Conceito de gestão compreende comparar boas práticas de mercado para atingir vantagem competitiva
Não há nenhum problema em ver
se a grama do vizinho está mais verde. Na verdade, no mundo dos negócios,
observar por cima da cerca pode ser positivo – e há até um conceito de
gestão, batizado de benchmarking, que aborda como comparar o seu
jardim com o do concorrente.
De acordo com Robert Camp, um
dos maiores estudiosos sobre o tema, benchmarking é um sistema
contínuo de pesquisa o qual permite que as empresas realizem comparações
entre produtos, serviços e processos para identificar as melhores práticas do
mercado com o objetivo atingir vantagem competitiva.
Não se trata simplesmente de
copiar, mas sim buscar entender quais práticas pode ser adaptadas para
alavancar a eficiência do negócio.
Saiba mais sobre o termo.
ORIGEM
No final da década de 1970,
executivos da empresa americana Xerox estavam receosos com o avanço de
concorrentes estrangeiros no mercado de copiadoras. Na época, os custos de
produção da Xerox eram similares ao preço final dos concorrentes, como a
japonesa Canon.
A Xerox, então, passou a criar
novos parâmetros de custos com base nos produtos das outras empresas –
inclusive, desmontou copiadoras para besbilhotar componentes.
Nas décadas seguintes, a
prática de benchmarking foi ampliada e intensificada em todas
as áreas da Xerox. Camp, que era executivo da companhia, foi gestor do programa
– e, em 1989, publicou o livro Benchmarking: The Search For
Industry Best Practices That Lead to Superior Performance.
EVOLUÇÃO DO CONCEITO
De acordo com Camp, benchmarking não
é um método restrito, mas sim uma forma de estudo. No decorrer dos anos, o
conceito passou por reinterpretações e surgiram outras aplicações.
O benchmarking interno
consiste em a empresa analisar suas próprias divisões para identificar padrões
eficazes que podem ser replicados em outros departamentos internamente.
Paralelamente, há o benchmarking
Best In Class, que visa avaliar empresas de diferentes setores para gerar
ideias inovadoras – neste caso, é possível firmar parcerias para troca de
informações.
Em 2013, ao assumir a
presidência global da BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, Claudio Galeazzi
afirmou que o modelo de gestão da companhia teria como benchmark a
Ambev.
Na época, o executivo pretendia
transformar a BRF em uma empresa global com presença local em mercados-chave –
e, para atingir o objetivo, a ideia era comprar operações já existentes em vez
de construir fábricas e lançar novas marcas – prática utilizada pela
cervejaria.
OUTROS
USOS
A palavra benchmarking deriva
do termo benchmark (“referência” em inglês), que é usado em
outras áreas.
No universo da computação,
quando uma fabricante lança um produto, como uma placa de vídeo, realiza testes
para comprovar seu desempenho superior tendo como referência outros modelos já
existentes no mercado. Neste caso, o ato de comparação é denominado benchmarking.
Já em finanças, é chamado
de benchmark o índice que serve como referência para calcular
a rentabilidade de uma aplicação. Um investimento em renda fixa pode ter
como benchmark a taxa CDI, por exemplo.
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/glossario-do-empreendedor-o-que-e-benchmarking
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