preconceito está entre os maiores entraves para
diagnóstico
Conversamos com o Dr. Sebastião Zanforlin, professor do Cetrus, e tiramos as principais dúvidas sobre o câncer de próstata.
Dados Brasil
Dentre os mais letais, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
O que é o câncer de próstata?
A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, que tem a formação que lembra uma maçã e está localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Há alguns tipos de câncer de próstata que podem crescer e se desenvolver, uns de maneira rápida outros bem lentamente. Muitas vezes acaba sendo identificado durante a investigação de outra doença.
Como é feito o diagnóstico? E quais são os sintomas?
Há algumas técnicas que permitem identificar a doença, como o exame de sangue, exame de toque, além de exame de imagem, especialmente ultrassonografia transretal e ressonância magnética. Nos casos iniciais o paciente não apresenta nenhum sintoma, apenas em casos avançados é possível apresentar sangue na urina, disfunção erétil, dores no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Outros sintomas relacionados ao aumento benigno da próstata podem mascarar a presença de um câncer, como micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido e vontade frequente de urinar à noite. A doença é, portanto, silenciosa, e seus eventuais sintomas são tardios e muito pouco específicos, daí a enorme importância de visitas frequentes ao médico.
Há fatores de risco?
Existem condições que podem aumentar as chances de doenças, tais como:
- Idade: muito raro em homens com menos de 40 anos, mas aumenta rapidamente após os 50 anos. Cerca de 60% dos diagnósticos são em homens com 65 anos;
- Etnia: é mais frequente em homens de ascendência africana, ocorrendo um pouco menos em homens asiáticos, hispânicos/latinos, do que em brancos não hispânicos;
- Histórico familiar: possuir parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata mais do que duplica o risco de um homem desenvolver a doença;
- Genes: alterações genéticas hereditárias que aumentam os riscos como a síndrome de Lynch;
- Dieta: é sabido que dietas ricas em gorduras aumenta a probabilidade da doença;
- Vasectomia: embora existam pesquisas em andamento, não há indícios de que a cirurgia seja relevante como causa desta doença.
Existe tratamento?
Hoje existem diversas alternativas de tratamento. Uma avaliação minuciosa é necessária, pois as opções dependem da idade, do estado de saúde do paciente, dos efeitos colaterais possíveis e principalmente do estágio do tumor. É uma decisão que deve ser tomada em conjunto com o paciente e sua família, levando em consideração todas as nuances.
Em termos mundiais, como o Brasil está em casos de câncer de próstata?
É o tipo de câncer mais comum em homens nos Estados Unidos, país em que é a segunda maior causa de mortes masculinas por câncer, atrás somente do câncer de pulmão. Apesar do Brasil não estar na lista dos maiores incidentes, aqui esse tipo de câncer mata bastante gente e as razões estão ligadas à falta de diagnóstico precoce, pela resistência ao exame.
Dr. Sebastião Zanforlin - professor do CETRUS – Centro de Treinamento em Ultrassonografia de São Paulo, e coordenador dos cursos de ultrassonografia de próstata.Graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e Graduado e Especializado em Ginecologia e Obstetrícia pela USP. O Dr. Sebastião é Mestre em Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo, Especialista em Ultrassonografia Geral pela AMB e Colégio Brasileiro de Radiologia. Possui Pós-Graduado em Ultrassonografia pela Faculdade de Medicina de Valência, na Espanha, Habilitação em Avaliação de Risco Cromossômico por Ultrassom pela Fetal Medicine Foundation, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, Membro Associado ao American Institute of Ultrasound in Medicine and Biology.
Olá pessoal, eu sou Linda Harry, do Estados Unidos. Eu fui diagnosticada com doença de Parkinson por mais de 6 anos, o que me fez perder meu emprego e meu relacionamento com meu noivo depois que ele descobriu que eu estava tendo Parkinson, ele se afastou de mim e tentei todo o meu melhor para fazê-lo ficar, mas ele me negligenciou até que um amigo meu do Reino Unido me disse Grande curandeiro, que restaurará minha vida com seu poderoso remédio herbal. então ele me enviou seu endereço de e-mail para entrar em contato com ele- drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e rapidamente entrei em contato com ele, e ele disse que minha condição pode ser resolvida, que ele tratará a doença imediatamente apenas se eu puder confiar nele e aceitar seus termos e condições. Concordei porque precisava muito de ajuda de todos significa, então eu fiz tudo o que ele me instruiu a fazer. E, surpreendentemente, depois de duas semanas, ele me enviou uma mensagem de texto, dizendo que eu deveria me apressar ao hospital para um check-up, o que realmente fiz, confirmo pelo meu médico que estou agora (PARKINSON NEGATIVO) meus olhos se encheram de lágrimas e alegria, chorando muito porque verdadeiramente a doença me privou de muitas coisas da minha vida, este é um milagre, o Dr. imoloa também usa seu poderoso remédio herbal para curar as seguintes doenças: doença do lúpus, úlcera na boca, câncer na boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC , Sífilis, diarréia, HIV / AIDS, Doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, Dor Crônica, Doença de Crohn, Fibrose Cística, Fibromialgia, Doença Inflamatória Intestinal, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Major Depressão, melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer, parque doença isônica, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma, Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão. entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e também em whatssap- +2347081986098
ResponderExcluir