A integração entre soluções de recursos humanos e gerenciamento da força de trabalho contribui para o crescimento sustentável das organizações
Diante
do dinamismo das relações corporativas de hoje - em que as empresas trabalham
com modelos diversificados de contratação permitindo trabalho remoto, híbrido e
presencial, entre outros, e expectativas variadas entre gerações -, as empresas
precisam fazer uma integração entre soluções de recursos humanos e softwares de
gerenciamento da força de trabalho (Workforce Management - WFM) para
conseguir a excelência operacional que tanto buscam.
A
sinergia entre essas diferentes equipes é fundamental para criar um ambiente
propício ao crescimento dos funcionários e da organização, desde que suportada
por dados precisos e de alta qualidade.
O
uso correto de dados de maneira integrada auxilia na resolução de problemas que
frequentemente afetam o RH, como a imprecisão de informações que levam à
contabilização incorreta de tempo trabalhado e inconsistências no pagamento de
funcionários. Da mesma forma, essa imprecisão pode levar ao pagamento
excessivo, gerando elevação de custos, principalmente quando a falta de
integração de dados faz com que cada área administre os perfis de funcionários
de maneira diversa. Em auditorias de conformidade também pode haver impacto porque
sistemas díspares podem mostrar números incompatíveis e gerar desconfiança
sobre a administração.
Ao
optar pela integração de sistemas de RH com soluções de gerenciamento da força
de trabalho, as organizações podem ter resultados surpreendentes:
1. Melhoria no controle do
tempo e precisão nos pagamentos:
A
perda de tempo com tarefas ou burocracia ainda é um problema presente nas
companhias. Um estudo da American Payroll Association mostra que cerca de 75%
das empresas sofrem de "roubo de tempo" e relatórios imprecisos, o
que impacta ainda mais no já elevado custo das empresas com a área trabalhista.
A integração de sistemas garante o monitoramento do tempo de trabalho dos
funcionários e a sincronização de dados relativos a pedidos de folga, por
exemplo, mitigando perdas financeiras decorrentes de erros na aferição de
valores a pagar.
2. Simplificação dos
processos administrativos:
A
escolha de operar com sistemas desconectados requer pelo menos um administrador
em cada área para fazer a manutenção dos perfis dos funcionários, cruzar dados
entre sistemas e gerar relatórios. Ao eliminar essa necessidade de manter
administradores separados, automatizando a troca de dados, as organizações
tendem a melhorar a alocação de recursos, diminuindo encargos administrativos.
Esse dinamismo abre oportunidade para que as equipes de RH possam redirecionar
seu foco para atividades estratégicas, dedicando mais energia em análises e
iniciativas que podem trazer ganhos de qualidade na relação e na gestão dos
colaboradores, gerando muito mais valor para a organização como um todo.
3. Melhoria no gerenciamento
de conformidade:
Os
períodos de preparação de auditorias nas empresas podem ser estressantes,
principalmente se os dados estiverem espalhados em sistemas distintos dentro
das empresas. O motivo é que durante esse processo, o auditor examina
meticulosamente a documentação apresentada e pode identificar inconsistências
nos dados quando a integração não é automatizada. Infelizmente, o fator humano
pode acarretar alguns erros. A integração dos sistemas WFM e RH é uma garantia
maior de alinhamento entre os dados de sistemas diferentes para uma auditoria,
ao fortalecer o gerenciamento de dados e aumentar a agilidade da geração dessas
informações.
4. Aumento da
responsabilidade dos funcionários:
Os
modelos de trabalho híbrido vieram para ficar e exigem um foco ainda maior na
responsabilização dos funcionários. A integração entre RH e WFM permite um
panorama mais abrangente do controle do tempo para os líderes e gerentes. Com
esses dados mais detalhados, as organizações podem aplicar medidas mais
efetivas de responsabilização dos empregados, pois têm à disposição insights em
tempo real sobre a frequência e a produtividade. Esses mecanismos de
transparência também são úteis para promover uma cultura de responsabilidade e
de pertencimento, o que, em última análise, impulsiona a melhoria no desempenho
e no sucesso organizacional.
Mais
do que uma incorporação de sistemas para melhorar processos empresariais, a
integração dos sistemas de RH e WFM pode transformar a maneira como as
organizações coordenam e capacitam equipes de Recursos Humanos.
Em
muitos casos, o RH pode ser um líder estratégico ao fazer com que várias áreas
atuem juntas com foco maior em planejamento e no fortalecimento da cultura da
empresa, de forma que ela se torne cada vez mais transparente e responsável.
Optando
por uma maior integração, as organizações conseguem desenvolver o potencial de
suas equipes de trabalho, o que resulta, certamente, em crescimento sustentável
bem-sucedido.
Ingrid Imanishi -é Diretora de Soluções Avançadas da NICE.
NICE
Nenhum comentário:
Postar um comentário