sexta-feira, 17 de julho de 2015

SerasaConsumidor alerta: antes de contratar serviços turísticos para as férias, conheça a situação financeira de seu prestador e evite calotes





Agência de turismo do interior de São Paulo, que fechou as portas em junho deixando cerca de 180 pessoas sem as viagens, acumulava protestos e cheques sem fundo desde 2012. VocêConsulta Empresas permite saber se a empresa possui pendências financeiras

Uma agência de turismo de Cruzeiro, no interior de São Paulo, fechou as portas sem aviso prévio em junho, deixando cerca de 180 clientes sem as viagens contratadas. As vítimas do golpe, porém, teriam motivos para desconfiar da conduta da empresa, caso tivessem conhecimento de que a agência, aberta em 2005, acumulava 15 pendências comerciais com empresa de telefonia, havia emitido 22 cheques sem fundo entre janeiro de 2012 e fevereiro de 2014 e contabilizava cinco protestos, com valores entre R$ 421,00 e R$ 13.876,00.

Essas informações constam do banco de dados da Serasa Experian e são disponibilizadas por meio do serviço VocêConsulta Empresas, do SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado para o consumidor. Trata-se de uma ferramenta que fornece informações completas sobre o CNPJ consultado. Protestos, dívidas vencidas e não pagas com lojas, outras empresas e bancos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, telefone, falências e a existência legal da companhia consultada são itens que constam no relatório do VocêConsulta Empresas, que, mediante contrato, é acessado via internet de qualquer lugar, em tempo real, de maneira prática e simples. O custo para uma consulta é de R$ 16,90.

Para o superintende do SerasaConsumidor, Júlio Leandro, atualmente as pessoas consideram muito avaliações postadas na internet sobre o prestador para fazer a contratação de serviços, muitas vezes pagando adiantado, como no caso dos pacotes de viagem. “Sem dúvida a internet é um caminho para obter dados sobre o contratado. Mas não é raro nos depararmos com depoimentos falsos nas redes sociais, tanto positivos quanto negativos. Portanto, não é seguro contar apenas com essa via para uma escolha que prevê desembolso antecipado”, alerta Julio.

Segundo o superintendente, o VocêConsulta Empresas abre um caminho para que os clientes tenham acesso a informações idôneas sobre o prestador que está em vias de ser escolhido. “Dessa forma, quem contrata consegue tomar uma decisão de negócio de maneira mais segura, minimizando as chances de contar com quem já têm antecedentes que indiquem propensão a fraudes”, diz Leandro. A nova solução abre uma via de acesso entre cliente e empresa. Da mesma forma que as companhias avaliam informações cadastrais de seus compradores, estes têm uma ferramenta confiável para saber quem é o prestador. Para mais informações, entre no site www.serasaconsumidor.com.br

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