medeiros – Consultor em gestão de pessoas e palestrante, Mestre em Administração, Especialista em Psicologia Organizacional, Pós-graduado em Gestão de Equipes, MBA em Vendas Contato: om@odilonmedeiros.com.br / www.odilonmedeiros.com.br

  

Vagas temporárias de final de ano aquecem contratações


Luandre estima crescimento de 30% no número de vagas temporárias em comparação ao segundo semestre de 2018



O segundo semestre é sempre marcado pela movimentação nas contratações, visando o final de ano: dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de julho mostram que, nesta primeira metade do ano, o país gerou cerca de 408.500 mil empregos formais, resultado superior ao mesmo período do ano passado, quando foram gerados 392.461 novos empregos.

Na Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, o cenário foi bem perecido, com crescimento total de 20% em relação a 2018 e 12% em relação às vagas temporárias.

Com a aproximação do Natal, a previsão é de mais aumento, já que esta é a melhor data para o comércio brasileiro, o que estimula a contratação não apenas para o varejo, mas também para indústria e logística.

“Para essas demandas a empresa está trabalhando oportunidades efetivas e temporárias”, afirma Barbara Alves, gerente de RH da consultoria, que ressalta “mesmo que a oportunidade seja temporária, é importante que o candidato demonstre todo seu interesse, uma vez que há grandes chances dele ser efetivado: historicamente a Luandre tem uma taxa de efetivação de 40%”.


Economia impulsionada pelos temporários

O contrato temporário, aliás, é um dos formatos mais requisitados à empresa, que não só realiza todo o processo seletivo, mas também é responsável pela contratação para diversos ramos da economia, em todo o Brasil.

“Esse modelo de contratação se tornou um ponto forte no impulsionamento da economia, uma vez dá a empresa a possibilidade de busca pelo funcionário que mais se adequa à algum cargo, evitando turnovers”, diz Bárbara, que ainda chama a atenção para o fato das mudanças na lei de temporários em 2017 ter contribuído para a antecipação da chamada pelas empresas: “a lei permite, hoje, a contratação por 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90. Além da antecipação da abertura destas vagas, com essa extensão de prazo, os profissionais têm mais tempo para mostrar seu trabalho e isso aumenta muito a chance de serem efetivados”.


Aumenta o número de empresas que permitem a licença – paternidade no Brasil


Claudia Securato, sócia do escritório Securato e Abdul Ahad Advogados explica como funciona a licença-paternidade hoje no Brasil.


Uma das perguntas mais recorrentes nos pais de primeira viagem é: “quanto tempo ficarei com o meu filho em seus primeiros dias de vida?”. No Brasil, a princípio, eram cinco dias de licença ao pai. Em 2016, as empresas cadastradas programa Empresa Cidadã, concederam a seus empregados 15 dias a mais, estendendo a licença-paternidade para 20 dias.

Em outras culturas é comum ter licença - paternidade estendida. Na Coréia do Sul, o pai pode ficar 52 semanas afastado do trabalho, recebendo seu salário. Na Suécia, os homens tem 10 semanas remuneradas para ficar em casa com seus filhos recém-nascidos. 

Segundo Claudia Securato, advogada especialista em direito trabalhista e sócia do Securato Abdul Ahad, o programa Empresa Cidadã permite que o pai tenha direito a receber seu salário de forma integral, porém é proibido realizar atividade remunerada no período de licença.

A advogada também explica que o cadastro do Empresa Cidadã traz benefícios para as empresas, pois ao se cadastrarem, recebem abatimentos em impostos federais.   

O Empresa Cidadã é um programa instituído pela Lei nº 11.770/2008, mas somente em 2016, prorrogou a licença paternidade. Ele foi criado inicialmente para prorrogar a licença-maternidade para 6 meses mediante a concessão de incentivo fiscal às empresas que se inscrevem”, explica a advogada. 

A consultoria Mercer Marsh Benefícios, em levantamento, mostra o quanto as empresas têm aumentado o prazo da licença paternidade. Segundo o estudo, 29% das companhias no Brasil já oferecem a licença paternidade estendida.  Outro levantamento, desta vez da consultoria Aon Brasil, mostra que 21% das 640 empresas brasileiras ouvidas na pesquisa já alteraram sua forma de enxergar a licença paternidade.

Além do fator financeiro, muitas companhias adotam a medida como forma de reter talentos, valorizar e engajar funcionários. Outro ponto importante é a vida que acaba de nascer. De acordo com relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a licença paternidade está diretamente ligada ao desenvolvimento infantil, na criação e educação.

Na Câmara, o tema é discutido em mais de 22 projetos de lei. O procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ronaldo Fleury, encaminhou uma proposta de criação de licença parental compartilhada entre mãe e pai à Procuradoria Geral da República (PGR), para funcionários do Ministério Público (MP) e aos funcionários do Ministério Público da União (MPU).

A proposta do MPT permite ao pai assumir os cuidados à criança nos últimos 60 dias da licença de 180 dias da mãe. Os 120 dias iniciais, continuariam como benefício assegurado à mãe. Os dias restantes poderiam ser concedidos tanto ao pai quanto à mãe, sendo decidido entre às partes. A proposta inclui também casais adotantes e homoafetivos.

“É um projeto que ainda está sendo estudado. Se for aprovado pela Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, a proposta ainda tramitará no Congresso Nacional”, sinaliza Claudia Securato, que ainda analisa a iniciativa como uma forma de colocar o tema em evidencia no Congresso e, quem sabe ter o benefício estendido para toda a sociedade.
Para esclarecer, a especialista em direito trabalhista listou quais são os atuais direitos dos pais no Brasil:
1-   Licença - paternidade: benefício contempla o afastamento durante cinco dias, com pagamento de salário integral. Se o empregador participar do programa Empresa Cidadã, esse benefício é estendido por mais 15 dias, totalizando 20 dias de licença.
2-   Acompanhamento médico durante a gravidez: A lei da CLT prevê dois dias de ausência do pai sem penalização para acompanhar consultas médicas e exames complementares da mãe gestante.
3-   Levar filho ao médico: O pai pode levar o filho ao médico um dia por ano. Esse recurso pode chegar até dois dias, dependendo do sindicato do pai e é válido para crianças até seis anos de idade.
4-   Licença para pais adotivos: Segue as mesmas regras para pai biológico.       


65% dos estudantes buscam aprendizado durante período de estágio


De acordo com levantamento, período também é oportunidade para ter certeza da escolha do curso


O estágio é a oportunidade de absorver conhecimento e colocar o aprendizado teórico na prática para 65% e 52% dos estudantes, respectivamente, de acordo com levantamento encomendado ao Instituto Toledo pelo Centro de Integração Empresa Escola-CIEE. A pesquisa, realizada em outubro do ano passado, ainda aponta que os estagiários buscam com a experiência orientação profissional (20%) e aprender a respeito das tendências do mercado (20%).

Já para 13% dos estudantes, o primeiro contato com o mundo do trabalho também é uma oportunidade de ter a certeza que escolheu o curso correto. 

Quando se trata de crescimento profissional outros 13% esperam ser reconhecidos por seu desempenho no ambiente de trabalho e pelo menos 30% espera ser efetivado ao final do estágio.

Na outra ponta, as empresas buscam muito mais por habilidades comportamentais do que técnicas. Por exemplo, a proatividade para aprender (65%) e fazer (52%) são características almejadas por elas, assim como pontualidade e comprometimento (21%).

De acordo com Marcelo Gallo, superintendente Nacional de Operações do CIEE, as pesquisas realizadas pela entidade têm comprovado a importância do estágio. “Hoje os estagiários tem um plano de trabalho e atividades compatíveis com o aprendizado adquirido em sala de aula. Para as empresas, é a oportunidade de moldar e desenvolver futuros líderes”, afirma.


Resultados

De acordo com levantamento encomendado pelo CIEE ao Instituto Gallup, que contou com respostas de 20.500 estagiários, a experiência foi fundamental para conseguir um bom emprego para 93% dos estudantes, já 92% acreditam que o estágio é necessário para descobrir novos talentos.


Raio-x
  • Ainda de acordo com pesquisa da Gallup, a idade média do estagiário é de 23 anos, 78% estão cursando o ensino técnico ou superior.
  • As mulheres seguem liderando e representam 65% dos estudantes e os homens 35%.
  • Quando se trata de idiomas 15% são fluentes em inglês e apenas 3% em espanhol, isso considerando a média nacional.
  • O tempo médio de estágio é de 10 meses, não chega metade dos dois anos de contrato que estão previstos na Lei do Estágio.




CIEE


segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Shopping Frei Caneca tem programação de teatro para o público infantil


A Formiga e a Cigarra acontece no dia 25 de agosto


Os domingos do Shopping Frei Caneca ficam ainda mais divertidos com a programação de teatro infantil. Para encerrar a programação de agosto, domingo (25), a Formiga e a Cigarra, numa adaptação do grupo Vira Festa.

A Formiga e a Cigarra: Quem não conhece a famosa história das formigas que só trabalhavam, viviam a recolher grãos e sementes pelo jardim? E a cigarra que passava seus dias cantando, sem se preocupar com o inverno que estava chegando? Nessa aventura o público vai se divertir e descobrir como dividir melhor seu tempo e tornar as tarefas mais prazerosas.

Todas as atrações são gratuitas e acontecem no Piso Térreo.



Domingos de teatrinho – Shopping Frei Caneca
Todos os domingos de agosto às 16h
Local: Piso Térreo, ao lado do Café do Ponto.
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Cerqueira César
Informações: (11) 3472-2075

Atividade Gratuita

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