segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Palestra gratuita orienta população sobre como se prevenir do câncer de colo do útero




Com 15 mil novos casos estimados para 2015, o câncer de colo uterino é o terceiro tumor maligno mais comum entre as mulheres. Por sua vez, é uma doença evitável por meio de ações preventivas como a adesão à vacinação contra o vírus HPV (disponível nas redes pública e privada) e idas regulares ao ginecologista para possível identificação e retirada de lesões pré-câncer. Estas abordagens serão debatidas na próxima terça, 15, às 17h30, no A.C.Camargo, em São Paulo, em evento gratuito com linguagem voltada ao público-leigo. Inscrições pelo e-mail encontro@accamargo.org.br  

O câncer de colo do útero é uma doença com algumas características importantes bem conhecidas por médicos e cientistas. O seu maior agente etiológico – ou seja, a sua principal causa, é a infecção pelo vírus HPV e o desenvolvimento desta doença é lento, sendo que a anormalidade que poderá resultar em câncer se apresenta, inicialmente, em forma de lesão pré-maligna, fator que legitima a importância das campanhas de prevenção e de rastreamento com foco em evitar o desenvolvimento ou diagnosticar precocemente a doença. Estes são alguns dos temas que serão abordados pelos especialistas do Departamento de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center no Encontro com Especialistas – Prevenção do Câncer Ginecológico, evento gratuito que acontecerá na próxima terça, dia 15, às 17h30, na sede da instituição, em São Paulo.
Com inscrições gratuitas pelo e-mail encontro@accamargo.org.br o evento é aberto a toda a comunidade e com linguagem voltada ao público-leigo. A participação para quem não conseguir comparecer pode ocorrer com o envio de perguntas pelos perfis oficiais do A.C.Camargo no Facebook e Twitter. Além do câncer de colo do útero, também estarão em pauta temas voltados aos demais tumores ginecológicos, casos de câncer de ovário, endométrio, dentre outros.
VACINA CONTRA O VÍRUS HPV - Uma forma eficaz de prevenir o câncer de colo do útero é vacinar contra HPV as meninas que ainda não iniciaram a vida sexual e, portanto, não tiveram contato com o vírus. A falta de informação sobre a importância da vacina anti-HPV, que está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde março de 2014, é um dos entraves para este eficaz método de prevenção ser melhor difundido entre as famílias brasileiras. Transmitido por meio de relações sexuais, o vírus HPV pode causar lesões na vagina, no colo do útero, no pênis e no ânus. De acordo com o diretor do Departamento de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo, Glauco Baiocchi Neto, ao longo da vida adulta, a maioria das mulheres terá contato com o vírus. Porém, 90% delas apresentarão imunidade natural e 10% apenas terão chances de desenvolver câncer.
No caso das mulheres que já iniciaram a vida sexual, as principais alternativas para prevenir o câncer de colo de útero transmitido pelo HPV são o uso de preservativo nas relações sexuais e realização periódica de exame de papanicolau, que permite fazer o diagnóstico precoce da doença. O especialista frisa que há 40 tipos de HPV que infectam a região genital, sendo que catorze estão relacionados com o câncer. Porém, os do tipo 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo de útero. Existem também os tipos 6 e 11, que provocam verrugas genitais. Estes subtipos são prevenidos por meio da vacina quadrivalente.
Além disso, foi aprovada em dezembro de 2014 pelo FDA, órgão regulador de novas medicações nos Estados Unidos, a disponibilização da vacina nonavalente, que além dos HPVs 6, 11, 16 e 18 também imuniza contra os HPVs 31, 33, 45, 52 e 58. Para ser disponível no Brasil a nova vacina precisa ser avaliada e aprovado pelo órgão regulador nacional, que é a Anvisa. “Essa vacina agrega a imunização contra mais cinco tipos de HPVs de alto risco, ampliando de 70% para 90% a imunização contra HPVs oncogênicos”, acrescenta Baiocchi.
LESÕES PRÉ-CÂNCER E DIAGNÓSTICO PRECOCE – É recomendável para todas as meninas, a partir da primeira menstruação, a ida regular ao ginecologista. Nestas consultas, o especialista avaliará sintomas e passará informações e orientações sobre à sexualidade como a possível indicação de métodos contraceptivos. Além disso, o ginecologista orientará sobre como prevenir o câncer de colo do útero. É recomendada também a realização do Papanicolau, que consiste na coleta de material do colo uterino e exame físico anual da pélvis para diagnóstico precoce de câncer do útero e outras doenças ginecológicas.
De acordo com Glauco Baiocchi, dentre os modelos de rastreamento adotados no país o de câncer de colo do útero é um dos mais eficazes. Isso porque, por meio da avaliação de rotina, é possível identificar e tratar lesões menos agressivas, seja em uma fase pré-câncer ou um câncer em fase inicial. Em levantamento realizado no A.C.Camargo, as pacientes que trataram a doença em estadio I (quando o tumor está restrito ao colo do útero), 87% delas estavam vivas cinco anos após o tratamento, taxa de sobrevida quatro vezes superior a obtidas com os tumores diagnosticados em fase metastática (quando a doença se espalhou para outros órgãos).

SERVIÇO
Encontro com Especialistas do A.C.Camargo Cancer Center
Tema:
 Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Ginecológico
Data: terça, 15 de setembro de 2015
Local: A.C.Camargo - Auditório Sen. José Ermírio de Moraes
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo
HORÁRIOS:
17h30:
recepção
18h00: Palestra 
18h30: abertura para perguntas
Inscrições gratuitas:
encontro@accamargo.org.br
Cobertura de imprensa:
moura@comunique.srv.br  



Sobre o A.C.Camargo Cancer Center - Desde sua fundação, em 1953, pelo casal Antônio e Carmen Prudente, o A.C.Camargo Cancer Center tem sua atuação pautada em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, posicionamento que traduz uma Instituição que reúne todos os âmbitos da Oncologia, da bancada de pesquisa ao leito de cada paciente. Instituição privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Antônio Prudente, o A.C.Camargo Cancer Center é atualmente é um dos maiores centros integrados oncológicos do mundo.

Ao todo, estão envolvidos diretamente mais de 4.400 colaboradores, contemplando um corpo assistencial formado por 584 médicos, além de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos e uma experiente equipe de enfermagem e de nutricionistas, que atuam de forma interdisciplinar, engajados com a missão de combater o câncer paciente a paciente.

Em 2014, realizou 3,5 milhões de atendimentos, sendo 62% dedicados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o que reitera seu compromisso social, que é expresso também no âmbito da prevenção do câncer por meio das ações de conscientização para a sociedade e do Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce do câncer.

Além da sede em São Paulo, dispõe ainda de duas unidades satélites, sendo uma na cidade de São Paulo e outra em Santo André. O seu Centro Internacional de Pesquisa (CIPE), concentra 130 profissionais dedicados à ciência em oncologia. O A.C.Camargo ocupa o primeiro lugar no ranking mundial do Scimago entre as instituições de saúde brasileiras que mais publicam nas revistas científicas de maior influência e impacto. Em 2014, esse trabalho resultou em 163 artigos publicados.

O espírito formador de especialistas e conhecimento científico acompanha o A.C.Camargo desde o início de sua história, já que em 1953 também nasceu o primeiro Programa de Residência Médica em Oncologia do país, com 1.160 especialistas formados ao longo de seis décadas. Ainda no âmbito do ensino, a Pós-Graduação do A.C.Camargo, iniciada em 1997, foi a primeira do Brasil na área de Oncologia a ser mantida por uma instituição privada não associada a uma Universidade e soma 525 mestres e doutores formados desde sua criação.

O A.C.Camargo é certificado pela ONA, pela Canadian Council on Healthn Services Accreditation, selo de qualidade que atesta as melhores práticas da medicina mundial e pela International Organization for Standardization, ISO 14001, selo relativo ao sistema de gestão ambiental. Em 2014 recebeu o prêmio Valor 1000 pelo melhor desempenho do setor de Serviços Médicos, o Hospital Destaque-Capital pela Secretaria de Estado da Saúde e foi eleito pela sexta vez uma das melhores empresas para você trabalhar do Guia Você S/A Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário