quarta-feira, 19 de julho de 2017

Pessoas tóxicas e suas facetas




Life Coach Luciane Cadan explica como pessoas tóxicas camuflam suas ações


Saber o que é relacionamento tóxico pode até parecer fácil, porém saber se está vivendo em um às vezes é difícil de compreender. Um relacionamento tóxico pode ser amoroso, entre amigos, ou até mesmo entre colegas de trabalho. O relacionamento tóxico é quando qualquer indivíduo afeta o outro negativamente, principalmente de maneira emocional, onde a pessoa atingida se sente inferior e isso gera um mal estar a curto, médio e longo prazo. 

Luciane Cadan, life coach, explica que estar em um relacionamento desse tipo é compreender que, mesmo que haja afeto com a outra pessoa, ela provoca discussões, acerta nos pontos fracos, atinge em cheio a saúde mental trazendo apenas energias negativas. “Geralmente, as pessoas tóxicas não têm empatia nem compaixão, não conhecem a palavra respeito e limite”, ressalta. Não que ela não saiba o que significa, mas talvez, ela não tenha recebido isso no decorrer da sua vida. Somos resultados de nossas experiências e talvez, essa pessoa tóxica não tenha passado pela linda experiência da empatia e da compaixão. 

As críticas são feitas exageradamente pela pessoa tóxica. De maneira manipuladora, um indivíduo tóxico nunca assume a culpa. Ele aponta o dedo da culpa para o outro, fazendo com que o outro se sinta fraco, inseguro, com ideias distorcidas em sua cabeça. Ele não age com auto-responsabilidade, encontrar o culpado acaba se tornando uma diversão, um prazer. 

E para ela, é um ciclo vicioso. A pessoa camufla suas ações tóxicas, diz que gosta ou ama, mas na verdade não perde a oportunidade de ferir e inferiorizar. 
E como se livrar de um relacionamento assim? Determinação é uma das palavras chaves, pois desapegar muitas vezes é dolorido. “Outro conselho que eu dou: estabeleça limites. Impor vontade, se sobressair e não deixar o julgamento da pessoa tóxica interferir nas decisões. O ato de merecer é de cada um, e cada um merece o melhor para si”, enfatiza. 

Vale lembrar que toda e qualquer forma de relação deve ser recíproca e deve fazer bem. A Life Coach diz que “um relacionamento saudável agrega, incentiva, é cheio de palavras esperançosas e agradáveis”, não que um relacionamento não tenha uma discussão, mas essa discussão deve ser para alinhar ideias e pensamentos, não para inferiorizar e dominar o outro. 

Para Luciane o último conselho:  “Ame sem medida, mas não esqueça de blindar-se contra o negativo, não aceitando qualquer energia em sua vida”, finaliza. As pessoas só entram em nossas vidas com a nossa permissão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário