Já parou
para pensar os motivos que levam pessoas a pautarem sua vida no que os outros
poderão pensar? Afinal, é possível sermos verdadeiros no contexto social e
profissional? Podemos ser realmente autênticos?
Com todas
essas questões em mente, convido a pensar sobre a importância da autenticidade
em nosso dia a dia. Autêntico quer dizer ser aquilo que coincide com você
mesmo, ser o que é. Essa é a definição de acordo com a etimologia, mas, o senso
de urgência da vida moderna parece nos afastar dessa possibilidade aparentemente
tão simples – sermos o que somos.
Aproveitando
a polêmica, lanço esse desafio: será que temos consciência do que estamos
realmente fazendo? Grande parte da população deseja ser o que acha que deve ser
e não simplesmente o que é de verdade. E você?
Sinceridade,
intenção e autenticidade
Analisando
situações cotidianas, tracei a complexa relação entre sinceridade e intenção,
visando identificar se estamos sendo genuínos ou não. Por exemplo, pense em um
momento em que falou a verdade para alguém ou para si. Você tinha boa intenção?
Visava crescimento? Se a resposta é sim, você estava coincidindo com seu
verdadeiro eu e, consequentemente, viveu um momento de autenticidade.
Agora
avalie um caso em que disse a verdade, porém, havia má intenção. Você fala a
verdade, no entanto, o propósito é ruim. Quando a proposta é dar um choque de
realidade, chamo isso de momento maldade, em que expressamos a
verdade buscando um resultado negativo para o outro.
Relembre
quando mentiu, mas fez isso com uma “boa intenção”. Você não queria magoar, ou
achava que não tinha o direito de ser verdadeiro. Então ocorre o momento
preguiça, porque ser transparente, muitas vezes, dá trabalho. Por
último, considere uma mentira com uma má intenção. Esta é a combinação que
culmina no momento maldade – e eu prefiro nos poupar de exemplos
deste tipo.
Considerando
tudo isso, minha hipótese é que ser legítimo é um desafio pessoal e uma escolha
constante. Penso que podemos sim ser genuínos, mas com mais facilidade quando
nos sentimos seguros. Portanto, fica o desafio de (pelo menos tentar) exercitar
a autenticidade em qualquer contexto, pois os maiores beneficiados somos nós
mesmos.
Allessandra
Ferreira - especialista em gestão estratégica, facilitação e planejamento para
realização de projetos e aumento das vendas e sócia e palestrante da AlleaoLado, empresa focada
em palestras, treinamentos e coaching.
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