Pesquisar no Blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Digam X. Atenção com a foto que você vai colocar em seu currículo!


Tudo bem que a foto no currículo não é obrigatória por parte dos candidatos e nem mesmo um critério técnico para a admissão por parte de quem está recrutando (ninguém vai ser reprovado por este detalhe), mas vamos combinar que uma boa fotografia ajuda no processo seletivo dependendo do tipo de vaga ofertada. 

Vamos colocar da seguinte maneira: se o candidato acredita que a foto precisa estar em seu currículo, o ideal é que ele atente para algumas dicas pois dependendo de cada empresa ou vaga aberta, a foto precisa casar com a imagem institucional do local que o candidato quer trabalhar.

Pedro Gonçalves de Lima, coordenador de recursos humanos da RH NOSSA, explica que uma foto com fundo neutro, como uma parede branca, já é meio caminho andado. Pode ser no estilo 3x4 ou focando da cintura para cima, mas sempre com uma aparência adequada mostrando que ele tem uma postura profissional.   

Confira como deve ser esta foto na análise do especialista da RH NOSSA!

- Não tire a fotografia no quarto com o fundo bagunçado, mostrando roupas sobre a cama e o armário com a porta aberta.

- Evite locais em que você esteja muito informal, como ambientes com piscinas ou dentro do banheiro (sim, muitos mandam fotos assim).

- Não pode ser foto de balada ou em outra confraternização com amigos, como churrascos.

- Camisa de futebol nem pensar - e sem camisa, pior ainda.   Para as mulheres, fotos com decotes ousados também devem ser evitados.

- Selfies ou fotos com a esposa ou esposo, crianças ou com o seu animalzinho de estimação? Melhor evitar!  

Mas existem sim algumas exceções na visão de Pedro para fotos personalizadas de acordo com cada ambiente de trabalho:
 
"Eu mesmo já encontrei um perfil de LinkedIn onde um CEO de uma empresa de tecnologia usava uma camisa de Pokémon. Dentro do universo dele, um mundo com uma cultura mais pop, a foto estava adequada. Tem professor de música que posta foto com camisa de banda ou segurando uma guitarra. Esta liberdade criativa faz sentido por estar dentro de um conceito. Mas para quem procura uma vaga mais séria, este tipo de descontração talvez não faça muito sentido."
  

Corra das fotos clichês!

Fazer poses como se estivesse trabalhando com um computador também em uma cena artificial pode ser um tiro pela culatra e não passar a seriedade que o candidato almeja demonstrar. Para Pedro o importante é tentar ser o mais simples possível e não querer causar uma situação forçada:
 
"É aquela foto em que a pessoa quer mostrar que é diferente e peca pelo excesso. A foto não é requisito para a contratação, mas uma foto mal colocada pode deixar muito a desejar em alguns casos" finaliza o especialista da RH NOSSA.

 

Fonte:  Kakoi COMUNICAÇÃO 

 

O barato pode sair caro; saiba quais itens avaliar na hora de adquirir um seminovo


Especialista da Carflix, única empresa que dá garantia total de um ano em carros de pessoa física, indica itens obrigatórios para analisar antes da compra


Em qual automóvel investir? Novo ou usado? A compra de um seminovo é vantajosa por ser mais acessível financeiramente, entretanto, esses modelos exigem atenção por não terem a mesma garantia de funcionamento perfeito como um zero quilômetro. 

É o que afirma Fábio Pinto, CEO da Carflix (www.carflix.com.br) – única startup que conecta compradores e vendedores de carros usados, e dá 1 ano de garantia completa nos veículos de pessoa física.

Fábio conta que o ditado "o barato sai caro" faz muito sentido na hora de comprar um seminovo. "Certo motorista tinha acabado de comprar um carro usado e estava muito satisfeito com a transação.

Quando perguntei se havia feito alguma inspeção antes da compra, ele confessou que só olhou a condição dos pneus. Resultado: com poucas semanas de uso, o carro precisou ser rebocado, pois estava com a suspensão comprometida e correia dentada partida", conta.

O CEO da Carflix recomenda não economizar na hora da compra e investir na consultoria de um bom mecânico. Outra alternativa é buscar carros com garantia completa, e não apenas motor e câmbio. 

Todos os carros à venda na Carflix são de pessoa física e foram inspecionados em mais de 130 itens antes de serem anunciados na plataforma. Seguros de que só vendem veículos em excelente condições, a empresa dá garantia em todos os itens do carro por 1 ano, modelo de negócio inédito no segmento.


Como saber se o carro é boa compra?

Com mais de 10 anos de experiência no segmento de automóveis, o especialista compartilha os itens mais importantes que devem ser observados antes de fechar negócio.

Parte interna do carro

Na parte interna do carro, observe sinais de desgaste no pedal de freio - ele deve estar compatível com a quilometragem informada no odômetro.

Também verifique se há odores nos estofados, além do funcionamento do ar-condicionado, rádio, sensores e vidros, sejam eles elétricos ou não.

Teste o volante e câmbio. Se tiverem perdido o atrito que a borracha causa, é porque estão gastos.

Em carro com airbag, gire a chave e olhe no quadro de instrumentos. A luz do airbag deve se acender por alguns segundos e depois se apagar, indicando que tudo está em ordem. Se nãoacender, há algo errado.


Motor

Inspecionar o motor do carro é tarefa para um profissional, mas é possível verificar alguns itens antes de acionar um mecânico.

Abra o capô, observe se há partes enferrujadas na parte de baixo da lataria e verifique o nível e o aspecto do óleo no reservatório; se estiver escuro ou baixo deve ser trocado.

Verifique ainda as correias e mangueiras pois, se tiverem rachaduras, estão em mau estado. Outra observação importante é na hora de ligar o carro. Se o motor demorar para funcionar, é provável que os bicos injetores estejam entupidos.

Escapamento tem de estar preto de fuligem. Se estiver melado de óleo, é porque o motor precisa de conserto. Fumaça azulada também é mau sinal.


Lataria e pintura

Esse ponto da revisão tem a ver com a estética do carro e não com seu desempenho, portanto qualquer motorista leigo pode observar e exigir consertos.

Procure ver o carro usado no claro, de preferência em ambiente aberto para checar com mais facilidade a lataria e pintura.

Dê leves batidas na lataria para ver há diferença no barulho, o que pode indicar batidas no passado. Também é recomendado balançar o carro; se ele continuar balançando, pode ter problemas na suspensão.

Outra observação importante é verificar se os eixos estão alinhados e também se há desgaste diferente entre os pneus.

Olhe também o carro de frente, encostando o rosto no para-lama e analisando toda a lateral. Esse recurso é eficiente para descobrir diferenças de textura na tinta, desalinhamento das portas ou pequenos amassados na chapa.



LIDERANÇA FEMININA: COMO O EQUILÍBRIO DA VIDA DA MULHER TRAZ MELHORES RESULTADOS PARA AS EMPRESAS


A liderança feminina é um assunto que vem sendo discutido com cada vez mais frequência no mundo corporativo e, embora as mulheres brasileiras já alcancem um nível de formação superior ao dos homens, ainda são minoria no comando das empresas com 37,8% dos cargos gerenciais - segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 2016. Diante de tanta discussão e mesmo com alguns avanços da população, essa é ainda uma realidade que aflige muitas mulheres que batalham todos os dias para conquistar seus objetivos e melhor colocação no mercado. Mas por que isso ainda acontece?

Viemos de uma cultura patriarcal, de aspectos culturais problemáticos, que ainda refletem nos dias de hoje - inclusive no mundo corporativo. Que mulher nunca se perguntou por que os homens ganham maior vantagem no mercado de trabalho? Porque nós, mulheres, engravidamos, temos licença maternidade, cuidamos de nossos filhos e casa - e, consequentemente, acabamos dando espaço para que o homem se desenvolva, conquistando posições de liderança com mais facilidade. Tudo isso porque nós temos essas "dificuldades". Mas será que são de fato dificuldades?

Esse é um ponto que tem sido estudado no decorrer dos últimos anos, quando vemos mulheres em posições de liderança se destacando e tendo emoções tão bem mais trabalhadas do que os homens. Gosto de dizer que esse é o equilíbrio da vida da mulher. O que as pessoas viam como um decréscimo na vida profissional - que era esse tempo necessário para cuidar da família e para dar vida ao mundo - hoje é visto com mais propriedade, maturidade e intelectualidade. É um benefício.

Então hoje tenho uma corporação no Brasil de, aproximadamente, 30 a 40 pessoas, que desenvolvem as suas vidas comigo e escolheram a minha empresa como sua fonte de empreendimento e de crescimento, além da empresa nos Estados Unidos. Falo sobre sustentabilidade, inclusão e diversidade - porque eu acredito que é um valor. Ainda assim, tenho uma casa, animais de estimação, marido e filho. Ou seja, tenho diversos desafios a serem conectados todos os dias e ainda escuto as pessoas me perguntando como eu consigo me engajar em tantos temas e ter tempo para tudo isso. Eu não tenho tempo para tudo isso, mas aprendemos a olhar a agenda com importância. O que é aquilo que eu quero desenvolver?

Quero me desenvolver como mulher e pessoa, ser melhor para o meu marido, filho, instituição, para as pessoas que vivem e trabalham comigo, instituições que me contratam e para os clientes que acreditam na minha empresa. Quero ser melhor para a sociedade e deixar marcas nas pessoas. E você? Esse é o equilíbrio que estamos falando, que é tão fundamental para as mulheres e que acontece com tanta naturalidade. O mundo que vivemos hoje precisa de pessoas ágeis e flexíveis o tempo todo, com boas ideias e preços justos, pois estamos falando de um mercado competitivo. Então essa habilidade feminina de lidar com tantos temas é extremamente útil para o negócio e está sendo visto com mais facilidade pelo universo feminino e masculino - que está dando mais espaço e vez para isso.

Como eu comento em diversos fóruns que participo, hoje os grandes líderes são aqueles que conseguem lidar melhor com as suas emoções - de uma forma mais equilibrada - e não apenas com bons currículos. O equilíbrio e a sabedoria são os dois atributos que podem transformar a vida corporativa. Com todas as suas particularidades, as mulheres conseguem orientar, trazer novas direções e pensar horizontalmente, isso porque incluem e encorajam os filhos e colaboradores, porque compartilham poder e não são as detentoras. A mulher fortalece as identidades do grupo onde ela lidera e estamos pré-dispostas a mudanças o tempo todo, porque pensamos de forma inovadora, equilibrada, sensível e justa.


Mônica Schimenes - formada em Comunicação Social - Relações Públicas, pela Fundação Cásper Líbero, é fundadora e CEO da MCM Brand Group, grupo de comunicação integrada e atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão. A empresária tem mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, conquistou um portfólio sólido de clientes e ótimos relacionamentos institucionais. Pelo programa SEBRAE no Pódio, foi para Londres, onde qualificou o seu negócio internacionalmente, para atender eventos de grande porte. Esse legado foi espalhado no Brasil, com parte do Comitê de Equidade Racial e de Gênero para as Olimpíadas Rio 2016. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. Durante todos esses anos de caminhada, Schimenes se associou e fez parcerias com diversas ONGs, como a Integrare (Centro de Integração de Negócios), Sebrae no Pódio, WeConnect International (empreendedorismo feminino - mulheres e empreendedoras pelo mundo inteiro), Fórum de Empresas e Direitos LGBT+. Alguns dos clientes atendidos em sua empresa são: IBM Brasil, Stefanini, Red Hat, BASF, Nextel, Dell, Monsanto, Mizuno, Unilever, entre outros.



Posts mais acessados