sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Cloud office: tecnologia e cultura devem trabalhar juntas para gerar colaboração e inovação

O modelo de trabalho está em constante evolução e prevê que empresas implementem uma série de mudanças para se adaptarem ao novo cenário. A jornada digital do colaborador se modificou no início do ano, quando a pandemia mundial de Covid-19 exigiu que as empresas mantivessem times remotos para seguirem em operação, e continuará evoluindo.  

De acordo com o Information Services Group (ISG), a pandemia e os lockdowns aceleraram os esforços em inovação como resposta à crise, levando as empresas a realizarem em dois meses o que seriam projetos desenvolvidos em anos. Foram exigidas mais automação e colaboração virtual. Para a consultoria, soluções e serviços de negócios digitais são essenciais para a maioria das empresas que buscam implementar novas tecnologias e formas de trabalho.

 

Em meio à necessidade de acompanhar os novos jeitos de trabalhar e de impulsionar as empresas no cenário digital, ferramentas de digital workplace – utilizadas para produzir de forma colaborativa, criar conteúdo, analisar dados e consumir informações – estão passando por uma transformação significativa. 

 

Todas essas mudanças fornecem às organizações uma oportunidade única de melhorar substancialmente seus resultados de negócio, pois incentiva que a força de trabalho se torne mais hábil digitalmente. Segundo a Gartner Consultoria, digital dexterity (ou destreza digital, em tradução livre) é a intenção e a capacidade de usar a tecnologia para obter retornos mais efetivos..

 

Em geral, as organizações costumam tratar a transição para cloud office como uma atividade centrada em TI. No entanto, o sucesso do projeto de implantação das ferramentas de escritório em nuvem depende diretamente do engajamento dos funcionários. 

 

Em um escritório virtual, unir tecnologias a esforços para um trabalho colaborativo é imprescindível, visando a produtividade, redução do turnover, otimização dos processos,  fortalecimento do employer branding e customer experience. Não se pode falar em mudança, sem falar sobre a participação efetiva dos colaboradores neste processo de transformação. 

 

Soluções que exigem mudança de cultura

 

Pesquisas da Gartner Consultoria com CEOs indicam que a transformação que os gestores esperam nos talentos de suas empresas passa por torná-los mais proativos, centrados na tecnologia, colaborativos, inovadores e empoderados. Todas essas características são potencializadas com a destreza digital. 

 

Líderes responsáveis por tecnologia devem colaborar efetivamente com os objetivos de transformação digital das empresas. Para isso, precisam também evoluir a cultura dos colaboradores, facilitar novos modelos de trabalho e incentivar o desenvolvimento dos profissionais, conforme as expectativas do mercado de trabalho.

 

Idealizar uma cultura digital first requer uma prática avançada em gestão da mudança organizacional, incluindo a integração de colaboradores em diferentes regiões, bem como saber lidar com a coexistência geracional, considerando que nem toda a força de trabalho é nativa digital. Neste processo, são bem-vindos a aplicação dos princípios de design thinking e o envolvimento dos usuários na criação de forma conjunta, desenvolvendo um ecossistema que colabora com diferentes tecnologias para ampliar a produtividade dos colaboradores. 

 

As soluções digitais de colaboração ganharam força. Toda a rede de colaboração dentro de um ecossistema digital possibilita o trabalho remoto, o ambiente tecnológico aliado aos esforços do recursos humanos, em prol da produtividade e competitividade. 

Empresas que investem em cultura digital first estarão mais bem posicionadas para atender às demandas em constante evolução de seus clientes, oferecendo para todos os públicos uma experiência aprimorada.



Caroline Capitani - VP de Design Digital e Inovação da ilegra, empresa global de design, inovação e software. 


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