Entre
o mês de janeiro e início de fevereiro os alunos se preparam para o Volta às
Aulas. Mas quando, necessariamente, deve começar a adaptação escolar, que tem
início mesmo fora da escola?
Especialistas
em educação recomendam que pelo menos 15 dias antes do início do ano letivo, os
filhos, com a ajuda dos pais, devem começar a organização para seguir rumo à
sala de aula.
De
acordo com José Carlos Martins, diretor pedagógico do Colégio
Renovação www.renovacao.com.br
, instituição de ensino com 33 anos de atividades em São Paulo, para criar o
hábito da nova rotina, independente da idade, pelo menos duas semanas antes do
período de volta às aulas, é preciso estabelecer horários para dormir e acordar
mais cedo para manter o corpo e mente descansados e preparados para a rotina de
aulas, tarefas de casa e outras atividades.
Organizar
previamente a compra do material escolar que levará na mochila e uniforme
também ajuda a começar o ano no clima e de maneira planejada.
Mas
e para os alunos que vão ingressar em uma nova escola? Para este é sim uma
grande mudança e exige, fora da escola, uma atenção especial dos pais com
preparação e adaptação.
Martins
explica que para o novo aluno a mudança pode gerar ansiedade e ele precisa
comentar com os pais sobre isso (quais medos, fantasias, novos amigos, novo
ritmo, etc).“Pais devem ficar atentos a pequenos transtornos físicos que
surgem com a proximidade do retorno (dor de cabeça, dor de barriga, sonolência,
perda de apetite, mal-estar, estado febril). É importante que os pais se
despeçam sempre dizendo que voltarão ao final da aula. Dar à criança a ideia
que a escola é aquela que a família escolheu por confiança no trabalho”,
orienta o educador.
Além
disso, Martins alerta também para que, se possível e autorizado pela nova
escola, os pais permaneçam por um período com o filho nas dependências da escola
para que aos poucos a criança se familiarize com o novo ambiente, pessoas e
crie vínculos. Além disso, o objetivo da adaptação com os pais por perto é dar
mais segurança ao pequeno. “Claro que tudo é gradativo e a escola também
deve ajudar nesse processo para que o ano comece bem e o desenvolvimento
escolar seja o melhor possível”, aconselha o educador.
Para
Carine Conte, pedagoga e diretora do Colégio Renovação, responsável
pela unidade localizada na cidade de Indaiatuba/SP, o
retorno das aulas é a confirmação de um ritual. “O período de volta às aulas
implica em uma revisão do ritual de escolarização. O período de férias
possibilita uma energização do indivíduo, pois o coloca um pouco distante de
suas responsabilidades diárias. O descanso é fundamental”, explica a
educadora que completa: “Aproximando-se o retorno às aulas as emoções
começam a aflorar ficando o desejo de retomar o processo de estudo e, ao mesmo
tempo, a chateação pelo fim das férias. É neste momento que a família,
compreendendo esta dicotomia, atua auxiliando o estudante a rever seu processo
de estudo e as vantagens que toda escolarização proporciona”.
É
importante preparar a criança para a escola com alguns dias de antecedência.
Isso faz muita diferença. Especialmente para que os alunos da educação infantil
relembrem a estrutura que a escola oferece. É interessante falar sobre os
amigos, sobre os momentos de aprendizado e, ao mesmo tempo, descontração.
Para
os pais que trocaram de escola, vale fazer uma visita antes do início das aulas.
Isso cria mais proximidade entre o aluno e o seu novo universo.
A
educadora explica que é, sem dúvida, uma experiência significativa que exige
comprometimento e amadurecimento no papel de estudante. Para ajudar a turma,
desde os mais novos até os adolescentes para a Volta às Aulas na próxima
semana, Carine Conte elenca algumas sugestões importantes e necessárias para os
pais ajudarem os filhos nesse processo:
·
Iniciar
uma nova rotina com horários para dormir, ajustando, gradativamente, o
organismo para a rotina escolar;
·
Envolva
a criança nos assuntos pertinentes à escola, como a arrumação do uniforme, a
compra do material escolar que for necessário, inclusive, na escolha de itens
que irão compor a sua mochila;
·
Verificar
se o material a ser utilizado, já no primeiro dia de aula, está completo e
organizado;
·
Verificar
se o uniforme está em ordem dando-lhe a percepção de organização e respeito às
regras;
·
Rever
com o aluno os espaços e tempos de estudo dentro de casa;
·
É
o momento de fortalecer a ideia do esforço contínuo para obtenção de ótimos
resultados ao longo do ano;
·
Evitar
críticas ou ameaças quanto ao futuro desempenho do aluno. Incentivar, negociar,
auxiliar, disponibilizar e conversar são verbos que ajudam os alunos no
enfrentamento de suas dificuldades e ampliação de novas conquistas;
·
É
fundamental que o aluno encontre no espaço escolar a oportunidade de se
recompor, acertar o passo, fortalecer seus valores de forma integrada e
articulada.
·
Traçar,
junto aos pais, um cronograma de atividades escolares para que seja cumprido ao
longo do ano.
Adaptação escolar no 1º Dia de Aula no Colégio Renovação:
Para
tornar o primeiro dia de aula ainda mais agradável especialmente aos novos
alunos, o Colégio Renovação realiza duas atividades diferenciadas para esta
turma:
1
- Dia Legal: São divididos alguns sábados no calendário onde a escola realiza
atividades com as crianças e palestras para os pais, visando que ambos conheçam
um pouco da escola;
2
– Primeiro dia de aula especialmente voltada aos alunos novos (para todas as
séries). Desde as crianças menores, da Educação Infantil, até o Ensino Médio, a
escola começa o ano letivo um dia antes para dinâmicas de grupo e vivências
somente para alunos novos. Este dia é especial, com atividades específicas com
duração de duas horas para integrar os novos alunos à escola.
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