Luciana Locchi e Cristiane
Monte, fundadoras do Clube da Mesa Posta, são especialistas na chamada “Arte do
Bem Receber”. Para as empresárias, uma boa recepção pode ser tão marcante
quanto receber um presente. Experientes no mercado de eventos e
consultoria para logistas, as empresárias também possuem um ecommerce de
produtos para mesa posta e uma loja física no clube, onde ministram cursos
e workshops para quem quer receber melhor. As especialistas separaram oito
dicas básicas para recepcionar bem e conquistar mais clientes.
Confira:
1. Atenda o cliente imediatamente
É muito desconfortável chegar em um lugar e não
ser atendido imediatamente. Sem falar, quando não somos bem recepcionados ou
simplesmente ignorados. A demora e o mau atendimento continuam sendo os
campeões na lista de insatisfação do cliente. Logo, seja cordial e prestativo.
Com certeza ele voltará mais vezes ao seu estabelecimento.
2. Cuide da aparência física e do ambiente
Não adianta muito fazer uma
ótima abordagem ao cliente se sua aparência não estiver adequada. Higiene
pessoal e descrição são sempre bem-vindos. Além disso, deixar o ambiente sempre
limpo e organizado também é um ótimo cartão de visitas.
3. Facilite a vida do cliente
Antes de fazer o marketing
de seus produtos e serviços, procure ouvir o cliente. Dessa forma, você poderá
compreender mais rapidamente as necessidades dele e procurar as melhores
soluções imediatamente. Depois de ouvi-lo sim, você pode oferecer as demais
opções de serviços.
4. Organize uma base de contatos
Crie uma base de contatos que contenha
e-mail, telefone, redes sociais e outras informações que você achar
relevantes de seus clientes. Com esse banco de dados, você poderá criar
campanhas, promoções, enviar newsletter, mala direta, cartões de desconto
e muitas outras opções. Criando esses tipos de ações, você estabelece um
relacionamento maior entre marca e cliente.
5. Invista em treinamento de equipe
Como foi dito na primeira
dica, é fundamental a recepção imediata e de qualidade ao cliente, contudo,
oferecer à equipe um treinamento de etiqueta profissional ou atendimento ao
cliente, poderá trazer ótimas vantagens competitivas para seu estabelecimento.
6. Comunique-se
com os clientes
Pode ser a pergunta mais
bizarra do mundo, mas você deve responder tudo que enviarem para os seus canais
de relacionamento com cliente. Ignorá-los, por mais simples que seja o
questionamento, pode trazer uma péssima imagem para seu negócio. No pós-venda é
que você prova, realmente, a eficácia de seus serviços.
7. Faça ações
de Marketing Sensorial
Além de uma estratégia para
vendas, o Marketing Sensorial é uma excelente ferramenta de atendimento. Com
ela, você permite ao cliente várias possibilidades de contato com o
produto por meio da visão, audição, olfato,
tato e paladar. Por mais simples que seja, uma estratégia
de Marketing Sensorial bem elaborada, pode ter um impacto
extremamente positivo, especialmente no humor dos consumidores.
8. Faça pesquisas de satisfação
Monitorar a satisfação do
seu público é uma ótima forma de ter um feedback sobre sua marca. Abuse dos
canais de sugestão dos clientes, bem como ferramentas de pesquisas e métricas
de satisfação. Em seu estabelecimento, deixe à disposição dispositivos que
permitam avaliar o atendimento. Monitorar as notícias da sua marca por meio da
mídia e redes sociais também é uma excelente forma de medição.
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